quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Guiné 61/74 - P17946: Agenda cultural (602): Hoje, às 18h30, no Porto, FNAC Santa Catarina: lançamento do último livro de Carlos Vale Ferraz (nosso camarada de armas, Carlos Matos Gomes), "A Última Viúva de África". Apresentação a cargo do Coronel Ref David Martelo



Convite da Porto Editora e do autor para a sessão de lançamento do livro do escritor Carlos Vale Ferraz (e nosso camarada de armas, Carlos Matos Gomes),!A Última Viúva de África", no Porto, FNAC Santa Catarina, às 18h30.

(Vê aqui a "nota de leitura" do nosso crítico literário, Mário Beja Santos:

(... ) "Carlos Vale Ferraz é autor de uma das obras-primas da literatura de guerra, "Nó Cego". Ao longo dos anos tem dividido a sua atividade literária pela ficção e pela historiografia contemporânea. O seu novo romance leva-nos até às sanguinárias guerras do Congo, pós-independência, a articulação nos grupos catangueses e mercenários de muitas origens com o que se passava no Leste de Angola.

A enigmática Madame X é uma minhota que chegou ao Congo nos anos 1950 e que vai avisando Luanda e os serviços de informação portugueses do que se está a passar, Miguel Barros é o português que viverá toda a trama deste período tumultuoso e que mais tarde deixará uma gravação que funciona como o fio de Ariadne no labirinto dos acontecimentos, um desfecho espantoso de um mausoléu de Madame X num templo algures no Alto Minho - dali partiu alguém para viver os dramas do império e ali regressou como último parágrafo da descolonização." (...) 


_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 4 de novembro de  2017 > Guiné 61/74 - P17933: Agenda cultural (601): Hoje, na Casa do Alentejo, em Lisboa, às 15h00: O poeta Silvais (Évora) e seus convidados, confrades da poesia popular + Grupo Coral Fora D'Oras (Montemor-o-Novo)

1 comentário:

alma disse...

Fui ao lançamento em Lisboa. Da nossa Tabanca estivemos 2. Abraço!