sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17743: Notas de leitura (993): “A verdadeira morte de Amílcar Cabral”, por Tomás Medeiros, althum.com, segunda edição revista, 2014 (2) (Mário Beja Santos)

A Verdadeira Morte de Amílcar Cabral, por Tomás Medeiros


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Março de 2016:

Queridos amigos,
Compreende-se como a análise de Tomás Medeiros é muitíssimo mal aceite por todos aqueles que se mantêm convictos sobre as bondades da unidade Guiné-Cabo Verde. Medeiros conviveu intimamente com Amílcar Cabral na Casa dos Estudantes do Império, ficaram amigos.
Neste ensaio faz o escalpelo da formação do jovem Cabral em Cabo Verde, revela o estado de espírito dos estudantes africanos em Lisboa naquele pós-guerra em que já não se podia dissimular a ascensão anticolonial. E todo este heroísmo que representou pôr o PAIGC de pé, dar-lhe consistência sob a fórmula da unidade, ruiu quando se anteviu a independência da Guiné, acenderam-se todos os sinais de alarme, Cabral, na sua doce ilusão, fingia não entender.
Não há neste trabalho uma inovação absoluta mas vale a pena atender ao que escreve Tomás Medeiros sobre os desentendimentos de fundo.

Um abraço do
Mário


A verdadeira morte de Amílcar Cabral (2)

Beja Santos

“A verdadeira morte de Amílcar Cabral”, por Tomás Medeiros, 2.ª edição revista, althum.com, 2014, é o testemunho de um companheiro são-tomense que conviveu com Amílcar Cabral e outros líderes de movimentos de libertação. É um estudo que devemos ter em conta no quadro mitigado dos documentos e investigações centrados no pensamento e obra de Cabral. A razão é simples. Medeiros insere a educação de Cabral no mundo cabo-verdiano, a sua preparação universitária no tempo certo do pós-guerra em que o anticolonialismo deixou de ser balbuciado a medo, tornara-se num fenómeno ascendente com as independências asiáticas e como arma de arremesso da Guerra Fria. Temos igualmente identificado o partido original concebido por Cabral e a resposta da mobilização, o seu olhar visionário para a natureza da luta armada num espaço que era propício a atacar e desaparecer no meio de pântanos e florestas cerradas. Igualmente Medeiros nos dá uma síntese rigorosa de resposta encontrada por Cabral através da forma da unidade Guiné-Cabo Verde. Mas era suficiente esta formulação de ter quadros cabo-verdianos associados aos aguerridos soldados guineenses, era indispensável uma resposta coesa na organização partidária, como Cabral deixou escrito:  
“A direção político-militar da luta é única: é a direção política da luta. Nós na nossa luta evitamos criar o que quer que seja de militar. Somos políticos, e o nosso Partido, que é uma organização política, dirige a luta no plano civil, político-administrativo, técnico e portanto militar. Os nossos combatentes definem-se como militantes armados. É o Bureau Político do Partido que dirige a luta armada e a vida, tanto nas regiões libertadas como nas que o não são, e onde temos os nossos militantes. Ao nível de cada frente existe um comando de frente. Ao nível de cada setor existe um comando de setor”.
Os meios urbanos tornam-se nesta luta armada lugares secundários. O laboratório do “homem novo” reside no interior das matas, onde há escolas, hospitais improvisados, espaços de abastecimento que se irão tornar em Armazéns do Povo. A lógica da liderança é a de que se é militar por acidente, é-se militar por razões da luta armada e da libertação. É um processo de gradual capilaridade, fazer chegar o partido a todos os níveis, fazer funcionar a justiça. A capacidade militar demonstrada ao longo dos anos, o natural prestígio de Cabral que é recebido e apreciado como um dos principais líderes revolucionários mundiais têm que ser tomados em conta na vida interna do PAIGC e em todo o processo montado para a proclamação unilateral da independência.

E chegamos assim à morte de Cabral e à narrativa mais polémica de Medeiros. A sua memória viaja até aquela encruzilhada de gente universitária das colónias em Lisboa. Cabral preparou-se a fundo para denunciar o que era o colonialismo português na Guiné: a imposição da cultura do amendoim; como podiam ser valorizadas as matérias-primas agrícolas e a indústria florestal. Cabral conhecia as divisões étnicas e a dinamite em que se podiam transformar, opondo-se umas às outras. Mas o suporte conceptual de Cabral tinha fragilidades de monta.
Primeiro, Cabo Verde estava mais próximo de Portugal do que da Guiné. Como um dia disse Germano de Almeida ao Jornal de Letras, em 2001: “O simples facto de falarmos a mesma língua, permite que saiamos de Cabo Verde, cheguemos a Portugal e nos sintamos em casa. Dificilmente penso que vou para o estrangeiro. Estrangeiro é o resto. O povo que vem para cá viver vem à procura de trabalho por uma questão de sobrevivência. Na pequena burguesia dos serviços, sobretudo, muitos vieram porque não concordavam com a independência nem com as ideias políticas do PAIGC. Mesmo agora, vem muita gente que se chateia, quando se sente perseguida”.
Segundo, a participação cabo-verdiana na luta de libertação na Guiné-Bissau teve muitas brumas, esteve longe de ser pacífica. Os jovens trotskistas entraram muito cedo em rota de colisão com o PAIGC guineense. A luta revolucionária era aliciante mas os cabo-verdianos não tiveram dificuldade em reconhecer desde cedo que culturalmente estavam nos antípodas: separados pelos hábitos alimentares, pelas práticas da mesa, pela formação, pela religião, pela natureza das paisagens, e muito mais. E quem se envolvia na luta armada apercebia-se de outra realidade: o rancor surdo guardado ao longo dos séculos, os guineenses sabiam que os cabo-verdianos ali aportavam como altos funcionários, administradores, técnicos sem concorrência, identificados com o trabalho colonial, com a edificação de empresas e exploração da agricultura, sempre a chefiar guineenses, numa atitude mental de indiscutível superioridade.

Daí as conclusões polémicas de Medeiros: a morte de Cabral já estava anunciada. Ele tinha que morrer porque tudo aquilo que o movia não interessava, aos quadros e aos combatentes. É redundante continuar à procura dos porquês daqueles indivíduos que deram os tiros. A pequena burguesia cabo-verdiana não estava interessada em suicidar-se, como Cabral preconizava. A guerra evoluía e havia indícios e que era possível vencer. Aí, quem dirigia efetivamente a luta eram os guineenses, eram os guineenses que davam corpo o corpo ao manifesto, sentiam-se os verdadeiros donos da luta. E Medeiros escreve: “Quem morria era os guineenses negros, os cabo-verdianos não morriam. Os comandantes da Guiné, sobretudo Nino Vieira e Osvaldo, assumiram uma ascendência em relação a Amílcar porque ele estava na frente”. Havia igualmente o problemas etnias, Cabral bem procurou encontrar traços de união entre as principais, não foi completamente bem-sucedido. E, mais adiante, escreve: “Ele morreu e não deixou um único seguidor, porque entre Amílcar e os colaboradores havia uma diferença cultural muito grande. Entre ele e o irmão e Aristides Pereira não havia semelhanças possíveis. Os que estavam mais próximos de Amílcar eram bastante conotados com o Partido Comunista Português, no caso de Vasco Cabral”. Os países afastaram-se, o sonho de Amílcar morreu. E na Guiné deixou de haver ideais mas ambições dos chefes militares. Um fenómeno do que ninguém fala é que os quadros e os intelectuais guineenses eram cabo-verdianos. Os quadros superiores da Guiné também eram. A Guiné não tinha nada. Na Guiné o território e as várias etnias não permitem a criação de uma unidade. Medeiros fala de Cabral como um bem-intencionado utópico que recorria a juristas e economistas jugoslavos para programar a constituição e o modelo económico de desenvolvimento da Guiné. Os quadros foram partindo, os quadros cabo-verdianos regressaram em peso à sua terra. Tudo acabou.

E assim termina o seu ensaio: “A verdadeira morte de Amílcar Cabral está no que ele foi e quis que o seu povo fosse e não se cumpriu, não está na sua morte física e circunstancial. E o silêncio que sobre ele e as suas teorias se abateu a seguir ao seu desaparecimento é a sua segunda morte”.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 4 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17729: Notas de leitura (993): “A verdadeira morte de Amílcar Cabral”, por Tomás Medeiros, althum.com, segunda edição revista, 2014 (1) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: