quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17851: In Memoriam (305): José Martinho da Silva (1944-2013), ex-soldado corneteiro, CCAÇ 818, Xitole e Fá Mandinga, 1965/67... Natural de Ereira, vivia em Caixeira, Montemor-o-Velho, morreu em 25/12/2013... Faria hoje anos: homenagem da sua neta, Tânia Pereira


Foto nº 1 > O José Martinho da Silva, sold cornt, CCAÇ 818 (Xitole, 1965/67),  no Saltinho.. Ao fundo, um trecho da ponte sobre o Rio Corubal.



Foto nº 2 >  Xitole (?)... A hora rancho (c. 1965/67)


Foto nº 3 > Xitole (?)... Sentado, em tronco nu, a fumar (c. 1965/67)


Foto nº 4 >  No navio de transporte de tropas com mais camaradas (c. maio de 1965)


Foto nº 5 > Possivelmente no Xitole (c. 1965/67)




Foto nº 6 > Possivelmente, verso da foto anterior:  distinguem-se bem dois tipos de letra: à direita, possivelmente a de um graduado ("Um bajuda é sempre notícia entre os soldados. Até o 28, o Gerês, tocou harmónica"... À esquerda, a do José Martinho da Silva: "Idália, aqui mais uma vez me encontro com uma bajuda preta. Ofereço esta foto à minha futura noiva como prova de amor"... José Martinho da Silva assentou praça em 1964 (nº mecanográfico 1822/64)... O SPM da CCAÇ 818 era o 2778. 



Foto nº 7 > Possivelmente no Xitole, com as bajudas e a criançada (c.  1965/67) 


Foto nº 8 > Postal de Boas Festas, para a namorada e futura esposa Idália... Saltinho, 17/12/1966




Foto nº 9 > Dedicatória. no verso de uma foto,  à namorada e futura esposa. Maria Idália de Sousa Custódio... Xitole 16/9/1965.



Foto nº 10 > Xitole (?) ... Com uma bajuda, na rua principal da povoação... (c. 1965/67)



Foto nº 11 > Xitole (?) (c. 1965/67)




Foto nº 12 > Xitole (?)... Nicho com a imagem de N. Sra. Fátima, construído e inaugurado pela CCAÇ 510,  em 13 de maio de 1965. A CCAÇ 818 terá ido render a CCAÇ 510, justamente em maio de 1965.


Foto nº 13 > Xitole (?)... (c. 1965/67)


Foto nº 14 >  Louvor do comandante militar do CTIG, briagadeiro Reymão Nogueira, com data de 5 de fevereiro de 1967, dado ao sold nº 1822/64, José M. Silva.


Fotos: © Tânia Pereira (2017). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Da nossa leitora Tânia Paredes, recebemos hoje, às 1h19,  a seguinte mensagem:

Exmo. Sr.

Envio este e-mail, com vista a poder homenagear o meu avó, que faria anos hoje, dia 11 de Outubro, através do Vosso Blog 'Luís Graça & Camaradas da Guiné'. Também ele esteve presente na guerra colonial na Guiné, e gostava. por isso, que fossem publicadas algumas das suas fotografias neste dia, se for possível.

Desde já um muito obrigada pela atenção.

O meu avô deixou-nos a 25 de Dezembro de 2013, e tem por nome José Martinho da Silva, nascido na Ereira, vivia na localidade da Caixeira, pertencente ao concelho de Montemor-o-Velho, Coimbra.

Seguem em anexo, algumas das suas fotografias e registos [, em número de 17,], deixando ao seu critério a escolha e colocação das mesmas.


2.  Resposta do nosso editor:

Tânia, teremos muito gosto em realizar o seu desejo, publicando  hoje mesmo este  poste de homenagem ao seu avô... Vamos aproveitar algumas fotos, a maioria está em mau estado, temos que as recuperar... Mas têm interesse documental, além de sentimental...

Não tem a caderneta militar dele? Ele era soldado corneteiro... A companhia anterior era a Companhia de Caçadores 510, a CCAÇ 510 [, foto nº 12], que esteve em Bissau, Xitole, Saltinho e Bissau, comandada pelo capitão de infantaria João Fernandes da Ressurreição. Data da partida: 14/7/1963, regresso a casa: 7/8/1965...

Ora o seu avó estava  em 16/9/1965 no Xitole e no destacamento do Saltinho (que pertencia ao subsetor do Xitole) em 17/12/1966 [, foto nº 8]... Deve ter regressado a casa em fevereiro de 1967 [, foto nº 14]...

Estes são os elementos que conseguimos recuperar das fotos... Confirme também o ano de nascimento do seu avô [, provavelmente 1944; ele fez a recruta em 1964, com 20 anos]...

Segundo o que apurámos mais, ele deve ter pertencido à CCAÇ 818, mobilizado pelo BCAÇ 10 (Chaves). Esta companhia, independente,  partiu para a Guiné em 21/5/1965  [, foto nº 4] e regressou em 8/2/1967. Esteve no Xitole (e Saltinho) e Fá Mandinga, no leste da Guiné, região de Bafatá... Teve 2 comandantes: cap inf José Manuel Pires Ramalho e cap inf Humberto Amaro Vieira Nascimento.

Veja se confirma estes elementos, ainda esta manhã, a subunidade a que pertenceu o seu avô... Em qualquer altura podemos corrigir o poste que publicamos agora mesmo. Vou pedir também aos nossos colaboradores que confirmem estes dados. Tínhamos, até agora, apenas uma referência a esta companhia no nosso blogue e nenhum representante na Tabanca Grande.

Ficamos sensibilizados pelo seu gesto. Onde quem quer o seu avô esteja, sentir-se-á orgulhoso da sua neta. Com esta publicação, o seu avô não ficará seguramente inumado na "vala comum do esquecimento"... Esta é também a missão do nosso blogue: ajudar a salvar as nossas memórias e as memórias das nossas famílias...

Um beijinho dos editores.
______________

Nota do editor:

Último poste da série > 3 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17727: In Memoriam (304): Faleceu o Comandante Pombo, José Luís Pombo Rodrigues, uma figura lendária dos céus da Guiné. As cerimónias fúnebres terão lugar segunda e terça-feira, no Carregado e Póvoa de Santa Iria (Manuel Resende / Maria João Alves Pombo Rodrigues)

9 comentários:

Anónimo disse...


Tânia Paredes
11 out 2017 14:00


Boa tarde,


Muito, muito obrigada! Estou muito grata e certamente o meu avô muito Feliz!

A família toda agradece a Vossa disponibilidade!



Os melhores Cumprimentos,

PS. Caso consiga mais algum documento, enviar-Vos-ei.
Grata pelo Vosso trabalho.

José Marcelino Martins disse...

São estas iniciativas que me vão oferecendo a GARANTIA de que, num futuro, mais ou menos próximo, não seremos esquecidos.

Aqueles que ainda são MIÚDOS, apesar de alguns já terem ultrapassado a casa dos 20 anos, continuam a perpetuar a memória dos seus heróis.

Parabéns À NOSSA NETA TÂNIA (*), pela iniciativa, e pode estar ciente de que os poucos que restamos, continuaremos a deixar o nosso testemunho de camaradagem e amizade, para os que já partiram.

Um beijo grande para a Tânia, e as minhas saudações à familia, que preserva a memória dos seus.

[*] Se os filhos dos nossos camaradas, nossos filhas são, por maioria de razão se aplica o mesmo aos netos.


Tabanca Grande Luís Graça disse...

São muito escassas as referências, na Net, a esta companhia... Por sorte, encontrámos alguns vídeos de almoços convívio do pessoal, em anos mais recentes:


VALONGO - ALMOÇO CONVÍVIO CCAÇ 818 - GUINÉ 1965 - 1967
Publicado em 31/03/2013, no You Tube

A Companhia de Caçadores 818 esteve na Guiné, em Bissau - Xitole - Saltinho, de Maio de 1965 a Fevereiro de 1967. Nas imagens: Combatentes, Amigos, Esposas Filhos e Netos....

https://www.youtube.com/watch?v=Iv5wh7vqscE


Encontrámos este vídeo no You Tube > Cândido Viana Gonçalves, postado em 26/3/2012:

"A Minha Terra é Linda. Grupo da Companhia 818":

https://www.youtube.com/watch?v=YyDwm7palzQ

E ainda, um outro vídeo:

"Mesmo se tivesse passado maus momentos... tenho saudade",,, (22/6/2012)

https://www.youtube.com/watch?v=bTsc3elHHho


Mais recente:

"Convívio da Companhia 818 em Macedo de Cavaleiros em 23 de Maio de 2015"

https://www.youtube.com/watch?v=W7AeCRiyQHM

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Como diz, e muito bem o José Martins, "os filhos dos nossos camaradas nossos filhos são e, por mais razão, os netos dos nossos camaradas nossos netos serão"...

Cláudia Paredes disse...

Obrigada Tânia por me fazeres recordar e dares a conhecer coisas que ainda não conhecia do nosso avô. Tão significativas para ele e que tanto ditaram a sua forma de viver.
Orgulho em ter exemplos de vida como os vossos, que devo seguir.
Excelente trabalho de ambas as partes.

(…)
“Há gente que fica na história
da história da gente
e outras de quem nem o nome
lembramos ouvir
São emoções que dão vida
à saudade que trago
Aquelas que tive contigo
e acabei por perder
Há dias que marcam a alma
e a vida da gente
e aquele em que tu me deixaste
não posso esquecer”
(…)
Grata por todo o carinho prestado,
Cláudia Paredes (neta de José Martinho da Silva)

Fátima Martinho disse...

Escrevo com o objetivo de agradecer aos editores do blogue a homenagem feita ao meu pai José Martinho da Silva. Igualmente feita a todos os camaradas que como ele viveram estas experiencias.
Obrigada pela atenção que tiveram,
Melhores cumprimentos, Fátima Martinho (Filha)

Hélder Valério disse...

Ou estou a ficar mais "piegas" ou com maior sensibilidade para este tipo de manifestações mas, a verdade é que não foi possível acompanhar este 'post' de modo corriqueiro, insensível.
Não, na verdade, impressionou-me
Fiquei, como refere o Zé Martins, a pensar que enquanto houver esta espécie de "agarrar o testemunho", por parte de filhos e netos(as) podemos ter esperança que as nossa "aventuras africanas" ainda perdurarão mais algum tempo.

Muito obrigado pelos afectos demonstrados.
O José Martinho da Silva foi justamente homenageado e da melhor maneira!

Hélder Sousa

Olga Martinho disse...

Boa noite,queria agradecer a homenagem que ajudaram a fazer ao meu pai.
Apesar de hoje já não estar fisicamente connosco,está sempre presente no nosso coração.Onde ele estiver está certamente muito feliz e orgulhoso com homenagem feita pela sua neta Tânia.

"As pessoas que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós."
Atenciosamente
Olga Martinho (filha).

Unknown disse...

Quero deixar um obrigada Enorme por terem partilhado estas memórias do meu querido avô! Fico muito feliz por saber que existem plataformas como estas, que nos permitem mostrar ao mundo a falta que aqueles que amamos nos fazem, e saber que do outro lado estão pessoas que nos entendem! Ele está certamente radiante com esta homenagem e com o vosso companheirismo. Amo-te muito querido avô, um beijo cheio de saudades de quem não te esquece um único dia ❤
Obrigada!
Daniela Leitão (Neta de José Martinho da Silva)