sábado, 12 de agosto de 2017

Guiné 61/74 - P17667: Agenda cultural (579): Camarada e amigo, traz os teus netos e vem daí até à Lourinhã, capital dos dinossauros: este fim de semana andam os dinossauros à solta...


Lourinhã, 11, 12 e 13 de agosto de 2017: ver página oficial do evento

Desde ontem e até  13 de agosto, domimngo,  a Lourinhã está a ser  o palco da iniciativa Dinossauros Saem à Rua, que inclui:

(i)  uma mostra de 20 dinossauros em tamanho real;

(ii) apresentações científicas;

(iii) workshops de paleontologia;

(iv) exposições;

(v) e cinema em tela 360º.

Este fim de semana a vila da Lourinhã é um verdadeiro “museu” de dinossauros ao ar livre. Os organizadores prometem uma autêntica aventura jurássica, destinada a miúdos e graúdos.

O evento Dinossauros Saem à Rua irá decorrer em vários espaços:

(i) Pavilhão Lourinhanosaurus (Associação do Hóquei Clube da Lourinhã);

(ii)  Centro Draconyx (Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira);

(iii)  Espaço Paleontólogo Por Um Dia (Anfiteatro da Praça José Máximo da Costa).

O Museu da Lourinhã também está aberto ao público para visitas livres e com um conjunto de atividades como a “Hora do conto” e a “Caça ao Dinossauro”.

Esta é uma oportunidade única para ver de perto algumas das principais espécies de dinossauros (como o T.Rex e o Lourinhanosaurus ) e descobrir a Lourinhã,  um dos locais mais ricos do mundo em fósseis de dinossauro.

 As duas dezenas de modelos estão expostos em várias ruas da Lourinhã (como a Praça José Máximo da Costa, Praça Marquês de Pombal, Largo António Granjo, Rua João Luís de Moura, etc) e em vários espaços interiores.

Dinossauros Saem à Rua teve nício às 17h00 de sexta, dia 11, e encerra às 22H00 de domingo, dia 13.

Com este evento, a organização pretende consolidar a afirmação da Lourinhã como a Capital dos Dinossauros e valorizar o património paleontológico do concelho, onde têm descoberto uma grande quantidade de ossos fossilizados de dinossauro, pertencentes a várias espécies e que ganhou projeção após a descoberta, em 1993, do maior ninho dos dinossauros e com os mais antigos embriões até então encontrados.

Esta é uma iniciativa organizada em parceria entre;

(i)  GEAL – Museu da Lourinhã, a Câmara Municipal da Lourinhã;

(ii) e a União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia.

O programa completo do evento poderá ser consultado AQUI ou em http://dinossaurossaemarua.pt .

ANIMAÇÕES DECORREM EM VÁRIOS ESPAÇOS

(i) Pavilhão Lourinhanosaurus (Associação do Hóquei Clube da Lourinhã):

Aqui poderão ser encontrados quatro modelos de dinossauros, e estão a  decorrer várias projeções de 360 (“Nanocam – Uma Viagem à Biodiversidade”, “Alterações Climáticas – Qual o futuro que enfrentamos” e “Lourinhanosaurus ? E depois”?) e atividades dirigidas às crianças como workshops de máscaras de dinossauros.

“Lourinhanosaurus? E depois?” será apresentado no primeiro dia do evento às 21h00 e este será o primeiro filme realizado sobre a paleontologia na região.

(ii)  Espaço Paleontólogo Por Um Dia, localizado na Praça José Máximo da Costa: 

 É um dos locais mais atrativos para as crianças. Aqui, os mais novos poderão embarcar numa expedição paleontológica, entrando no campo de escavação encontrar fósseis e pedras semi-preciosas. Podem também tornar-se paleontólogos através da escavação de blocos com dinossauros no seu interior.

Poderão ainda ver, ao vivo, como são preparados os fósseis de dinossauro, descobertos na região e compreender as diversas etapas desde a sua descoberta até que a peça esteja pronta para exposição.

(iii) Centro Draconyx (Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira):.

Aqui estão a  decorrer as microconferências Laboratório de Preparação de Fósseis do Museu da Lourinhã – Uma Janela do Tempo, no sábado às 15H00; “Os Ovos de Crocodilo mais antigos do Mundo”, às 17h00 e às 19h00 realiza-se a Exposição e Património Paleontológico em Portugal.

No domingo às 15h00 o tema será Ovos de Dinossauro da Península Ibérica; às 17h00 o tema será Outros animais do tempo dos Dinossauros e às 19h00 irá abordar-se o tema Laboratório de Preparação de Fósseis do Museu da Lourinhã – Uma Janela do Tempo.

Irá ainda realizar-se a Conferência “Na Pegada dos dinossauros”, no sábado às 21h30, no Auditório Musical e Artística Lourinhanense, com o reconhecido paleontólogo lourinhanense  Octávio Mateus.

O evento contará com um espaço de Street Food, onde será possível degustar diversas iguarias.


O MAIOR NINHO DE DINOSSAURO EM CHOCOLATE

No âmbito dos Dinossauros Saem à Rua será realizada a tentativa de recorde mundial para o maior ninho de Dinossauro em Chocolate, será composto por 130 ovos e alguns dinossauros bebés e terá cerca de 2 metros e meio de diâmetro.

Esta tentativa de recorde é uma iniciativa da empresa Doce Lourinhã, Museu da Lourinhã e Academia Profissional de Cake Design das Caldas da Rainha, com o apoio da Câmara Municipal Lourinhã e Junta de Freguesia de Lourinhã e Atalaia.

A equipa de trabalho conta com aproximadamente 12 profissionais de cake design, uma equipa científica de quatro elementos e uma equipa de apoio de quatro a cinco elementos. Esta equipa será supervisionada por uma equipa de 2 elementos do júri que acompanhará o processo de fabrico do início ao fim.

A fase final da construção do ninho terá início no dia 11 às 17h00 no Pavilhão Lourinhanosaurus e a conclusão está prevista para dia 13 às 16h00.


CONCURSO DE CAKE DESIGN

O evento Dinossauros Saem à Rua contará também com um concurso de Cake Design – “Concurso Bolos Jurássicos” – que irá eleger o melhor bolo artístico sob o tema dos dinossauros, com o objetivo de incentivar os profissionais de cake design a exporem as suas potencialidades na decoração de bolos. Destina-se apenas a profissionais desta área e as candidaturas decorrem até dia 30 de julho.
Os vencedores serão revelados no dia 12 de agosto às 18h00 no Pavilhão Lourinhanosaurus e o júri é composto por formadores da Academia Profissional de Cake Design das Caldas da Rainha.

Preços:

Adultos – 4 euros – Acesso a todos os espaços

Crianças dos 6 aos 12 anos – 2 euros – Acesso a todos os espaços

+ de 65 anos – 2 euros – Acesso a todos os espaços
_____________

Nota do editor:

Último poste da série de 12 de agosto de 2017 > Guiné 61/74 - P17665: Agenda cultural (578): Apresentação, em Crestuma, do livro "Memórias Boas da Minha Guerra" - Volume II, da autoria de José Ferreira, levada a efeito no passado dia 5 de Agosto

Sem comentários: