terça-feira, 10 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17845: Ser solidário (205): Manifesto o meu apoio, apreço e afeto ao padre Joaquim Luís Batalha, dirigente da Fundação João XXIII - Casa do Oeste, com sede em Ribamar, Lourinhã... Desde 1990, que a Casa do Oeste tem uma ação cristã e humanitária, meritória e exemplar, na Guiné-Bissau (Luís Graça)


A ação solidária da Fundação João XXIII - Casa do Oeste tem já uma história de 28 anos na Guiné-Bissau. 
Foto: cortesia da Casa do Oeste [com edição do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




1. Comunicado do conselho de administração da ONF Fundação João XXIII - Casa do Oeste, com sede em Ribamar, Lourinhã (, vd. tanbém página no Facebook].

A Fundação João XXIII - Casa do Oeste é "uma instituição canónica e civil, com estatuto de instituição particular de solidariedade social (IPSS), reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública", e tendo  como missão “a promoção do desenvolvimento sustentável, à luz da mensagem cristã, em ordem à integração social e comunitária.”

O âmbito de intervenção da Fundação é regional (Região Pastoral do Oeste), mas pode exercer a sua actividade em Portugal ou no estrangeiro, em especial nos países de língua oficial portuguesa, designadamente Guiné-Bissau onde apoia projectos de cooperação e solidariedade desde 1990.

Está a decorrer a Festa em Honra de Nossa Senhora de Monserrate, Ribamar, Lourinhã, de 6 a 13 do corrente. O padre Batalha (, Joaquim Luís Batalha,), é pároco nesta próspera vila de Ribamar, com tradições seculares ao mar e à pesca.  Ontem, o nosso editor Luís Graça, teve ocasião de lhe dar um abraço solidário e de transmitir o seu apreço, apoio e afeto, numa altura em que está a ser vítima de uma campanha de calúnias, pondo em cheque o seu bom nome, como pessoa e como dirigente  da Casa do Oeste.

O padre Joaquim Luís Batalha que nasceu, no lugar da Achada, Freguesia de Mafra, em julho de 1938, estando portanto à beira de fazer oitenta aninhos, é um homem generoso e afável, que está neste momento a ser vítima de um "assassínio de caráter", já que ele é o rosto institucional e mediático da Casa do Oeste,  por parte de certa imprensa sensacionalista e populista. Prontifiquei-me de imediato a publicar o comunicado que acima reproduzimos. Conheci o padre Batalha desde que foi paroquiar a freguesia da Lourinhã nos anos de 1980. Embora o nosso convívio seja esporádico, tenho por ele grande estima e consideração.

Há 28 anos que a Casa do Oeste está também na Guiné-Bissau e, tanto quanto sabemos, a ação tem sido meritória e exemplar.

________________

Nota do editor:

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

"Notícias" destas são muito tristes para todos nós: (i) as criancinhas da Guiné-Bissau a quem vão dizer que andamos a encher a mula à conta delas; (ii) as ONG e demais organizações, honetsas, sérias, que trabalham na Guiné e para a Guiné; e, por fim, para todos nós, (iii) amigos e cmaaradas da Guiné...

Há jornais (?) e jornalistas (') que, pura e simplesmente não nos devem merecer nem dispensa de tempo nem crédito... LG