sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17717: O nosso livro de visitas (193): Daniel dos Santos, nascido na Praia, Cabo Verde, autor de "Amílcar Cabral: um outro olhar" (Lisboa, Chiado Editora, 2014, 604 pp.)

1. Mensagem do passado dia 30, enviada pelo nosso leitor Daniel dos Santos, jornalista, investigador e professor universitário em Cabo Verde, autor do livro "Amílcar Cabral: um outro olhar" (2014):

Bom dia, dr.

Chamo-me Daniel dos Santos, autor de Amílcar Cabral : um outro olhar  (*), livro sobre o qual o dr. Mário Beja Santos se tem pronunciado algumas vezes (**). Daí o meu vivo interesse em conhecê-lo e falar com ele. Estou em Lisboa por um mês e gostaria, se possível, que lhe fizesse chegar este e-mail. 

Visito regularmente o vosso blogue sobre a guerra colonial. Desculpe ter-me dirigido a si com muita informalidade.

Cordialmente

Daniel

2. Resposta do nosso editor LG, no mesmo dia:
Caro Daniel:

Obrigado pelo seu contacto (***). Tem o nosso blogue à sua disposição se quiser falar do seu livro e da figura do seu biografado, que é incontornavelmente uma grande figura da lusofonia do séc. XX.

Aqui tem o endereço de email do nosso camarada e colaborador permanente, dr. Mário Beja Santos. Tome boa nota do seu telemóvel (...) e já agora, do meu (...).

Devo regressar a Lisboa nos princípios de setembro. Desejo-lhe boa estadia em Portugal.

Saudações. Luís Graça

3. Resposta de Daniel Santos, em 31 de agosto:

Caro Luis,

Bom dia

Tomei boa nota do seu e-mail e fico agradecido por me ter convidado a escrever no vosso/nosso blogue, o que, com certeza, farei. Já registei os contactos que me enviou, pode estar certo de que me serão muito uteis.

Até breve,

Abraços, Daniel
_________________

Notas do editor

(*) Ficha técnica:

Tíulo: Amílcar Cabral; um outro olhar
Autor: Daniel dos Santos
Data de publicação: Junho de 2014
Número de páginas: 604
ISBN: 978-989-51-0311-9
Colecção: Bíos
Género: Biografia
Preço de capa: €20,00 (papel)

Sinopse

A obra que presentemente se dá à estampa tem por fim narrar, o mais objectivamente possível, a vida de Amílcar Cabral, uma das figuras mais marcantes da História da Guiné e de Cabo Verde. Não se pretende com ela esgotar, de todo em todo, a explicação das diversas facetas da sua vida, mas tão-somente contribuir, com dados novos, para a sua melhor compreensão.

Em verdade, foi esta a linha de investigação que presidiu a este ensaio que a publicação encerra. Inscreve-se num modesto esforço orientado para revisitar Amílcar Cabral, que, embora tivesse vivido pouco tempo em Cabo Verde, ocupa um locus importante na sua História.

Viveu Amílcar Cabral numa época bastante conturbada tanto no então império colonial português como no mundo. Não foi indiferente ao ambiente que o envolvia. Foi um homem do seu tempo que, como poucos, talvez de forma singular, soube situar-se, agir e reagir.

Em plena guerra fria, chamou a si a condução de um processo político que visava tornar independentes a Guiné e Cabo Verde. Quando o seu sonho virou realidade, depois de anos de luta, já não se achava no mundo dos vivos, mas ficou o legado.

Queria ele ser um “simples africano”, como, aliás, costumava dizer. A vida, porém, reservou-lhe um outro destino – o de ser um chefe de guerra carismático em vez de ser um grande poeta e engenheiro como havia sonhado e traçado em jovem. De 1952 até 1973, lutou por ideais e por causas em nome dos quais deu a própria vida num percurso repleto de sucessos, peripécias e insucessos.

É nesta perspectiva que o revisitamos. De Bafatá, onde nasceu, passando por Cabo Verde e por Portugal, onde estudou e viveu, até Conacri, onde foi brutalmente assassinado a 20 de Janeiro de 1973 pelos seus próprios companheiros de armas no apogeu da luta entre guineenses e cabo-verdianos pelo controlo da sede do poder político-militar do PAIGC.


(**) Vd. postes de:

19 de Fevereiro de 2016 Guiné 63/74 - P15766: Notas de leitura (809): “Amílcar Cabral, Um outro olhar”, por Daniel dos Santos, Chiado Editora, 2014 (1) (Mário Beja Santos)

22 de fevereiro de 2016 Guiné 63/74 - P15779: Notas de leitura (810): “Amílcar Cabral, Um outro olhar”, por Daniel dos Santos, Chiado Editora, 2014 (2) (Mário Beja Santos)

26 de fevereiro de  2016 > Guiné 63/74 - P15799: Notas de leitura (811): “Amílcar Cabral, Um outro olhar”, por Daniel dos Santos, Chiado Editora, 2014 (3) (Mário Beja Santos)

(...) A incursão biográfica de Daniel dos Santos tem alguns pontos altos: na senda da pesquisa de Julião Soares Sousa, desmonta algum do fabulário, do intencionalmente mal contado e confronta a história de um PAIGC que é mais recente do que o imaginário propôs; dá-nos uma apreciação da identidade cabo-verdiana e disseca a animosidade estrutural entre guineenses e cabo-verdianos, fá-lo com coragem e com argumentos em cima da mesa.
O que há de manifestamente incongruente foi esta atitude de pensamento de que era possível separar o processo político em Amílcar Cabral da sua obra, o PAIGC e a luta da libertação que culminou na independência, ponto de arranque no processo de descolonização. (...)

Sem comentários: