domingo, 8 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17836: Blogpoesia (532): "Oração ao mar..."; "Levitação das pedras" e "Através das frestas...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Pôr-do-sol em Leça da Palmeira
Foto: Carlos Vinhal

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) três belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


Oração ao mar…

À minha frente um mar imenso.
Sopram forte os ventos agrestes.
Há perigo no mar ao longe.
Se cobriu de negro o horizonte.
Ameaçando tempestade.
Foi-se embora de repente a bonança azul.
Soltam-se as amarras deste barco leve.
À deriva, ficará para sempre.
Chova abundante a clemência do céu.
Se apazigue de vez, este mar em fúria.
Volte a ser uma seara verde.
Que a emoção suave inunde o mundo exangue.
Floresça a esperança. Retorne a paz.

Ouvindo San Francisco na voz de Scott Mckenzie
Berlim, 7 de Outubro de 2017
8h18m
Jlmg

************

Levitação das pedras

Se calem as armas deste mundo em chamas.
Sequem as fontes do reino do mal.
Chovam dos céus rios de paz.
... Se escancarem as janelas e portas
Aos ventos do bem.
Subam oferendas carregadas de oiro.
Sejam o tributo da vitória final.
Semeie-se abraços pelos montes e vales.
Regue-se as mesas de canadas de vinho.
Se calem os obuses e levitem as pedras.
Que este mundo perdido se volte para Deus que é o seu porto seguro…

Ouvindo o tema da “Missão”
Berlim, 7 de Outubro de 2017
18h11m
Jlmg

************

Através das frestas...

Através das frestas das janelas
Chegam arrufos de sopros lindos.
Vêm envoltos numa envolta pura e reluzente,
De linho puro e de arminho.
Me inundam toda a alma.
Me regalam de lindos sonhos
E vontade de sonhar.
Aquecem todo o meu ser dum calor brando e inebriante.
Dão-me o ser e o viver.
Se entranham bem fundo e se espalham nas minhas veias,
Como onda suave dum mar sereno.
Vibram sonoras as minhas cordas,
Entoam hinos.
Me enlevam num encanto puro,
Pelo esplendor do céu, até às alturas maviosas dum mar estrelado.

Ouvindo Aranguês em instrumentos de sopro
Berlim, 3 de Outubro de 2017
8h8m
Jlmg
____________

Nota do editor CV:

Último poste da série de 1 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17812: Blogpoesia (531): "Primavera de letras"; "Homens amados" e "Festejar a vida...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: