quarta-feira, 5 de julho de 2017

Guiné 61/74 - P17549 Ser solidário (203 ): Em troca do meu livro ("Lameta"), os meus amigos podem ajudar, com algum dinheiro, o projeto de construção de uma escola em Manati-Boibau, Liquiçá, Timor Leste... Por mor das crianças timorenses mas também da língua que nos serve de traço de união (João Crisóstomo)

João Crisóstomo, Porto das Barcas, Lourinhã. 1/7/2017.
Foto: Luís Graça
1. Mensagem do nosso amigo e camarada da diáspora, conhecido ativista de causas sociais, a viver em Nova Iorque, João Crisóstomo [, ex-alf mil da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67]

Data: 16 de junho de 2017 às 23:28
Assunto: Sugestão


Caro Luís Graça,

A minha ida a Timor foi experiência grande para mim. Mesmo "preparado",  fiquei boquiaberto  como que vi e senti. Por alguma razão tenho por vezes ouvido dizer que Timor é uma ilha enfeitiçante, que não podes mais esquecer depois de lá ires e a veres.   Não conseguia compreender bem o que me diziam, mas agora compreendo. Se antes me interessava por Timor agora o meu interesse redobrou e,  embora ainda sem saber como prosseguir, sei que tenho mesmo de tentar fazer algo mais.

O que segue  é uma sugestão  para responder a muitos dos que receberam o livro LAMETA, que eu dei a várias dezenas de camaradas  da Guiné e outros amigos, e  que com a melhor das vontades me têm perguntado como podem " pagar" o livro. Isso está fora de questão, mas o que segue  talvez possa ajudar a ir ao encontro dessa boa vontade.  Se puderes publicar no teu/nosso blogue a mensagem que a partir de agora vou incluir no livro no acto de entrega,  fico muito grato.

Vou na próxima semana a Portugal, em rota para a Eslovénia.  Gostaria de poder conversar contigo sobre isto e muito mais; vamos a ver se conseguimos agendar o nosso tempo para isso.
 Um abraço, João



Um pano tradicional ("tais") timorense... Foi-me oferecido por um aluno de doutoramento em saúde pública  (Escola Nacional de Saúde Pública / Universidade NOVA de Lisboa), um antigo guerrilheiro, enfermeiro da FRELIMO, preso aos 15 anos pelos indonésios.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2017). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


2. Comentário do editor LG:

João, desta vez não vieste com a tua Vilma que, entretanto,  te espera, de braços abertos, na  Eslovénia. Se bem percebi, partes, na 4ª feira, dia 6, para a terra da tua amada. Mas,  olha,  foi bom rever-te e estar contigo no Porto das Barcas, Lourinhã, no passado sábado (*), saboreando mexilhões e sardinhas assadas, em frente ao mar, com a tua Nova Iorque do outro lado... Na 6ª feira, tinhas estado a jantar com o Eduardo Jorge Ferreira, outro dos nossos amigos da Tabanca de Porto Dinheiro de que é, de resto, o competente, dedicado e popular régulo... Tenho aqui umas fotos,  que já publiquei (*) e que te vou mandar, da nossa tarde, bem animada, passada naquele que é o mais antigo porto lagosteiro do mundo (Jean Costeau dixit, segundo dizem os amigos do Porto da Barcas, o nome só por si tem ressonâncias medievas).

Quanto à tua sugestão, não podia ter melhor cabimento e acolhimento no nosso blogue (**). Somos um blogue de gente solidária e o teu pedido por certo não vai cair em saco roto. Sobretudo por parte daqueles dos nossos amigos e camaradas cujo coração está mais próximo de Timor Leste e da sua doce e corajosa gente: esses, irão por certo poupar alguns euros em bicas e imperiais, pô-los no mealheiro e transferir esse dinheiro para a conta que acabas de abrir na Caixa Geral de Depósitos:

IBAN: TL 3800 2012 4493 6910 0016 2 
CODE: CGDITLDI

Tens que falar mais, aqui, dessa escola e desse projeto, a que está associado um amigo e colega do Eduardo Jorge Ferreira, professor de educação física, que já professor na Lourinhã e que julgo residir no concelho da Lourinhã: o prof Rui Chamusco, beirão do Sabugal. Não o conheço pessoalmente mas o Eduardo tem-me falado dele e foi ele que vos pôs em contacto. Trabalhou vários anos, como cooperante em Timor, e a ideia de construir esta escola em Manati-Boibau é dele... Desejo-vos, a ele e a ti, bom sucesso para esta campanha solidária. (LG)





___________


(**) Último poste da série > 24 de maio de 2017 > Guiné 61/74 - P17392: Ser solidário (202): A ONG portuguesa VIDA há 25 a trabalhar na Guiné-Bissau: conheçam alguns dos seus projetos (Armando Tavares da Silva)

Sem comentários: