segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Guiné 61/74 - P18103: (De)Caras (102): O nosso João Crisóstomo em estampilha comemortativa da Fundação Internacional Raoul Wallenberg, emitida pelos correios postais do estado de Israel





Cópia do estampilha  emitida pelos correios do Estado de Israel, por iniciativa da Fundação Internacional Raoul Wallenberg. Trata-se de uma coleção de estampilhas comemorativas da Fundação. Entre os anteriores homenageados, pessoas inidviduais e coletivas, num total de cerca de 3 dezenas,   está, por exemplo, o português Aristides Sousa Mendes (por ocasião do 50º aniversário do seu falecimento).



1. Mensagem do nosso amigo e camarada da diáspora, João Crisóstomo (Nova Iorque), ativista de causas sociais, ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67):
-
Data: 18 de dezembro de 2017 às 15:20
Assunto: Fwd: Stamp -Israel

Caríssimos,

Junto um e mail que  enviei  aos meus filhos ( e que junto a seguir ).    Francamente não sei que fazer disto.  Sem  querer ser ridículo e idiota (, pois sei muito bem que  muita  gente merece estes reconhecimentos   muito mais do que eu  e  permanecem sempre 'esquecidos" e só um conjunto de circunstancias inesperadas deu azo a isto), não quis com  falsa modéstia pretender  não querer que ninguém saiba; e por isso  lembrei-me   de dar conhecimento  disto aos meus amigos mais chegados. 

Deixa-me porém "pôr os pontos nos iis" e explicar  a natureza deste selo, conforme ( a meu pedido)
 me foi  explicado pela IRWF - International Raoul Vallenberg Foundation: 

"The stamp ……. was commissioned by the IRWF and issued by the Israel Postal Authority,,,It is perfectly valid for postage purposes, but it is a limited edition,  not available for the public at large. Only the IRWF can authorize the issuance of further sheets"...

Como tu me tens dado o privilégio da tua muito apreciada amizade, aqui vai. 

Um grande abraço grande de Boas Festas para ti e a Alice.

João C

2. Mensagem de João Crisóstimo para os filhos, Cristina e John Crisóstomo:


Subject: Fwd: Stamp -Israel
Date: December 16, 2017 at 11:37:53 PM EST

Meus filhos queridos,


Há tempos falaram-me que, dado o meu esforço no sentido de diálogo e compreensão entre diversas religiões e no reconhecimento e divulgação de Aristides de Sousa Mendes, Luís Martins de Sousa Dantas, Angelo Roncalli (agora S. João XXIII) e outros,  a IRWF ia sugerir um selo em Israel…

Na altura nem cheguei bem a compreender do que estavam a falar, mas agora enviaram-me isto.

Vocês são meus filhos e portanto, sem pretensões de merecimento ou não da minha parte , aqui está, FYI.

Dad, Vovô


 3. Mensagem  de  ZK-IRWF para o João Crisóstomo:

Subject: Stamp -Israel
Date: December 15, 2017 at 3:58:40 PM EST

Hi Joao,

Attached please find a copy of the new stamp.  As soon as we receive the originals I will let you know.

Best, Zvika 

_____________

Nota do editor:

Ultimo poste da série > 30 de novembro de 2017 > Guiné 61/74 - P18030: (De)Caras (101): J. Casimiro Carvalho, ex-fur mil op esp, CCAV 8530 (Guileje, 1972/73) e a "patrulha fantasma", massacrada em Gadamael, em 4/6/1973

4 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

João:

Deves-te sentir justamente honrado... Passas a figurar ao lado de outros heróis (como eu costumo chamar, "mais do que homens, menos do que deuses")...

É uma coleção filatélica da IRWF donde constam já cerca de 3 dezenas de figuras... Ficas lá muito bem. E nós sentimo-nos bem, e também honrados, cá no "back office"... Conta sempre connosco...

Teus amigos e camaradas da Tabanca de Porto Dinheiro... Boas festas.. Mando-te um soneto meu, para dizeres na noite de Natal, em português, se achares que o poema tem alguma qualidade... e faz sentido nesta quadra:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2017/12/guine-6174-p18101-manuscritos-luis.html

Um abraço fraterno, Luís

Anónimo disse...

Caro João Crisóstomo,
Só temos que nos regozijar com os feitos dos Portugueses. Se eles são reconhecidos internacionalmente tanto melhor, já basta o que se passa com tantos medíocres que por aqui habitam.
Celebremos as coisas boas e o reconhecimento que é feito aos nossos, mesmo quando alguns ficam esquecidos.
Um abraço,
BS

Anónimo disse...

Rui Chamusco
19 dez 2017 08:54

Justaamente honrado e merecido. Quem conhece o João (e eu sinto-me um privilegiado por ultimamente poder partilhar com ele vida e projetos) não pode deixar de se alegrar com esta boa nova. Parabéns João e um grande abraço. RUI

Anónimo disse...


Joao Crisostomo

10 dez 2017 21:06


Meu caro Luís Graça,

Nem sei o que te dizer. Evidentemente que te estou muito grato por tudo, ( e neste caso pela relevância que estás a dar a isto); mas especialmente te estou muito grato pela amizade que fazes o favor de nos conceder desde o primeiro momento em que nos encontramos. Bem hajas.
Deixa-me porém esclarecer que estou bem consciente de que estas coisas também valem de acordo e conforme a visão de cada um: da mesma maneira que, se pomos uns óculos verdes, cor de rosa ou escuros, tudo parece verde ou cor de rosa ou escuro, apesar da realidade nem ser sempre verde nem sempre cor de rosa nem sempre escura…

Mas evidentemente que me sinto muito honrado, apesar de estar bem consciente de que tudo isto, mais do que mérito da minha parte, é resultado da generosidade e bom coração de quem tem visto com "óculos favorecedores” o que tenho feito.

E por isso mesmo me limito a dar a conhecer isto apenas aos meus amigos mais chegados; pelo menos de momento, pois há quem, vendo razões que eu não consigo ver me incentive a publicitar mais o assunto.

Um abraço, grande, a condizer com o teu coração
João