quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Guiné 61/74 - P18052: Os nossos seres, saberes e lazeres (243): Em Vila de Rei, um passeio em relance (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70) com data de 1 de Setembro de 2017:

Meus queridos amigos,
Quem desfruta de uma vista desafogada a partir da barragem do Cabril, pode organizar passeios nas redondezas, maravilhas não faltam: a casa de Malhoa em Figueiró dos Vinhos, localidade que possui um belo centro cultural com exposição permanente de artistas naturalistas; em Cernache do Bonjardim, é possível visitar o Colégio das Missões, daqui partiram missionários para todos os pontos do império e também é possível visitar o ateliê de um grande pintor, Túlio Vitorino.
Encurtando razões, estas localidades de interior, acoitadas por falta de indústria, pela fuga dos jovens que desesperam pela inexistência de trabalho, temos aqui tributos de resistência que são as bibliotecas municipais, o cinema aos fins de semana, as casas de cultura, os festivais gastronómicos e muito belas praias fluviais.
Este passeio por Vila de Rei foi só para despertar o apetite, aqui se regressará, e de muito boa vontade.

Um abraço do
Mário


Em Vila de Rei, um passeio em relance (2)

Beja Santos

Estando o viandante exatamente no centro de Portugal, saciada a curiosidade com a visita à biblioteca municipal José Cardoso Pires, não havendo condições para desfrutar o que o município oferece entre a ribeira do Codes e o rio Zêzere, neste território que até lembra uma península, que é bastante montanhoso, e para o caso basta relembrar a Serra da Melriça onde se alberga o Centro Geodésico de Portugal, aproveita-se o tempo útil a dar umas passadas pela vila, ficará para mais tarde uma visita aos museus de Geodesia, ao municipal e ao da escola da fundada, e até mesmo a Água Formosa, aldeia de xisto muito procurada pelo caráter arquitetónico.



Logo este fontanário que corresponde a um tempo em que se azulejava com o mesmo espírito em que se acreditava que a arte deve estar à disposição do povo, assim se encheram de azulejos gares ferroviárias, nunca se esqueça a estação de S. Bento, uma catedral do azulejo. Em Lisboa, goza fama o que foi a fábrica Viúva Lamego, o edifício virado para a Avenida Almirante Reis e a esplendorosa fachada em pleno largo do Intendente. Azulejos icónicos, os fontanários perderam funcionalidade, o que é de lamentar, pois criariam outro ambiente a esta arte pública, como agora soe dizer-se. E que belos são estes azulejos, verso e reverso.


O viandante, está-lhe na massa do sangue, fareja tudo quanto é porta, portal ou portada. Esta está descorada, desprezada, talvez a aguardar uma substituta, toda metalizada. É uma relíquia do passado, a pintura está escalavrada, tem tons ferruginosos. Enfim, um mundo antigo, irrecuperável. Todos iremos perder com a substituição desta porta, neste espaço marcado por património virá talvez a modernização e a perda de caráter.


Entrou-se no arco, percorreu-se nas duas direções, a da plena luminosidade e a do claro-escuro, como a claraboia a meio a lançar um jato de luz. Conferidas as imagens, foi esta que prevaleceu, do negrume se parte para a luz, só por deambular entre os arcos valeu vir a Vila de Rei.


Pediu-se respeitosamente à proprietária licença para reter esta ondulação da varanda, a senhora sorriu, agradeceu e recolheu-se. O que era mais importante não cabe na fotografia, é a elegância da varanda que altera, por ilusão de ótica, o comprimento da fachada. A despeito desse revés, compartilha-se da fruição dessa onda de mar desenhada pelo ferro.


É na subida desta rua antiga que temos mais azulejo, desta vez uns serafins rubicundos a encimar duas colunas floreadas. O viandante pôs-se a perguntar onde reside a força peculiar deste azul e branco que tudo realça, que dá um ar moçoilo a estas paisagens urbanas, tão próximas da paisagem rural, e não obtém resposta. O azul é rei em Vila de Rei.


Consta que esta porta vem de um passado muito antigo, trata-se de uma igreja sofredora, por aqui andaram franceses invasores que profanaram o templo, sabe-se lá o que pilharam, se cuspiram nas imagens ou derribaram alfaias religiosas, tabernáculos ou até mesmo esfaquearam quadros. A esta hora do dia, esses pensamentos deixam de ser contabilizáveis, o fascínio é a luz, o seu transporte, o que escurece e o que encandeia. Há um pintor português, Manuel Amado, que brinca com estes contrastes, com vigor e engenho. O que importa é que o viandante não quis perder aquele capricho de luminosidade, ele aqui fica.


Para a próxima, é por aqui que recomeça o passeio, na picota da Serra da Milriça, é o museu de geodesia, a vista é um desfrute, acreditem. Quem lá for notará duas coisas bem curiosas: a rebeldia na natureza, o verde ao cimo da terra depois dos grandes incêndios que aqui ocorreram em 1986 e 2003; e postando o olhar noutra direção a recente desolação do incêndio de 2017 que desfalcou em grande parte uma das freguesias do seu coberto florestal. Mas mesmo com terra calcinada, a panorâmica é incomparável. Só para estar aqui, com vista tão desafogada, vale a pena viajar de onde quer que seja até Vila de Rei.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 de novembro de 2017 > Guiné 61/74 - P18022: Os nossos seres, saberes e lazeres (242): Em Vila de Rei, à procura de José Cardoso Pires (1) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Antº Rosinha disse...

Encurtando razões, estas localidades de interior, acoitadas por falta de indústria, pela «fuga dos jovens que desesperam pela inexistência de trabalho».

BS acerta tantas, mas aqui nesta da fuga por falta de trabalho, bem podia escrever «por excesso de trabalho».

Ou então o nosso Beja Santos não sabe o que era ver escarpas darem pão e vinho, e o trabalho que isso dava.

Claro que cada um tem o seu ponto de vista!