sábado, 7 de abril de 2018

Guiné 61/74 - P18497: In Memoriam (312): Augusto Vieira Fidalgo (5 fev 1950 - 4 abr 2018), ex-sold, CART 3494 / BART 3873 (Xime, Enxalé e Mansambo, dez 1971 / abr 1974), taxista em Vila Nova de Gaia (Sousa de Castro)



In Memoriam: Augusto Vieira Fidalgo (5 fev 1950 - 4 abr 2018). Ex-soldado da CART 3494/BART 3873 (Xime, Enxalé e Mansambo, dez 1971 / abr 1974)


1. Mensagem do  nosso grã-tabanqueiro nº 2,  Sousa de Castro [ ex-1º Cabo Radiotelegrafista, António Manuel Sousa de Castro, Viana do Castelo], com data de ontem:

Coube-me de vos dar a notícia do falecimento de mais um camarada que trilhou os caminhos da guerra na Guiné, desta vez foi o Fidalgo. Soube da notícia da sua hospitalização pelo nosso camarada e amigo Lúcio (Vizela) [, ex-1.º cabo Lúcio Damiano Monteiro da Silva], no dia 3 de abril, informando-me da gravidade da situação.

Hoje recebi telefonema de seu filho, dando-me conta de que seu pai padecia de um tumor no fígado com ramificações nos pulmões, doença que escondeu ao máximo para que a sua família não se apercebesse: desencarnou no dia 4 de abril e foi sepultado no dia 5, no cemitério da freguesia de Coimbrões – Vila Nova de Gaia.

Em meu nome pessoal e de toda a CART 3494, apresentei aos familiares, sentidas condolências e que sua alma descanse em Paz.


 Augusto Vieira Fidalgo e sua esposa num dos convívios anuais do pessoal da CART 3494

Texto e fotos: Sousa de Castro (2018)


Quem era o Fidalgo?

Lembro-me (, se a memória não me atraiçoa,) que o Fidalgo, para além de ser um soldado disciplinado, exerceu funções de professor das crianças no Enxalé, também foi o autor da publicação da “Hsitória da Unidade BART 3873: CCS, CART 3492, CART 3493 e CART 3494".

Participou praticamente em todos os convívios que a CART 3494 realizou. Foram até ao momento 32. Exercia como sua última actividade, industrial de Taxis no Porto.

6 abr 2018
SdC
_____________

Nota do editor:

Últtimo poste da série >  19 de março de 2018 > Guiné 61/74 - P18435: In Memoriam (311): Joaquim Evónio Rodrigues de Vasconcelos (Funchal, 1938 - Lisboa, 2012): foi comandante da CCAÇ 727 (1964/66) e da CCAÇ 2316 (1968/69)... Foi também poeta e escritor.

6 comentários:

admor disse...


Que descanse em paz.

Condolências à família.

Adriano Moreira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A minha manifestação de pesar pela morte do Fidalgo, em nome de toda a Tabanca Grande e em especial dos nossos camaradas da CART 3494. Luís Graça

Unknown disse...

FORTE ABRAÇO.


https://www.youtube.com/embed/kM76MqPHy04

Hélder Valério disse...

Mais um que "parte".
Menos um dos nossos...

Estas notícias são já, infelizmente, mas naturalmente, corriqueiras.
No entanto 'mexem' sempre connosco.

Os meus pêsames à família de sangue e à 'família militar'.

Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Hélder, o meu pai esteve, tal como o teu, em Cabo Verde durante a II Guerra Mundial, em "missão de soberania"... Eram conhecidos os "expedicionários"... e não tinham direito a férias... Depois do regresso, mais de doís anos depois, lá se adapatarm à vida civil, casaram, tiveram filhos, conheceram, enfim, os anos difíceis do pós-guerra... Durante mais de 50 anos, o meu pai foi participando anulmemte nos convívios do seu batalhão, que eram, de resto, perto de casa, ali no RI, nas Calda Rainha...

Ele foi dos últimos resistentes e sobrevientes... Não sei quando é que se deixou de realizar o convívio do batalhão, "por falta de quórum"...Lembro-me, sim, é do pai, no regresso a casa, me dizer, desalentado: "Olha, este ano, lá morreu, lá morreu aquele"... Em contrapartida, ainda estive há um mês a falar com o furriel Caxaria, seu camarada de Cano Verde, da mesma companhia e batalhão, além de companheiro dos convívios anuais... Encontrei-o no restaurante, com o filho e netos, e tinha acabado de dobrar os 100 anos!... Ainda quero ver se ele me empresta as fotos de 1941/43...

Também nós, um dia destes, lá teremos que fechar as portas "por falta de quórum"... Há muito que o sabemos: estamos na linha da frente, desaparecida a geração dos nossos progenitores...

José Marcelino Martins disse...

Condolências.