domingo, 3 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17727: In Memoriam (304): Faleceu o Comandante Pombo, José Luís Pombo Rodrigues, uma figura lendária dos céus da Guiné. As cerimónias fúnebres terão lugar segunda e terça-feira, no Carregado e Póvoa de Santa Iria (Manuel Resende / Maria João Alves Pombo Rodrigues)


Comandante José Luís Pombo Rodrigues
Foto: Manuel Resende

IN MEMORIAM

O nosso camarada Manuel Resende, através de contacto telefónico, deu conhecimento ao Blogue do falecimento do Comandante José Luís Pombo Rodrigues.

Contactada a sua filha Maria João, pela Magnífica Tabanca da Linha, foi-lhe remetida a seguinte mensagem:

Estimados amigos, 

Cumpre informar das cerimónias fúnebres do Capitão José Luís Pombo Rodrigues:

Segunda-feira - Velório a partir das 12 horas nas capelas mortuárias do Centro Paroquial do Carregado, Rua Vaz Monteiro, 55 - Carregado. 

Terça-feira - Missa das 10h30 às 11h na Igreja Paroquial do Carregado e posterior cremação às 12 horas no crematório da Póvoa de Santa Iria - a cerca de 20 minutos de carro - Rua Quinta da Piedade, 13, - 2625-099 Póvoa de Santa Iria. 

Maria João Alves Pombo Rodrigues


Guiné > Arquipélago dos Bijagós > Ilha de Bubaque > A esposa do Coronel Henrique Gonçalves Vaz, os três filhos mais novos e o Capitão Pombo, na pista de Bubaque na Páscoa de 1974...  O da ponta esquerda é o nosso amigo e grã-tabanqueiro Luís Gonçalves Vaz.

Foto: © Henrique Gonçalves Vaz.


O Comandante Pombo Rodrigues com a sua filha Maria João.


Dois Gloriosos Malucos da Máquinas Voadoras, TGen António Martins de Matos e Comandante Pombo Rodrigues.

Fotos: © Manuel Resende

************

Comentário do editor CV:

À amiga Maria João Pombo Rodrigues, filha do Comandante Pombo Rodrigues, assim como à restante família, a tertúlia e os editores deste Blogue deixam o seu abraço solidário e apresentam os mais sentidos pêsames.

O comandante Pombo tem já cerca de 2 dezenas de referências no nosso blogue. Por proposta do fundador, administrador e editor do blogue, Luís Graça, ele passa doravante a integrar,  a título póstumo, a nossa Tabanca Grandem  sob o nº 752.  Enfim, é uma figura lendária dos céus da Guiné e muitos de nós guardam dele uma grata recordação. Falta-nos saber o ano em que nasceu, para completar o processo da sua inscrição na Tabanca Grande
____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 de agosto de 2017 > Guiné 61/74 - P17700: In Memoriam (303): Faleceu António Pedro Carneiro de Miranda da CART 1689/BART 1913. O seu funeral realiza-se amanhã, dia 26 de Agosto, pelas 18h45, na Igreja de S. Pedro, em Amarante (José Ferreira da Silva / Alberto Branquinho)

14 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Com o CAOP 1, dei-lhe apoio na pista de Teixeira Pinto, em 1972/73, voei com ele na Guiné, de Bissau para Catió, já em 1974. Era um excepcional piloto e excelente pessoa. Reencontrei-o no ano passado, numa conferência que fiz na Associação da Força Aérea, na Avenida do Aeroporto, Lisboa. Selámos então um último abraço.
Descança em paz, meu Amigo.

Luís Gonçalves Vaz disse...



Os meus mais sentidos pêsames para toda a família do Sr. comandante Pombo, pela perda do seu ente querido. Que estas palavras possam servir de algum conforto nesta hora tão terrível.

Luís Gonçalves Vaz

José Botelho Colaço disse...

Para a família enlutada os meus sentidos pêsames.

José Marcelino Martins disse...

Condolências.

Ésse Gê (sectário-geral) disse...

Muita gente que passou na Guiné-Bissau tem uma história com o Comandante Pombo. Para a família enlutada os meus sentidos pêsames.

Juvenal Amado disse...

Lamento o desaparecimento do camarada que tive o grato prazer de conhecer pessoalmente.
Para a família enlutada os meus mais sentidos pêsames.

Até sempre

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Maria João:

É devastador perder um pai ou uma mães. Sei da ternura que a Maria João tinha pelo seu pai. Conheci os dois num convívio da Tabanca da Linha, em Oitavos, Guincho, Cascais, em junho de 2015-

Neste momento, espero que as melhores memórias do seu pai a ajudem a fazer o luto.

Faço questão de, a título póstumo, o juntar a esta grande comunidade virtual que são os amigos e camaradas da Guiné. O seu pai foi um lenda dos céus da Guiné e será sempre recordado com muito apreço, gratidão e ternura por muitos de nós. O nosso amigo Luís Gonçalves Vaz é o jovem que aparece no foto de grupo, com o seu pai, em Bubaque, Páscoa de 1974, do lado esquerdo...

Se a Maria João tiver uma pequena nota biográfica do pai, incluindo o ano do seu nascimento. ficar-lhe-ia grato pelo seu envio, quando puder...

Um grande beijo filial: os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são. Luís Graça

Hélder Valério disse...

Camaradas

Não sei bem o que dizer.
Sei, isso sim, que tem sido um corropio de amigos e conhecidos que têm partido recentemente.
A tristeza não deixa de nos apoquentar, mesmo sabendo-se, de certeza certa, que esta 'partida' nos está reservada a todos a qualquer momento.
Mas isto assim, 'não se faz'.
O Comandante Pombo chegou até nós fez relativamente pouco tempo e por isso pouco deu para se conviver. Mas as suas histórias são suficientes para que a sua memória perdure.

À família enlutada, os meus pêsames.
À Maria João, filha dedicada, as minhas saudações e os votos para que consiga superar a perda dolorosa.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Que descanse em paz.
Condolências à família.
BS

Anónimo disse...



Os meus sentidos pêsames à família do Comandante Pombo que em 1970 ou 1971 me transportou na sua avioneta, numa viagem inesquecível entre Buba e Bissau, grande parte dela a sobrevoar a baixa altitude o rio Grande de Buba.
Que descanse em paz e que voe alto.
Francisco Baptista

Anónimo disse...

Sinto muito o desaparecimento deste camarada e amigo, o Comandante Pombo Rodrigues, com quem eu e várias das enfermeiras Paraquedistas, voaram na Guiné, nas missões de evacuações de feridos.
Não esqueço o carinho e camaradagem que sempre nos dispensou.
Na impossibilidade de estar presente no seu funeral, envio por este meio,as minhas condolências á sua família, principalmentea á sua filha.
Desejo para o amigo ( Pombinho), como era por nós tratado, o descanso eterno.
M. Arminda Santos.

Unknown disse...

Aqui deixo o meu profundo pesar pelo falecimento do Com.Pombo.Tive o privilégio de estar com ele na Base Aérea 5,em Monte Real.Era de facto um piloto destemido e muito competente.Que repouse em paz e, condolências à família deste grande camarada de armas.
Fabrício Marcelino

António J. P. Costa disse...

Nunca voei com o Cmdt Pombo.
Porém, um dia (em 1973) fiz uma coluna que devia ser a Farim, na qual seguiam o então major Otelo Saraiva de Carvalho e uma jornalista sueca. Como estávamos atrasados, o comandante sobrevoou a coluna aterrou na estrada à minha frente e no sentido da marcha. Parei a coluna. Ele inverteu o avião recebeu os dois VIP e voltou a descolar usando a estrada como pista. Nunca conheci ninguém que fizesse algo de semelhante.
Era muito hábil e valente.
Os meus sentidos pêsames.
António José Pereira da Costa
Coronel de Artilharia Reformado

Rui Vieira coelho disse...

Fiquei deveras consternado com a notícia do falecimento do grande Comandante Pombo com quem tive o Previlegio de voar de Galomaro para Bissau e da Capital para Bubaque nos Bijagos onde fui várias vezes como sub-delegado de Saúde e em Galomaro onde fui Médico nos Batalhões 3872 e 4518. Foi um grande militar, um grande Piloto,um grande Comandante na Guiné. A toda a Família enlutada os meus sinceros Pêsames .
Rui Vieira Coelho Ex Alferes Mil Médico Guiné 1972/1974