sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17808: Memória dos lugares (366): em 1947, Canchungo ainda não se chamava Teixeira Pinto, nem a vila de Gabu era Nova Lamego... Xime e Xitole escreviam-se com "ch" e o Quebo (futura Aldeia Formosa) nem aparecia no mapa....


Viagem ministerial e Obras do V Centenário do Descobrimento da Guiné.
Composição e desenho de A. T. Mota [1947]

Excertos da carta da Guiné,  elaborada por 2º tenente Teixeira da Mota, com o itinerário percorrido (linha a cheio com setas) pelo subsecretário de Estado das Colónias, em fevereiro de 1947, com indicação das obras construídas no âmbito do V Centenário do Descobrimento da Guiné (*)

Fonte: Boletim Cultural da Guiné Portuguesa, vol II - Número Especial, [Comemorativo do V Centenário da Descoberta da Guiné], 1947, 454-455 pp. [O nº completo está disponível "on line" aqui]

Infogravura: Adapt. pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2017)

1. Como se pode ver, em 1947, Canchungo ainda não se chamava Teixeira Pinto, nem a vila de Gabu era Nova Lamego... Ambas já eram sede de circunscrição administrativa

Xime e Xitole escreviam-se com "ch" e o Quebo (futura Aldeia Formosa) nem aparecia no mapa.... Tudo indica que o aportuguesamento de alguns destes topónimos seja posterior, embora provavelmente ainda sejam no tempo do governador-geral  Sarmento Rodrigues, futuro ministro das colónias (e,depois, do Ultramar).

O jornalista Norberto Lopes, do "Diário de Lisboa", fez este mesmo percurso nesta data, e esteve em Canchungo e em Gabu. Vindo de Bolama, São João, Fulacunda e Buba, a caminho de Bambadinca e Bafatá. passou pelo Chitole... (e, antes de cambar o rio Corubal, passou pela tabanca Portugal, na margem esquerda). (**)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Canchungo, terra de um grande poeta guineense, Antóno Baticã Ferreira, nascido em 25 de dezembro de 1939,,, Médico, com formação francesa (estudou em Paris e em Lausanne)

País Natal

Um sentimento de amor pátrio sobe no meu coração,
Em espírito demando o meu pais natal,
E lembro aquela floresta africana,
Cheia de caça e de verdura;
Lembro as suas imensas árvores gigantes,
A folhagem verde ou amarela
Que nos perfuma.
Revejo a minha infância,
Toda cheia de alegrias:
Eu corria pelo mato,
Espiava os animais selvagens,
Sem medo;
E olhava os lavradores nos campos,
E, no mar, os pescadores,
Que lutavam contra o vento, para agarrar o peixe,
E que eu, atento, seguia com o olhar:
Como gostava de os ver no oceano
Domar as vagas, que lhes queriam virar as barcas!
(Ah!, bem me lembro, bem me lembro do meu pais natal!)

António Baticã Ferreira


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2016/06/guine-6374-p16187-caderno-de-poesias.html


Tanto quanto sabemos (ou podemos presumir), era filho (ou parente) do régulo Joaquim Baticã Ferreiar, uma das figuras com peso político no tempo dos últimos governadores da Guiné (Arnaldo Schulz, António Spínola e Bettencourt Rodrigues).

Joaquim Baticã Ferreira foi miseravelmente fuzilado, sem julgamento, em 10 de março de 1976, pelo PAIGC, no seu próprio chão, o chão manjaco, na presença da sua própria família. Dizem que enfrentou o pelotão de fuzilamento com grande bravura e dignidade.

É bom chamar os bois pelos cornos: isto passou-se no tempo de Luís Cabral, um líder fraco, que foi incapaz de segurar os "irãs maus" do seu movimento, numa altura em que aparentemente ele tinha todas as condições, internas e externas, para fazer da Guiné-Bissau um país novo que fosse orgulho da África, da Humanidade e da Lusofonia... E de honrar a memória de Amílcar Cabral!

Em contrapartida, os Baticã Ferreira continuam a ser, na Guiné-Bissau, uma família ilustre, dando exemplos de liderança esclarecida, que é o que a Guiné-Bissau precisa hoje, "a par do pão para a boca"... (LG)