sábado, 16 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17773: (D)o outro lado do combate (10): um contributo histórico para o 'achado macabro' em 23/3/1970 em Cabuca, região leste, ao tempo da CART 2479/CART 11 (Jorge Araújo)







Mensagens do Jorge Araújo:

(i) 17 de junho de 2017_



Caro Luís, Boa Noite!

Eis o meu contributo sobre as "fotos à procura de...uma legenda" ('achados macabros' em Cabuca), que o camarada Valdemar Queiroz tomou a iniciativa de as partilhar connosco. (*)


Que ele tenha alguma utilidade é esse o meu objectivo.


Bom domingo. Um abraço, Jorge Araújo.


(ii) 7 de julho de 2017:

Caro Luís,Bom dia.


Ainda que não esteja curado da minha maleita (não tenho memória da última vez que estive tão atacado), vou-me chegando à linha da frente pois as tarefas e responsabilidades têm que entrar na normalidade.


Li as últimas notícias do blogue e cada uma delas abre novos caminhos de aprofundamento histórico.

Por exemplo, a referência à emboscada do dia 26.10.71, ocorrida na Estrada Piche-Nova Lamego, indicada no endereço do aerograma do P17550, com quatro baixas das NT, sinaliza/confirma a estratégia do PAIGC nessa zona e que, a propósito dos "achados macabros em Cabuca, que o camarada Valdemar Queiroz nos deu conta, me levou a elaborar mais um escrito que no passado mês de Junho te enviei.

Para além do texto, a infogravura que elaborei a partir dos documentos consultados, permite-nos visualizar os esquemas de funcionamento da mobilidade dos bigrupos/grupos IN no terreno.

Seria interessante, digo eu, divulgar este esquema, pois acredito que ele ajudará a tornar mais perceptível outras ocorrências negativas que infelizmente fazem parte da historiografia de algumas Unidades que passaram por aquela região.

Tenho uma fezada de que este tema pode ter algum desenvolvimento e, quiçá, surgirem mais algumas imagens como as do Camarada Valdemar Queiroz.

Bom fim-de-semana... com saúde.

Ab. Jorge Araújo. (**)


[1]
[2]


[3]
 [4]




[5]



 [6]


[7]


[8]


[9]

______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 14 de junho de 2017 > Guiné 61/74 - P17471: Fotos à procura de...uma legenda (86): um achado macabro em 23 de março de 1970, depois do ataque a Cabuca (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)

(**) Último poste da série > 3 de julho de  2017 > Guiné 61/74 - P17537: (D)o outro lado do combate (9): Regime de Sékou Touré e PAIGC: propostas de reforço da cooperação militar, elaboradas por Amílcar Cabral, 4 meses antes de ser assassinado (Jorge Araújo) - Parte II

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Em 30/3/1969, quando já estava em marcha a criação "nova força africana" (CCAÇ 11, 12, 13, 14, 15...) como solução da fazer face à escalada da guerra e aos crescentes problemas demográficos sentidos pelo exército no recrutanmento de pessoal metropolitano, o Amílcar Cabral ainda tem a inegnuidade de pedir aos saus homens para evitarem, sempre que possível, "fazer guerra aos nossos irmãos" (leia-se; os fulas do leste)...Em Canjadude estava a CCAÇ 5 ("Gatos Pretos")...Estamos a falar de um época em que lá estava o nosso Zé Martins...

A retirada de Beli, de Madina do Boé e do Cheche foi um desastre para o flanco sul e leste da Zona Leste (Regiões de Bafatá e Gabu)...Não sei se o eixo Madina do Boé/Beli era defensável mas a verdade é que fez falta um aquartelamente tampão a sul de Nova Lamego, Canjadude e Cabuca...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Raramente temos falado aqui de "snipers" do PAIGC, mas a verdade é que os havia, nomeadamente na região do Boé, dotados de armas com mira telescópica...

Precisamos de depoimentos sobre a eventual utilização de "snipers" contra as NT, no TO da Guiné...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Nem sequer temos o descritor "sniper" na nossa lista de descritores que já devem ser quase 4 mil!...Embora o terno apareça, aqui e acolá, nalguns dos nossos postes:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/search?q=sniper

Valdemar Silva disse...

Viva, caro Jorge Araújo.
Grande registo/pesquisa dos acontecimentos da guerra na Guiné, que nada tem a ver com um 'Ernani Teorias Sic da Silva' do que já se passou há meio século, ou quase, e que mete ofertas de relógios Rolex, malas da Gocci e cuecas apertadinhas e não se compreender para quê aquele 'rebobinar' da história.
Foi um facto o 'evitar, sempre que possível, fazer guerra com os nossos irmãos'. A partir do momento que Pelotões da nossa CART.11 'Os Lacraus' com soldados africanos
fomos para Canquelifá, ou ficávamos em Piche ou outras tabancas e, depois, em Paunca/Guiro Iero Bocar nunca mais houve ataques a esses locais. Nunca saberemos a razão desse facto/coincidência.
Ainda, agora, por cá, quando nos encontramos nos nossos almoços/convívios anuais nos questiona-mos sobre este facto.
Mas, caro Araújo parece que aquilo 'os nossos irmãos' foi só para «inglês ver» por
depois da guerra acabar começaram os fuzilamentos de muitos que foram nossos soldados. Coisas da guerra, a guerra tem destas coisas.
As fotos de Cabuca foram tiradas dentro do quartel/tabanca. Já tinham sido recolhidos quer o material de guerra abandonado, quer o corpo do morto em combate quando o meu 4º. Pelotão da CART11 'Os Lacraus' lá chegou. Não sei, insisto, dizer
como se passou aquele combate do ataque a Cabuca para dar aquela apreensão de material de guerra e o abandono do morto em combate por parte do IN. Continuo a perguntar a alguém do nosso blog que estivesse em Cabuca naquela data e tivesse feito parte daquele combate para melhor explicar o que aconteceu.
Cumprimentos
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A verdade é que, apesar dos planos de Amílcar Cabral (Operação Tenaz - A, de 29 de junho de 1969), o PAIGC não conseguiu afectar a normalidade dos abastecimentos para a zona leste (Xime - Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego), nunca chegar à estrada Bambadinca-Bafatá a ponto de pôr em causa a nossa segurança, não conseguiu atacar ou flagelar Bafatá... pelo menos no meu tempo (CCAÇ 12, junho de 1969/março de 1971)...

É verdade que o flanco sul / sudeste do chão fula começou a fraquejar com a retirada de Madina do Boé... Padada e Madina Xaquili, por exemplo, foram abandonados...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Logo em julho de 1969, dias depois de virmos de Contuboel para Bambadinca, tivemos o nosso batismo de fogo... em farda nº 3... Não sei se isso aconteceu com mais alguém, no TO da Guiné, verdade é que alguns dos nossos soldados africanos (da CCAÇ 2590 / CCAÇ 12) não chegaram a vestir o camauflado, forma evacuados para o HM 231 em farda nº 3... Os camuflados ainda não tinham chegado quando nos mandaram para Madina Xaquili, em missão tipo 112 para reforçar o setor de Galomaro...Madina Xaquili será abandonada em outubro de 1969...Aqui cumpriu-se um dos objetivos da guerrilha...

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/07/guine-6374-p6686-minha-ccac-12-5.html

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camaradas da CCAÇ 12 que nunca chegaram a envergar o camuflado, e que ficaram logo "arrumados" na primeira prova de fogo, em Madina Xaquili: Sori Jau, Nraima Bá, Uri Baldé,,, Escrevi na altura:


(...) pergunto-me: o que é feito de ti, Sori Jau ? E de ti, Braima Bá ? E ainda de ti, Uri Baldé ? O que vos deu a Pátria Portuguesa em troca do vosso sangue, suor e lágrimas ? Estarão ainda vivos ? Seguarmente abandonados e esquecidos... Alguns dirão, mais valera tal morte do que tal sorte... Nem sequer o vosso rosto consigo agora recordar... Apetece-me, por isso, acabar este texto com uma citação do Mário Cláudio, no início do seu romance " Peregrinação de Barnabé das Índias" (Lisboa, D. Quixote, 1998, p. 11):

"De ti se servem, ó morte, inimiga nossa, para alcançar a alegria, tu, que és a mãe do infortúnio; adversária da glória, ao serviço da glória é que te colocam; de ti se servem, porta do Inferno, para entrar no Reino; de ti, abismo da perda, para atingir a salvação" (De um documento cistercense do século XIII).

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2010/07/guine-6374-p6686-minha-ccac-12-5.html