terça-feira, 18 de julho de 2017

Guiné 61/74 - P17598: Estórias do Zé Teixeira (45): O Valente, um homenzarrão, com um coração tão grande quanto o seu físico (José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux Enf)

Levantamento de mina antipessoal. Foto: © António Inverno (2010).


1. Em mensagem do dia 13 de Julho de 2017, o nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux Enf da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), enviou-nos mais uma das suas estórias com dois protagonistas, o Jorge e o Valente, com sortes diferentes na guerra e na paz.


ESTÓRIAS DO ZÉ TEIXEIRA

45 - O Valente

Mina! - Gritou. - Mina!
Ouve-se quase em simultâneo.

Os picadores aninham e aguardam. O resto do pessoal da coluna, uns deitam-se na berma da estrada em construção, outros, baixam-se expectantes. Numa fração de segundos, o inimigo abre fogo cerrado sobre a frente da coluna. Estava acoitado na mata esperando que uma A.P. que tinha colocado no terreno, um pouco mais atrás bem dissimulada, junto a um tronco de palmeira na berma da estrada, desse sinal de vida. Era junto a ela que iam passar os soldados de proteção à coluna. Seria o momento mais oportuno para abrir as hostilidades, dada a confusão que provocaria. O Inimigo sabia que esta mina facilmente escaparia ao apertado controlo dos picadores pelo local onde fora colocada, no topo do tronco ali perdido, desde que fora arrancado à terra para dar lugar à estrada. Esta maldita esperava silenciosa, enquanto o matraquear das armas e os rebentamentos das granadas se faziam sentir. Os “picadores” como que voaram por cima do campo de minas e estatelaram-se na berma. Tiveram sorte.

De repente fez-se silêncio. Aquele silêncio angustiante para o enfermeiro que aguarda temerosamente ser chamado para acudir aos feridos. Basta um eco de dor e lá vai ele em passo ligeiro, na sua missão de salva vidas, sem olhar a riscos. É o sangue que o chama. É o seu sangue que o impele. Não pensa, corre. Age de forma um tanto inconsciente. Sabe que pode salvar uma vida, duas... esquece a sua própria vida.

Não. Não havia feridos. Apenas silêncios e ouvidos atentos. Olhares cruzados assustavam os medos, enquanto o furriel sapador iniciava o seu trabalho de localização e levantamento das assassinas, ali espalhadas no terreno e eram sete.

Um pouco à frente, nota-se a terra remexida. Centram-se aí os olhares, enquanto se espera a ordem do sapador para avançar. Que será? Talvez um cemitério. Quatro cruzes artesanais estavam bem à vista em plena estrada, por onde se tinha passado no regresso do dia anterior. Não era um cemitério, não. Era um simulacro de cemitério com uma mensagem – Branco vai embora se não queres que te aconteça isto!

O tempo passa lentamente, irritantemente. Nada sucede. Apenas o silêncio daqueles olhos focados no sapador que nunca mais acaba de desenterrar a morte escondida. Era um homem calmo e sereno, nervos de aço, olhar de águia, dedos de sensibilidade extrema. Tinha o seu destino na ponta dos dedos. Lentamente, seguramente, uma a uma... queria vencer mais esta batalha com a morte. É então que o Jorge se levanta do seu lugar e palmilha o troco da palmeira, chegando-se um pouco à frente para ver melhor. Não havia perigo. O inimigo afastara-se. As minas estavam no meio da estrada, bem localizadas...

Mas aquela, oculta mesmo no topo da palmeira mantinha-se silenciosamente expectante. Arreganhou os dentes quando o Jorge a pisou fazendo estremecer os corações dos homens, tanto quanto a terra que a acolheu. Pum!!!!!!!

O Jorge foi atirado para o meio da estrada deixando uma perna pelo caminho. Não gritou. Apenas ficou atónito a olhar para si, todo sujo de pó, sem saber o que lhe aconteceu. O sangue, esse escorria pela perna fora e perdia-se na terra remexida de fresco.

Corre enfermeiro que a uma vida está em perigo! Estava ele tão bem recostado no tronco de uma árvore à espera que o tempo passasse, de olho atento ao sapador.
- Só me faltava esta. - Comentou o enfermeiro e aproximou-se do ferido.

O Jorge, no meio da estrada, agora sim, a gemer de dor, não da perna, mas na alma, ao verificar que algo lhe faltava para ser o Jorge. Veio-lhe à mente, ainda confusa, a imagem da Catarina, a noiva a quem prometera fidelidade. Eram uns românticos que o afastamento da guerra não conseguia vencer. Escrevia-lhe todos os dias e recebia “toneladas” de aerogramas no dia do correio. Agora, já não era o seu Jorge. A guerra apossara-se dele de forma inglória. Ela não ia aceitar um Jorge estropiado. Para quê viver. E o Jorge chorou de mágoa.

O enfermeiro chegou num ápice. Viu o Jorge no meio da estrada, mesmo ao lado das minas que o sapador teimava em levantar. O Jorge, as minas e o enfermeiro travaram um diálogo surdo.
- Vou buscá-lo, arrastá-lo para a berma?! Não haverá mais minas?! Trato-o mesmo ali?! - Interrogava-se o enfermeiro enquanto abria a bolsa e procurava o material de apoio. E o Jorge gemia. Gemia na alma e no corpo dorido, esfacelado...

Foi então que o Valente, um homenzarrão, com um coração tão grande quanto o seu físico, agarrou no enfermeiro pelo braço e disse com voz de comando.
- Vamos buscá-lo!
E foram. E trouxeram-no para a berma.

Este Valente, já não está entre nós, a morte apossou-se dele há menos de um ano.
O Jorge casou com a Catarina e ainda hoje são um casal feliz.

José Teixeira
____________

Nota do editor

Último poste da série de 3 de janeiro de 2017 > Guiné 61/74 - P16914: Estórias do Zé Teixeira (44): A “puta” passa o seu tempo à sombra do cajueiro, junto à porta do Comando (José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux Enf)

Sem comentários: