sábado, 19 de maio de 2018

Guiné 61/74 - P18652: Os nossos seres, saberes e lazeres (268): Monsanto revisitada (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70) com data de 2 de Março de 2018:

Queridos amigos,
Antes de mais, uma breve explicação. Ao viajar-se em grupo, manda o espírito gregário que os viandantes permutem imagens, ninguém nos substitui o olhar mas dá prazer ver o que os outros olham, assim se aprende a alargar a imaginação, a esporear a curiosidade para novas tentativas e ensaios.
Recebi outros modos de olhar Monsanto, deram-me tal satisfação que aqui vos venho partilhar, espero dar-vos idêntica satisfação em pôr os olhos na vastidão destes fraguedos, nesta lavagem dos olhos por tanto espaço apertado e simultaneamente aberto à vastidão.
Aqui vos ofereço um pequeno festim de imagens, porque Monsanto merece e muito.

Um abraço do
Mário


Monsanto revisitada

Beja Santos

A itinerância que se iniciou num monte alentejano nos arredores de Estremoz e que findou nas Termas de S. Pedro do Sul teve um ponto alto em Monsanto, foi destino aclamado unanimemente pela companha, uns desconheciam de todo, outros tinham vagas reminiscências. O viandante quando pega na câmara não reparte emoções, vai sempre ao encontro daquilo que o surpreende, mesmo em situações de revisão, o que não era o caso. Concluídos os apontamentos da viagem, distribuiu-os pela companha, recebeu as emoções de outros, é com satisfação e prazer da partilha que aqui se mostra o que outros viram e confecionaram, o que os deslumbrou exatamente no mesmo tempo em que o viandante andava em roda livre a surpreender-se naquela cultura ciclópica. O resultado aqui está.



Andavam todos pelas alturas, a coscuvilhar pelos recantos, a ver pelo canto do olho o esplendor da paisagem, até Espanha. Alguém fotografou um membro da companha criando a ilusão de que está em plano inclinado, quem vê não atina com as sinuosidades daqueles caminhos que apontam para o castelo. E a primeira imagem mostra a energia do que é assentar casa entre fragas e penedias, ali se pode sorver o ar lavado que sobe das planuras e arrepiar-se com as ventanias que se escapam pelas veredas das montanhas.



Que belo contraste entre uma casa incrustada na lage e aquele penedo sobrançeiro, qual periscópio de submarino, a vigiar o movimento de tudo quanto se passa lá em baixo, penedo de longa memória, possui informações que vêm do tempo das legiões romanas e da moirama, dos afrontamentos vindos de Castela, por vezes com exércitos mercenários, tudo por aqui passou, os pedregulhos ficaram inabaláveis, decididamente território pátrio.



Há quem critique a intervenção feita neste glorioso castelo, faltam-nos conhecimentos para entrar nesse debate. O que o viandante dispõe à vista desarmada é de uma construção medieval de grande imponência, bem enxertada naquelas toneladas de penedia. E permitam a observação de que aquela bela escada da segunda imagem parece levar o caminhante até ao céu, aqui se confessa o deslumbramento por tão belo contraste entre o vigor da pedra, aquela densidade da muralha, a intervenção do azul-celeste a matizar a massa volátil do forro das nuvens.



Nestas coisas de castelos medievais que, com a perda de função, são por vezes umas indigestas atrações turísiticas, uns espaços para visitar a alta velocidade, e tantas vezes com o desconforto de não haver um guia que situe o monumento no seu tempo, cada um fica com total liberdade de se empolgar com pormenores. Veja-se que os céus estavam de feição, nem sabem os pintores de profissão ou de práticas de fim-de-semana o que perderam naquele dia, tão promissores foram os céus, a luz e os contrastes da pedra.


E pronto, deu-se uso a trabalho alheio, Monsanto merece, aqui muito se penou para se falar português, o turista que sabe que tem à sua espera o conforto das residências, nem lhe ocorre pensar do que foi viver na dureza destas alturas, lembra-se o viandante de um passeio que fez a Piódão, escorria água de todas as bandas, a humidade dificultava o respirar, entanto todos se deslumbravam até que descendo pela aspereza de um caminho uma mulher embaiucada olhou o grupo de revés e comentou em voz alta: “Pois é, é muito bonito para ver e depois regressar às vossas casas, vêm até aqui para matar a curiosidade e nunca mais se lembram de quem cá fica!”.

Por isso e por tudo mais, o viandante promete voltar a Monsanto, também por curiosidade e amor a quem lá vive.

____________

Nota do editor

Último poste da série de 12 de maio de 2018 > Guiné 61/74 - P18625: Os nossos seres, saberes e lazeres (267): De Estremoz para as Termas de S. Pedro do Sul (4) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: