domingo, 15 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17864: O nosso livro de visitas (194): António Fernando Rouqueiro Ramalho, ex-fur mil at cav, CCAV 2639 (Binar, Bula e Capunga, 1969/71)....Será possível saber do paradeiro da menina Helga dos Reis que eu e o cabo enfermeiro do meu pelotão ajudámos a vir ao mundo, em 6 de janeiro de 1971, na tabanca de Ponta Consolação (Nhinte) ? A estar viva, terá hoje 46 anos

1. Mensagem do nosso leitor e camarada António Ramalho:

Data: 15 de outubro de 2017 às 11:00

Assunto: Guiné 1969/1971

Caro camarada Luís Graça.

Na apresentação do livro  "As Mulheres e a Guerra Colonial", de Sofia Branco,  foi-me sugerido a consulta do seu blogue que apreciei, e onde está o seu endereço,  além de outros contactos.

Por sugestão da autora e sobre um tema que lhe apresentei, sugeriu-me que o contactasse.

Fiz parte da CCAV 2639 (independente de qualquer Batalhão, sob o comando do Com-Chefe) desde outubro de 1969 até setembro de 1971, na zona de Bula, Binar, Bissorã (Bissum), substituída pela 2748 (?),  comandada por Salgueiro Maia.  [O cap cav Salgueiro Maia foi comandante da CCAV 3420, Bula, 1971/73 (LG)]

Já fui convidado para lá voltar, o que recusei pois não quero presenciar a destruição de tudo aquilo que fizemos em prol das populações, nossos compatriotas na altura.

Além da parte operacional, fizemos o reordenamento das tabancas de Capunga, Pete e Ponta Consolação (Nhinte).

Nesta última assisti ao parto,  acompanhado pelo cabo enfermeiro do meu Pelotão.  no dia 6 de
janeiro de 1971, de uma menina que logo a baptizamos como Helga dos Reis.

A tabanca era chefiada por um cidadão chamado Eusébio. Esta menina terá hoje 46 anos, será possível saber do seu paradeiro, estará em Portugal?

Apresento-lhe os meus mais respeitosos cumprimentos.

António Fernando Rouqueiro Ramalho

2. Mensagem posterior do António Ramalho:

Nasci a 3 de Janeiro de 1948, em Vila Fernando, Elvas, mas não sou médico, se tem havido tempo teria sido agrónomo ou veterinário!  ( "O Mirante", semanário regional de Santarém, há anos que mantém esta "gralha" por inúmeras vezes tentei corrigi-la mas pelos vistos ainda se mantéa: não confundir a minha pessoa com um tal António Fernando Rouqueiro Ramalho, de 69 anos, também feitos em 3 de janeiro de 2017, médico, ex-diretor do Centro de Saúde de Azambuja).

Estive nas Contribuições e Impostos de passagem, era muito trabalho para pouco salário! Toda a minha vida estive ligado à indústria agro-alimentar, já na Guiné comíamos frangos com a "minha patente"!... Era a empresa guineense A.M. Correia de Paiva que os importava, lembram-se?

Estive na Guiné como Furriel Miliciano, distinto atirador de Cavalaria,com fraca pontaria!
Obrigado por me ter corrigido o nº da CCAV. do Salgueiro Maio, que foi meu instrutor em Santarém e quis o destino que nos fosse substituir à Guiné.

Envio então a foto que corresponde ao meu nome, muito mais bonita que a anterior!...
Um forte abraço para todos os que consultam o Blogue.

Se o tempo o permitir conto estar na Casa do Alentejo no próximo dia 21/10 [, na apresentação do livro do José Saúde].

3. Nota do editor:

Caro António Ramalho, vejo que és da terra do Mário Fitas. um dos membros séniores ds Tabanca Grande,

Por outro lado, constato que fomos contemporâneos na Guiné, com uma diferença de cinco meses... Eu cheguei à Guiné em finais de maio de 1969, integradao na CCAÇ 2590, futura CCAÇ 12. E regressei a casa em março de 1971.

A Sofia Branco é nossa amiga, e contou com o apoio do nosso blogue  na elaboração do seu livro "As mulheres e a guerra colonial" (Lisboa, A Esfera do Livro, 2015).

Sobre a CCAV 2639 tínhamos até agora 13 referências e dois representantes na nossa Tabanca Grande, o Victor Garcia, ex-1º Cabo Atirador, e o Mário [Jorge Figueiredo] Lourenço, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista. [Esta companhia esteve adida ao BCAV 2868, Bula, 1969/70].

Seria interessante tu,  António Ramalho, pudesses (e quisesses) juntar-se a nós: somos, desde 2004,  uma Tabanca Grande, já com 755 amigos e camaradas da Guiné... A nossa única missão é partilhar memórias (e afetos) daquele tempo em que lá estivemos fazendo a guerra e... a paz.

Espero poder conhecer-te ao vivo, no próximo sábado, na Casa do Alentejo

______________

Nota do editor:

Último poste da série >  1 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17717: O nosso livro de visitas (193): Daniel dos Santos, nascido na Praia, Cabo Verde, autor de "Amílcar Cabral: um outro olhar" (Lisboa, Chiado Editora, 2014, 604 pp.)

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Na ausência de uma clara identificão do nosso leitor e camarada, npmeadamente no que dizia respeito ao posto e especialidade, fomos à Net e encontrámos uma pessoa justamente com o mesmo nome, António Fernando Rouqueiro Ramalho, de 69 anos, feitos em 3 de janeiro de 2017, médico, ex-diretor do Centro de Saúde de Azambuja... As nossas desculpas a ambos...LG