segunda-feira, 26 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18461: Tabanca Grande (458): António Joaquim Alves, natural da Malveira, Mafra, a viver no Carregado, Alenquer: ex-sold at cav, CCAV 8351, "Os Tigres de Cumbijã", destacado no COMBIS, Bissau, 1972/74... Senta-se à sombra do nosso poilão no lugar n.º 767


António Joaquim Alves (nascido na Malveira, Mafra, em 1951; residente em Alenquer).

Foto (e legenda): © Manuel Resende (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Ex-sold António Joaquim Alves: mobilizado pela CPM 88251/74, acabou por ficar no COMBIS, Bissau.

Foto (e legenda): ©  António Joaquim Alves (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Cascais > Carcavelos > Junqueiro > Hotel Riviera > Magnífica Tabanca da Linha > 32.º almoço-convívio > 20 de julho de 2017 > O António Joaquim Alves, que veio do Carregado, Alenquer, com a família; a filha e os netos. Da nossa base de dados, já constava que pertencera à CCAV 8351 Tigres de Cumbijã (Cumbijã, 1972/74, companhia que foi comandada pelo cap mil  cav Vasco da Gama, membro da nossa Tabanca Grande, natural de Buarcos, Figueira da Foz). É também amigo do J. Casimiro Carvalho, régulo da Tabanca da Maia.

Foto (e legenda): © Manuel Resende (2017). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Mensagem do nosso amigo e camarada Manuel Resende, régulo adjunto da Tabanca Grande:

Data: 24 de março de 2018 às 15:12

Assunto: Inscrições

Caro Luís, falei agora com o Alves (que esteve contigo, à conversa, no nosso 36.º  convívio) e confirmou-me que:


(ii) e quer ir ao convívio da Tabanca Grande,  5 de Maio em Monte Real.

Os elementos pessoais são os seguintes:

Nome: António Joaquim Alves, ex-sold atirador de cavalaria.

Nascimento: 10 de Junho de 1951

Naturalidade: Malveira, concelho de Mafra

Residência: Carregado, Alenquer

Telefone: (...)

Endereço de email: (...)

Companhia: CCAV 8351, 1972/74;  mas esteve sempre no COMBIS (Comando Operacional de Bissau). Em Estremoz teve um acidente, pelo que não pôde acompanhar a sua unidade. Seguiu mais tarde de avião para Bissau, sendo colocado no COMBIS em rendição individual.

Junto as duas fotos da praxe.

Amigo Luís, isto vai só para ti e para ele.
Agradeço que depois da inscrição no blog, ele seja inscrito para o Convívio.

Abraço amigo,
Manuel Resende

(Elemento fornecido pelo José Martins, nosso colaborador permanente)

2. Comentário do editor Luís Graça:

Já sabia, por conversa com o António Joaquim Alves, no penúltimo encontro da Tabanca da Linha, que o nosso camarada tinha sido um amigo leal e solidário do comandante Pombo... "Morreu-me nos braços", confidenciou-me ele. A amizade vem do tempo do COMBIS, em Bissau. E acompanhou-o no final de vida, depois do seu regresso do Brasil.  Tem histórias (ora divertidas ora tristes) do comandante Pombo [, José Luís Pombo Rodrigues], para um dia contar no blogue da Tabanca Grande.

Pareceu-me um camarada são e honesto, mas de olho vivo e com um grande coração. ("Sou um saloio da Malveira", diz ele).

Passa a figurar na lista dos membros da nossa Tabanca Grande, sentando-se sob o nosso poilão com o n.º 767. Obrigado ao "padrinho" Manuel Resende.  E, para o António Joaquim Alves, vai um grande "alfabravo" de toda a Tabanca Grande.

Fica também, desde já, inscrito no XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande, a realizar em 5 de maio de 2018, em Monte Real.
_____________

Nota do editor:

Último poste da série >  22 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18238: Tabanca Grande (457): Manuel Cibrão Guimarães, ex-fur mil, CCAÇ 1620 (Cameconde, Sangonhá, Cachil, Cacine, Cacoca, Gadamael, 1966/68)... Senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 766.

2 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Parabéns António Alves e à tabanca da linha por este óptimo contributo para a tabanca grande.

Anónimo disse...

Parabens também.
E eu estava lá nessa altura - Maio a Julho de 69 -, juntamente com o BA1915 no 600, e não dei por nada, andava distraído com as minhas manias de ir a Mansoa e Mansaba de motorizada...
Enfim, coisas de 50 anos, que não esquecem e só nos enriquecem.

Bam haja ao nosso amigo Alves.
Virgilio Teixeira