quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17803: Memória dos lugares (365): Canchungo, depois Teixeira Pinto, de novo Canchungo... Quando, porquê e por ordem de quem? (A. Marques Lopes, cor DFA, ref, ex-alf mil, CART 1690, Geba, e CCAÇ 3, Barro, 1967/68)


Fonte: António Carreira (1947), com a devida vénia

1.  Reprodução parcial do poste de 7 de setembro de 2005 > 

Guiné 63/74 - P160: Teixeira Pinto ou Canchungo ? (Afonso Sousa / Marques Lopes)

Mensagem de A. Marques Lopes:

[A. Marques Lopes, coronel DFA, na reforma, ex-alf mil, CART 1690, Geba, e CCAÇ 3, Barro (1967/68), um dos 10 primeiros membros da nossa Tabanca Grande]

É tendência nossa, quando nos referimos a Teixeira Pinto, dizer "agora Canchungo". Descobri, recentemente, que estaria mais certo dizermos "novamente Canchungo".

É que o nome daquela terra da Guiné chamou-se Canchungo desde os tempos mais remotos. Assim é referida em alguns livros em meu poder quando narram as campanhas do capitão João Teixeira Pinto de 1912 a 1915. Nomeadamente em "A Guiné Através da História", da autoria do Coronel Leite de Magalhães, publicado pela Editorial Cosmos com o n.º 34 da sua colecção Cadernos Coloniais (sem indicação de data de publicação), e em "História da Guiné - Portugueses e Africanos na Senegâmbia, 1841-1936", de René Pélissier, publicado pela Editorial Estampa em 1997 (dois volumes).

A imagem que vos envio é retirada de um mapa inserto no livro "Vida Social dos Manjacos", de António Carreira, editado pelo Centro de Estudos da Guiné Portuguesa em 1947. António Carreira foi, nessa altura, administrador da circunscrição de Cacheu, à qual pertencia a povoação de Canchungo.

Mais tarde, ainda não descobri quando, é que foi dado a Canchungo o nome do "pacificador" Teixeira Pinto (que acabou por morrer no combate de Negonamo, em Moçambique, quando continuava a "pacificar").

Os guineenses, natural e logicamente, baniram o nome de Teixeira Pinto e repuseram o nome original da povoação.

A. Marques Lopes



Guiné > Região do Cacheu > Mapa de Teixeira Pinto (1953) > Escala 1/50 mil > Posição relativa de Teixeira Pinto, vila, sede de circunscrição administrativa, e Canchungo, povoação indígena (com mais de 50 casas).

Infogravura: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2017)



2. Comentário do editor:

Em 19947, quando lá esteve o jornalista do "Diário de Lisboa", Norberto Lopes, o nome da povoação era Canchungo... E o administrador da circunscrição era o António Carreira, cuja ação o jornalista, de resto,  muito elogia por estar em consonância com a política do governador geral, o comandante Sarmento Rodrigues  (*). 

Julgo que a terra, capital dos manjacos, passou a chamar-se "Teixeira Pinto", ainda no tempo do governador-geral Sarmento Rodrigues, talvez em 1948... Mas a povoação indígena, Canchungo, continou a existir...

Alguns topónimos guineenses foram "aportuguesados" nessa época: Aldeia Formosa (Gebo), Nova Lamego (Gabu Sará), etc... Mas poucos, se compararmos este território com outros que foram "colónias de povoamento" (Angola e Moçambique),.

O nosso amigo Armando Tavares da Silva prometeu-me mandar, no próximo fim de semana, cópia de uma relação de 1948 com os nomes aportuguesados das diversas povoações das Guiné. Ele vai ver se fala lá da tabanca Portugal. Essa relação pode esclarecer a mudança de designação de Canchungo para Teixeira Pinto. (**)

Note-se que na carta de Teixeira Pinto (1953) (Escala 1/25 mil), coexistem os dois topónimos: Teixeira Pinto, sede de circunscrição administrativa, uma vila "europeia", e  Canchungo, a "povoação indígena" (com mais de 50 casas)...
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. Norberto Lopes: "Narrativas da Guiné ((6): Uma vila que nasce e uma vila que morre: o futuro brilhante de Canchungo e opassado glorioso de Cacheu. "Diário de Lisboa", nº 8702, ano 26, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1947, pp. 1 e 9. [ Consult em 27/9/2017}. Disponível em http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=05780.044.11053

(**) Último poste da série > 25 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17795: Memória dos lugares (364): Quem se lembra (ou ouviu falar) da tabanca de Portugal, a seguir aos rápidos de Cusselinta e à Ponte Carmona (em ruínas) (carta do Xitole, 1955)? Seria distinta de "Gã Portugal" que terá existido, também na margem esquerda do Rio Corubal, mas na península de Gampará... (Luís Graça / Cherno Baldé / Alcídio Marinho / Luís Branquinho Crespo / Luís Marcelino / Mário Pinto / António Murta)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

...Já Aldeia Formosa (Qubeo) é apenas uma "povoação indígena, se bem que grande (> 50 casas), tal como Canchungo... A tabanca Portugal, por sua vez, é uma povoação indígena de tamanho intermédio (entre 10 a 50) casas...

Vd. o mapa do Xitole de 1955 (escala 1/25 mil)

http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial16_mapa_Xitole.html

Quem terá sido o "poeta" que mudou o nome á aldeia ? E porquê aquela e não outras, que as havia, e muitas, formosas, de Contuboel a Bambadinca ?

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Peço desculpa, a carta de 1/50 mil...

Anónimo disse...

A.Marques Lopes
28 set 2017 13:54


O Leopoldo Amado foi professor da primária em Canchungo antes de iniciar o seu percurso académico. Fala com ele pois, acho eu, é capaz de poder explicar sobre isto.
Abraço
Marques Lopes