domingo, 3 de dezembro de 2017

Guiné 61/74 - P18039: Ai, Dino, o que te fizeram!... Memórias de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Capºs 11 e 12: os primeiro dois mortos do batalhão, por acidente com dilagrama


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3ª CART / BART 6520/72 (1972/74) > "Este aerograma foi enviado de Fulacunda, na Guiné, em 1973, para a minha namorada. Em 2017 reenvio-o para todos os ex-combatentes. Bom Natal"... [Fonte: página do Facebook do autor]

Foto (e legenda): © José Claudino da Silva (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Foto de ontem (à esquerda) e   de hoje (à direita, em baixo):  o José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72, Fulacunda, 1972/74.

Nascido em Penafiel, em 1950, criado pela avó materna, reside hoje em Amarante. Está reformado como bate-chapas. Tem o 12º ano de escolaridade. Foi um "homem que se fez a si próprio", sendo já autor, com dois livros publicados (um de poesia e outro de ficção).  Tem página no Facebook. É membro nº 756 da nossa Tabanca Grande .


1. Continuação da pré-publicação do próximo livro (na versão manuscrita, "Em Nome da Pátria") do nosso camarada José Claudino Silva:

Sinopse (*):

(i) foi à inspeção em 27 de junho de 1970, e começou a fazer a recruta, no dia 3 de janeiro de 1972, no CICA 1 [Centro de Instrução de Condutores Auto-rodas], no Porto, junto ao palácio de Cristal;

(ii) escreveu a sua primeira carta em 4 de janeiro de 1972, na recruta, no Porto; foi guia ocasional, para os camaradas que vinham de fora e queriam conhecer a cidade, da Via Norte à Rua Escura.

(iii) passou pelo Regimento de Cavalaria 6, depois da recruta; promovido a 1º cabo condutor autorrodas, será colocado em Penafiel, e daqui é mobilizado para a Guiné, fazendo parte da 3ª CART / BART 6250 (Fulacunda, 1972/74);

(iv) chegada à Bissalanca, em 26/6/1972, a bordo de um Boeing dos TAM - Transportes Aéreos Militares; faz a IAO no quartel do Cumeré;

(v) no dia 2 de julho de 1972, domingo, tem licença para ir visitar Bissau,

(vi) fica mais uns tempos em Bissau para um tirar um curso de especialista em Berliet.


2. Ai, Dino, o que te fizeram!... Memórias de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Capºs 11 e 12: os primeiros dois mortos do batalhão

[O autor faz questão de não corrigir as transcrições das cartas e aerogramas que começou a escrever na tropa e depois no CTIG à sua futura esposa. Esses excertos vêm a negrito. O livro, que tinha originalmente como título "Em Nome da Pátria", passa a chamar-se "Ai, Dino, o que te fizeram!", frase dita pela avó materna do autor, quando o viu fardado pela primeira vez. Foi ela, de resto, que o criou. ]


11º Capítulo > ALBANO MENDES DE SOUSA CASTRO E O POLÍCIA DESCONHECIDO.

O mundo é mesmo pequeno. Sempre vivi por acaso, na maioria das vezes,  sem um plano pré-concebido; sobrevivi sempre. Quando nada o fazia crer e mesmo sem saber como, tenho a impressão de que tudo quanto me diz respeito, por muito mau que seja, de repente acontece algo para me livrar de apuros.

Passaram-se 15 dias, saí do Cumeré. Fui para Bissau tirar um curso de especialista em Berliet. Fui parar ao quartel-general.

Foi a Cesaltina Carneiro, de Figueiró (Santa Cristina), Amarante, que me disse ter o namorado na Guiné. Eu nem devia ter conhecido a Cesaltina, foi uma casualidade enorme, tampouco saber do seu namorado de quem nem me interessava, absolutamente nada. Mesmo assim insistiu em dar-me o endereço dele, quando soube que eu ia para a Guiné. Pura e simplesmente não quis.

Pois bem, sentado junto à porta de armas do quartel-general em Bissau, um camarada senta-se a meu lado e pergunta-me se eu não era o cabo que tinha andado aos papéis no Pilão dias antes. Claro que disse que sim! Palavra puxa palavra, descubro o Albano Mendes de Sousa Castro, natural de Telões, Amarante, namorado da Cesaltina Carneiro, com quem haveria de casar. Era 1º cabo cozinheiro na messe de oficiais.

Este pequeno capítulo é a minha modesta homenagem a um homem que conheci em circunstâncias dramáticas, que me deu algumas vezes de comer comida de oficiais superiores, mesmo correndo riscos, por retirar comida da messe, às escondidas. Manteve-se meu amigo enquanto viveu. Não foi longa a sua vida mas foi uma vida cheia de dignidade. Obrigado, Albano, estejas onde estiveres.

Quero aproveitar este capítulo para agradecer a um soldado das forças policiais, do qual não sei o nome, por me ter socorrido quando desfaleci numa rua de Bissau, por desidratação.

Levou-me para a esquadra, deu-me de beber e, após ter recuperado, levou-me de carro ao quartel. Os meus sinceros agradecimentos ao polícia desconhecido.


12º Capítulo > O PRIMEIRO HERÓI

Qualquer um dos ex-camaradas de guerra terá uma história igual, ou muito parecida com a minha, para contar. Antes ainda de sermos colocados nas zonas de guerra, quase todos passávamos pelo mesmo. Os que me estão a ler regressaram e tendo a guerra terminado, há 43 anos, cada vez somos menos para a lembrar.

Quero que saibam que somente agora tive coragem de reler o que escrevi. Não sei se conseguirei levar o meu intento até ao fim. Tentarei dar o meu contributo para as gerações futuras entenderem. Visto por um insignificante soldado sem nome, modesto elemento da “Ala dos Namorados”, o que é a guerra. Ou antes, a guerra vista por aqueles que não deixam o nome na história. Os soldados. Pois, são apenas um número.

Olhando o mundo e as estúpidas guerras, que entretanto se foram travando, não creio que este testemunho modifique alguma coisa. A humanidade foi, é e será,  dominada pela cobiça sem escrúpulos, dos gulosos insatisfeitos que pululam a terra. O dinheiro nunca será o suficiente pois cada um quer, e vai querer sempre, muito mais do que o necessário. É uma miserável consequência de sermos uma espécie desprezível.

No dia 15 de Julho de 1972 fui nadar e comer ostras para Quinhamel. À noite escrevi:

“No meu Batalhão e pertencentes à Companhia C.C.S. quando procediam ao lançamento de um Dilagrama (Dispositivo de lançar granadas de mão com a G 3) a mesma rebentou e morreram um Alferes e um Soldado. Disseram-me que o Alferes quando viu a granada se atirou para cima dela se não teriam morrido muitos mais. Lamento muito dar-te notícias destas”.

Nem há um mês estava em solo guineense. Começavam as tragédias com o meu batalhão.
___________

Sem comentários: