segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17838: Notas de leitura (1002): “A Última Viúva de África”, por Carlos Vale Ferraz; Porto Editora, 2017 (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 28 de Setembro de 2017:

Queridos amigos,
Carlos Vale Ferraz é autor de uma das obras-primas da literatura de guerra, "Nó Cego". Ao longo dos anos tem dividido a sua atividade literária pela ficção e pela historiografia contemporânea. O seu novo romance leva-nos até às sanguinárias guerras do Congo, pós-independência, a articulação nos grupos catangueses e mercenários de muitas origens com o que se passava no Leste de Angola.

A enigmática Madame X é uma minhota que chegou ao Congo nos anos 1950 e que vai avisando Luanda e os serviços de informação portugueses do que se está a passar, Miguel Barros é o português que viverá toda a trama deste período tumultuoso e que mais tarde deixará uma gravação que funciona como o fio de Ariadne no labirinto dos acontecimentos, um desfecho espantoso de um mausoléu de Madame X num templo algures no Alto Minho - dali partiu alguém para viver os dramas do império e ali regressou como último parágrafo da descolonização.

Um belo romance, sem margem para dúvida.

Um abraço do
Mário


A Última Viúva de África, por Carlos Vale Ferraz

Beja Santos

Para além de investigador de História Contemporânea de Portugal, Carlos Vale Ferraz é nome cimeiro da literatura da guerra colonial, não se pode fazer o seu estudo sem indagar esse extraordinário romance que é "Nó Cego" (primeira edição em 1983). Tem escrito diversos romances e agora volta a averbar a guerra colonial à sua ficção. “A Última Viúva de África”, Porto Editora, 2017, tem como trama a antiga colónia belga do Congo, a guerra de Angola, Madame X, uma portuguesa oriunda do Minho que trabalhava como informadora e conhecida por Kisimbi, a “mãe” pelos mercenários que combatiam em prol da secessão do Catanga, é esse o tempo pretérito porque mais próximo temos a sugestão de um filme passado no Alto Minho em torno do mausoléu que o filho multimilenário de Madame X procura erigir junto do velho templo, mas os antagonismos a tal propósito são enormes. O fio condutor vai do presente ao passado e uma gravação vai vertebrando o historial de guerras sangrentas, crimes abomináveis, cenários de loucura em que intervêm os Flechas, os mercenários do batalhão Leopardo, alguns descendentes desses protagonistas que o romancista vai progressivamente pondo em cena.

Logo a jornalista Lívia Catarino, “uma jovem magra, com movimentos felinos. Os cabelos pelos ombros, frisados, e o rosto seco, sem qualquer pintura. O tipo de mulher suburbana que tanto pode estar encostada a uma parede, na rua, à espera de clientes, como a trepar a um monumento para tirar a fotografia ao corpo despedaçado de um bombista”. Inicia-se uma viagem até Vilar, no concelho de Vieira, é aí que se pretende construir o mausoléu, por aí se faria um filme, é o propósito do produtor de cinema Miguel Barros que confia nos talentos do realizador Herberto Popovic. Fernando Oliveira, o filho de Madame X, entra em cena, conversa com Miguel Barros, que conheceu a mãe no Congo. Os protagonistas sucedem-se: Inácia Luz, Fabiola, a filha de um nome lendário do comandante do batalhão Leopardo, Jean Scrame. É um jogo de espelhos, as imagens revertem-se, vai-se ao fundo do passado e é então que uma bobine revela o que Miguel Barros tem para contar sobre todo esse processo descolonizador que meteu chacinas, torcionários, que foi palco iluminado da Guerra Fria. Porque Miguel Barros é uma dada imagem de um português que após diferentes deceções profissionais pega numa máquina fotográfica e aterra no Congo. Chegado a Leopoldville, conhece no hotel La Regina esta Madame X enquanto se ouvem tiros por toda a cidade. “Há três meses que Alice enviava mensagens para Luanda, dirigidas ao governador-geral, ao diretor da PIDE, aos administradores dos postos do lado de lá da fronteira, a informá-los de que o caos em que o Congo mergulhara se espalharia como um enxame de abelhas sobre Angola”. O romancista torna a vida mais fácil ao leitor apresentando-nos Holden Roberto, os acontecimentos angolanos de 1961, os combates no Norte de Angola e os mercenários, os catangueses, Tshombé e o Catanga. É um romance de conflitos, pigmentado de horrores e de combates cruentos, como num filme tipo Apocalypse Now. Entre os mercenários há até um português chamado Rodrigues que muitos anos mais tarde será visto como segurança num centro comercial. Os mercenários foram muitíssimos úteis numa dada fase da guerra, incómodos quando Mobutu se tornou o senhor absoluto do Congo. Em Vila Teixeira de Sousa, Miguel Barros conversa com um inspetor da PIDE Albano Martins e apercebe-se que houvera um aproveitamento tribal para formar os Flechas. Miguel Barros presenceia todos estes incêndios, a deposição de Lumumba, a bestialidade dos Muleles que praticavam a política da terra queimada.

Há momentos aterradores, como os massacres de Stanleyville, a prosa de Carlos Vale Ferraz é primorosa, é um mundo em convulsão onde os Simbas executam, rasgam corpos a seu belo prazer. Não é esquecido Che Guevara, que por aqui andou e se amargurou, apercebendo-se que tantos os revolucionários congoleses como os angolanos não possuíam nem estratégia nem inserção nas massas populares. Toda esta confidência de Miguel Barros a Inácia Luz dá circunstância ao leitor para acompanhar do princípio ao fim o caos congolês até à chegada do despotismo de Mobutu. Assistiremos ao conflito angolano como guerra civil, à partida de Madame X, dos mercenários, dos homens da PIDE. Num novo vaivém dos jogos de espelhos vamos conhecer melhor o drama desses protagonistas e dos seus familiares, e então voltamos a um Portugal quase atual em que Fernando Oliveira conseguiu o que quis para ter um mausoléu em honra de Madame X.

É um romance muito belo, onde se mesclam fugas permanentes, dissimulações, segredos guardados até ao limite, cenários de hecatombe, mitos africanos, a amargura pelos paraísos perdidos e, subliminarmente, a queixa inerente à incompetência dos políticos que não souberam encontrar respostas para obstar todo aquele atoleiro africano que deixou feridas abertas até ao presente. E não é por acaso que a última viúva de África veio finalmente descansar num dado ponto do Minho, de onde partira, para fugir à fome, aí pelos anos 1950 do século passado.

Carlos Vale Ferraz voltou a África com uma prosa intensa que incendeia o drama congolês e o pesadelo angolano, estruturou com enorme talento uma figuração entre o passado e o presente, entre a sobrevivência no tumulto dos acontecimentos e a pesada crítica aos europeus que também falharam o encontro com a História.
____________

Nota do editor CV:

Último poste da série de 6 de Outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17828: Notas de leitura (1001): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (3) (Mário Beja Santos)

2 comentários:

Antº Rosinha disse...

Este livro trata de um momento africano, (Mobutu,Lumumba,Tchombé, Holden Roberto...anos 60) onde ainda hoje é "momento" e será por muitos anos.

Passou-se nas barbas dos que estávamos em Angola, os futuros retornados e aqueles que o não são, porque eram africanos.

Foi uma falta de vergonha na cara, e uma falta de respeito pelo povo, chamar àquela confusão tribal e internacional, "Independência do Congo".

As gerações tribais, transladas, trucidadas, assassinadas, em mais de 50 anos, não mereciam, (merecem) tanto cinismo internacional.

A Europa colonial a principal (i)rresponsável por este final desastroso.

Pagará, já se vão transferindo tribos de África para as capitais europeias.

Obrigado Beja Santos

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vejo, com agrado, que o nosso Antº Rosinha é um dos nossos leitores atentos ao que aqui se escreve sobre a África que ele tão bem conheceu... Quem de nós se lembraria da "secessão" do Catanga ou do Biafra ?...Ainda recentemente tivemos, nas nossas barbas, coisas destas, não menos trágicas, na antiga Jugoslávia, e temos em perspetiva um outro drama, o da Catalunha, que se desenrola aqui à nossa porta, de imprevisíveis consequências...