domingo, 5 de novembro de 2017

Guiné 61/74 - P17937: Blogpoesia (536): "A Terra e o Sol...", "Aquela força..." e "Cantos e recantos...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Foto: © Dina Vinhal


1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) três belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


A Terra e o Sol…

Preocupam-me a Terra e o Sol.
Milénios de milénios, brilharam no mundo.
Semeando a vida. No silêncio astral.
Acabada a aventura, temo o escuro das trevas e a morte geral.
Renasça o nada das cinzas.
Acabe-se o tempo. Este vagão carregado. Parado para sempre, sem sopro.
Cessem as dores e as penas.
Se rasguem as vestes e vença a nudez.
De resto, a verdade total.
Tudo ao começo. Mais vale que o estertor da imundície a que a humanidade chegou.
Um deserto do bem. O reino do mal…

Berlim, 2 de Novembro de 2017
7h29m
Jlmg

************

Aquela força…

Aquela força que irradia do rosto,
Brilhando nos olhos,
Num sorriso sem fim,
Fez um milagre,
Bem dentro de mim.
Iluminou meu passado,
Carregado de escuro,
Névoas do céu,
Pedaço do mundo,
Me impedindo de ver.
Escondeu-me o caminho,
Talhado no berço.
Feito para amar,
Com corpo e com alma.
Cobriu-me de luto.
Viúvo da vida,
Com sol e luar.
Seara de fruto,
Raiado de cor,
Para comer e para dar.
Afastou-me do mundo,
Encerrou-me num souto.
Pleno de sombras.
Nem vivo nem morto.
Claustros de pedra,
Fria e inerte.
Rochedo do mar,
Batido das ondas,
Coberto de limos.
Cercado de algas,
Enterrado na areia.
Para sempre e para nada…

Berlim, 31 de Outubro de 2017
8h25m
Jlmg


************

Cantos e recantos...

Procurei em todos os cantos e recantos desse mundo um lugar de paz.
Onde o sorrir fosse a saudação
E o abraço a despedida.
Conviver e partilhar fosse a bandeira ao alto, desfraldada.
As portas todas pudessem ficar abertas a toda a hora.
Se respirasse confiança pura e verdadeira.
A constituição fosse a consciência.
Onde cada um pudesse ser tudo em plenitude.
O bom, o bem e o belo fossem o lema de cada dia.
Cansado e desiludido, regressei mais pobre.
Afinal, ao pé de mim, eu tenho o mar, o céu e viceja a terra.
Meu refúgio firme é ser quem sou com Deus na minha casa e um bom vizinho...

Berlim, 5 de Novembro de 2017
7h25m
amanheceu com sol
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17914: Blogpoesia (535): "Ao ritmo das marés...", "O lobo-pastor..." e "Nunca arrefeça...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: