quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7759: Recortes de imprensa (38): "Para a guerra foram só os pobres" (José Manuel Lopes), JN - Jornal de Notícias, 6/2/2011



Recorte do JN - Jornal de Notícias, de 6 de Fevereiro de 2011, com o depoimento do nosso camarigo José Manuel Lopes no âmbito da reportagem Orfãos de Pátria. Outro dos nossos camaradas do blogue, entrevistado pelo JN, é o J. Casimiro Carvalho. Dele daremos também oportunamente notícia. O Zé Manel foi Fur Mil Inf Armas Pesadas, CART 6250 (Mampatá, 1972/74).


Reportagem: Helena Teixeira da Silva e Luís Pedro Carvalho. Vídeo: Luís Pedro Carvalho.

"Não morreram, não têm sequer feridas visíveis. Mas as que não se vêem, as que não têm nome nem cura, também existem. Quatro ex-combatentes relatam uma guerra que não escolheram. E tentam viver à procura do lado bom da história. Os homens também choram". 



Reproduzido com a devida vénia... 


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Nota de L.G.:


Último poste desta série > 

 14 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7436: Recortes de Imprensa (37): Heróis do mar, de Joaquim Magalhães de Castro em Fugas/Público (Joaquim Mexia Alves)

Guiné 63/74 - P7758: Notas de leitura (201): Política Cultural Portuguesa Em África O Caso da Guiné-Bissau, de Mário Matos e Lemos (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Fevereiro de 2011:

Queridos amigos,
Este “balanço cultural” tem o seu significado, abarca as iniciativas culturais que foram tomadas pelas autoridades portuguesas e seus representantes em Bissau após a independência e até à época do conflito político-militar de 1998-1999.
Não conheço reflexão mais detalhada, quem possuir mais elementos neste domínio, por favor, dê-nos informação.

Um abraço do
Mário


Política cultural portuguesa em África:
O caso da Guiné-Bissau

Beja Santos

Mário Matos e Lemos foi jornalista, colaborador da televisão, conselheiro de imprensa e conselheiro cultural e director do Centro Cultural Português de Bissau entre 1985 e 1998. É autor de vários trabalhos sobre a Guiné, como “A Revolta de 1931 na Guiné”, “Os Portugueses na Guiné” e “O Primeiro Fotógrafo de Guerra Português – José Henriques de Mello”. Em “Política Cultural Portuguesa em África, o caso da Guiné-Bissau, 1985 – 1998”, edição de autor, 1999, procedeu a um balanço sobre esses anos de trabalho na Guiné-Bissau.

Começa por reflectir sobre a vida cultural existente em Bissau em 1985 e as suas estruturas de apoio: Centro Cultural Português, Centro Cultural Francês, Centro Cultural Líbio e Centro de Estudos Brasileiros ainda em construção; não havia televisão e havia a rádio oficial, o jornal “Nô Pintcha” era publicado episodicamente e com uma tiragem duvidosa. O cinema UDIB passava diariamente filmes de todas as nacionalidades imagináveis, preferentemente de guerra ou de pancadaria. Havia uma livraria do Estado onde se encontrava toda a espécie de obras publicadas pela editora progresso, de Moscovo, havia ali revistas soviéticas e revistas e livros cubanos. Livros portugueses encontravam-se os que tinham chegado às prateleiras, sobrantes da I Feira do Livro Português. Esta pobreza cultural não era fruto do acaso: em 1974, ao atingir a independência, a Guiné-Bissau contava apenas com 14 licenciados a trabalharem no seu território; doze anos depois, o INEP publicou estatísticas segundo as quais os quadros médios e superiores ascendiam a 1400 pessoas, com uma formação muito heterogénea. Recorde-se que nesses tempos ainda era frequente ser considerado antipatriota quem falasse bem português e o utilizasse fora de funções oficiais, o que contrariava a política sempre defendida por Amílcar Cabral. Os novos detentores do poder pretenderam transformar o crioulo em língua nacional. À época em que Mário Matos e Lemos chegou a Bissau já se discutia a liberalização que começou a concretizar-se a partir de 1987. Só a partir daqui é que o abastecimento do mercado conheceu alguma abundância foram aparecendo restaurantes e cafés, hotéis e residenciais. Faz ainda algumas observações sobre o acordo de arranjo monetário e a adesão da Guiné-Bissau à zona do Franco CFA (Franco da Comunidade Francófona Africana) que mereceu muita contestação devido à perda de fontes de receita já que as alfândegas constituíam a maior parte da fiscalidade.

Dado este pano de fundo, o autor lança-se sobre o quadro cultural: a questão da língua era gravíssima, falada incorrectamente pela maior parte dos professores, havia a ideia de utilizar o crioulo no ensino, isto quando o crioulo não é uma escrita definida e só lê crioulo quem conhece o português. Mário Matos e Lemos observa que na época existia uma fraca percentagem de guineenses que comunicavam entre si em crioulo e questiona se a língua de ensino podia ser o crioulo e quais os inimigos do uso do português (enuncia os franceses, os suecos e até algumas organizações portuguesas). O Centro Cultural Português procurou reagir enveredando por três áreas de actuação: intensificação dos cursos de português, desenvolvimento da biblioteca e organização de manifestações como espectáculos de cinema ou feiras de livros portugueses. Repertoria seguidamente a evolução da língua portuguesa no Centro Cultural que aparece calendarizada. Dá seguidamente ênfase à presença da língua portuguesa através da formação de professores guineenses. Ao Centro ocorriam muitas solicitações como, por exemplo, as autoridades da Guiné terem mostrado interesse em que Portugal recuperasse os retratos dos antigos governadores, muitos deles já em mau estado. Lisboa nunca deu qualquer resposta. Fez-se uma exposição de fotos dos retratos, era evidente o estado de deterioração de muitos. Valia a pena (este um à parte meu) saber o que restou desta galeria de retratos depois do conflito político-militar de 1998-1999. Destaca-se o acervo da biblioteca, as iniciativas em programa de rádio, os filmes, as conferências, os recitais de música, colóquios de historiadores, edições de livros de autores guineenses.

Outras iniciativas merecem destaque: o Projecto África, do ICALP, a cooperação com a Escola Superior de Educação de Setúbal, a criação da Faculdade de Direito, o projecto da criação da televisão, o restauro do Baluarte de Cacheu, o apoio à conservação dos arquivos guineenses e às novas instalações do Centro Cultural. À guisa de conclusão, escreve o autor: “Os Governos portugueses de depois do 25 de Abril, todos os Governos portugueses, herdaram o dilema de Marcelo Caetano: independentemente de ser Portugal o país doador internacional em todas as áreas – salvo no ensino, o que é significativo – ninguém sabe o que fazer com a Guiné-Bissau. No entanto, tal como Marcelo Caetano disse a Spínola, não se pode abandoná-la ostensivamente e é preferível sair derrotado. Todavia, a guerra travada depois da independência era, evidentemente, outra, era a batalha pela Língua Portuguesa, na qual o aliado era o próprio poder constituído e a maioria do povo guineense e o adversário era o mesmo que, no século XIX, perante a indiferença de Lisboa e o desespero de Honório Barreto, absorveu Casamansa”.

O autor termina o seu livro com uma explicação para a revolta militar de 1998-1999. Vamos referi-la em separado.
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 9 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7751: Notas de leitura (200): Nó Cego, de Carlos Vale Ferraz (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P7757: (Ex)citações (130): A saudade imprecisa de África ou... não sei se tenho saudades da Guiné, se da minha juventude (Nuno Dempster)

1. Comentário de Nuno Dempster [, também bloguista, A Esquerda da Vírgula,], com data de ontem, ao poste P7747 (*):
  
Luis Graça & Camaradas, antes de mais obrigado por existirem e por me ver junto de vós. Depois quero agradecer ao Luís Graça o belíssimo post que me apresentou a todos. Já vinha aqui desde o início de Março, quando comecei a avivar a memória para o poema [, K3,]  que iria escrever.


Penso publicar convosco alguns textos de memória em prosa, à medida que os for escrevendo. Pergunto-me muitas vezes se tenho saudades da Guiné, se da minha juventude. Creio que a juventude é inseparável do cenário real por onde andamos. Com a dúvida de me perguntar, chamo no poema a essa saudade a saudade imprecisa de África.


Tenho orgulho, não por mim, mas por nós todos em ter escrito esse poema. Era preciso que alguém falasse também desse modo, já que a pátria nunca tratou bem os soldados anónimos como nós que lutaram por ela, no séc. XX e nos séculos para trás. 


O livro é mais nosso do que de ninguém, e isso alegra-me e põe-me em paz comigo mesmo em relação a esse nosso passado. Quando o livro saiu, senti ter cumprido um velho dever que estava por pagar a quantos, antes e depois de mim, deram às armas o melhor da sua juventude.

[Fixação / revisão de texto / bold a cor / título: L.G.]
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Nota de L.G.:


(*) V d. poste de 

 9 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7747: Tabanca Grande (266): Nuno Dempster, autor do poema K3, agora publicado em livro, ex-Fur Mil SAM, CCAÇ 1792 (Saliquinhedim/K3, Mampatá, Colibuía e Aldeia Formosa, 1967/69)

Guiné 63/74 - P7756: (Ex)citações (129): Os nossos médicos Mário Bravo e Amaral Bernardo saúdam a entrada, na Tabanca Grande, do José Figueiral (... e o regresso à família de Bedanda)



Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 6 &gt > Carnaval, 1971 (?) > "Da esquerda para a direita, Alf Mil Figueiral, Médico Amaral Bernardo (que me coseu o nariz e também é de Viseu), Cap Ayala Botto, não me lembro do nome do seguinte, Alf Mil Rocha (Artilharia) e Alf Mil Silva"...


Foto (e legenda): © José Figueiral (2011). Todos os direitos reservados.







Guiné > Região de Tombali > CCAÇ 6 > s/d > Regresso do Cap Ayala Botto, de férias: é o primeiro, sentado à direita; o Alf Mil Médico Amaral Bernardo está de de pé junto ao Seco, em traje tradicional; do lado esquerdo está o Alf Mil José Figueiral;  falta identificar o alferes que está no meio, sentado...


Foto: © Amaral Bernardo (2007). Todos os direitos reservados.








Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > 1971/72> O Alf Mil Médico, Mário Bravo, à direita; e o Tenente Miliciano Capelão Mário Oliveira, CCS/BCAÇ 2930 (Catió, 1970-1972).

Foto: © Mário Bravo (2007). Todos os direitos reservados





1. Mensagem (8 de Fevereiro, 23h15) do Mário Bravo, ex-Alf Mil Médico, que passou por Bedanda, pela CCAÇ 6, entre Dezembro de 1971 e Março de 1972 (,ficando o resto da comissão no HM 241, em Bissau), em resposta a uma anterior mensagem do seu e nosso camarada José Figueiral (Amigo Mário Bravo, já me apresentei na Tabanca Grande,que podes consultar.Tenho mais fotos em que apareces,mas ficam para a próxima vez. Um abraço. Figueiral)


Meu Amigo Figueiral:

É sempre com muita emoção que recebo notícias daqueles que sofreram comigo as agruras da vida difícil dessas paragens de Bedanda.

Mas acho que temos obrigação de transmitir às próximas gerações o que nos inundava a alma.

Temos "boas recordações e laços de amizade " que perduram e faço votos que continuarão a durar.

Manda fotos. Já recebeste notícias do Amaral ? Boa noite e vou dormir.


Cumprimenta


Mário Bravo

2.  Comentário de Amaral Bernardo (ex-Alf Mil Med, CCS do BCAÇ 2930, Catió, 1970/72,  e  CCAÇ 6, Bendanda, 1971) ao poste  P7745


É com alegria e, porque não, com emoção que te contacto, Figueiral!... Afinal vivi integrado numa família a que ambos pertencíamos durante "muito tempo". Foram 11 meses... 


Embora frequentasse algumas "estâncias de turismo" da região (Gadamael, Guilege e,  no 1º mes da comissão, Cacine), foi a CCAÇ6 (AUT VINCERE AUT MORI, lembras-te?) (*),  em Bedanda, que foi a minha Companhia. 


Da fotografia, que também tenho, encontro-me com o PUM!PUM!BAlDÉ  que atirava supositórios de 50kg - o Rocha -, com o Mário Bravo que me substituiu e com o Mário de Oliveira (ex-padre) (**).


Essa foto é de um Carnaval que deu muito que falar nos mentideros  da ALTA SOCIEDADE local. E,de facto, ainda hoje acho que estávamos muito in


Por agora ...basta.


Aguardo contacto, por aqui ou...967070758 / 915676614 / 917745306(93)


Abraço rijo. Fico à espera para "partir mantanha".


Amaral Bernardo

PS - De 1997 até 2004 andei na Guiné a fazer pos-graduação a médicos locais (concurso do Banco Mundial ganho pelo ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, do Porto).


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Notas de L.G.:


Último poste da série > 7 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7738: (Ex)citações (128): Coisas mais importantes da vida do que a questão do sexo dos anjos (José Brás)


(*) Vencer ou morrer (em latim)


(**) 29 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1471: O tenente miliciano capelão Mário Oliveira, Catió. BCAÇ 2930 (Amaral Bernardo)


(...) O Mário de Oliveira que está com o Mário Bravo  não tem nada a ver com o Padre Mário de Oliveira da Lixa. É o capelão da CCS do BCAÇ 2930, sediada em Catió, sede do batalhão, a que ambos pertencemos: (i) embarque no Carvalho de Araujo, que ardeu no caminho; (ii) chegada a Bissau em 4 de Dezembro de 1970; (iii) e regresso em 14 de Outubro de 1972.

O Mário de Oliveira é meu afilhado de casamento!... O Mário Bravo foi-me render a Bedanda (onde estive 13 meses com o capitão Ayala Botto, que cumprimento). Fiz também Guileje com o famosíssimo Cap Parracho que cumprimento também, e Gadamael com o Cap Silva, das Operações Especiais, a quem tive que passar a certidão de óbito por morte em combate, e que recordo com muita saudade (Gadamael era o pior buraco do sul; a companhia que então lá estava teve que ser evacuada para Bissau por minha recomendação). Só voltei a ver o Mário Bravo há dias, aqui no hospital onde trabalho e lhe dei um abraço e o endereço do blogue. (...)



Guiné 63/74 - P7755: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (60): Na Kontra Ka Kontra: 24.º episódio




1. Vigésimo quarto episódio da estória Na Kontra Ka Kontra, de Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70), enviado em mensagem do dia 9 de Fevereiro de 2011:


NA KONTRA
KA KONTRA


24º EPISÓDIO

O nosso Alferes, embora já esteja liberto do acordo com o Adramane, ainda não se sente muito à vontade com a, agora, sua mulher. De qualquer modo conversaram mais, chegam a abraçar-se, beijam-se.

Está a chegar a noite. Os dois vão comer mais alguma coisa e antes de se recolherem são avisados que precisam da sua presença no “bentem”. O Braima, músico da tabanca, queria dedicar e oferecer ao Alferes uma composição musical. Não faz da música e do canto a sua profissão, ou seja não se considerando “jideu” não ganha a vida à custa de loas dedicadas a “homens grandes” importantes, que vaidosamente lhes pagam. O momento é inesquecível para o nosso Alferes que, comovido às lágrimas, muito agradece. Não tarda que, finalmente, o Alferes leve a Asmau para a sua morança.

A morança do Alferes que praticamente só tinha a sua cama, encontra-se agora atulhada com todas as prendas recebidas, mais a cama da Asmau. Tudo isso iria ser necessário para a vida do casal.

O Alferes ligou o seu pequeno candeeiro a pilhas e os dois foram ordenando melhor tudo aquilo que o pessoal para lá tinha levado. Com todos os pertences no sítio, o Alferes diz à ainda sua bajuda, que era melhor deitarem-se, perguntando ao mesmo tempo se ela queria que ele apagasse a luz para se despirem. Ela disse que não era necessário e foram tirando a roupa que não era muita, com aquele clima. O Alferes tirando a sua “sabadora” ficou quase nu mas, para seu espanto, verifica que ela tem vários panos para tirar, um sempre mais curto que o anterior, e não apenas um como ele pensava. Afinal, por baixo do habitual pano comprido, as mulheres africanas usam outros. É um autêntico espectáculo extra para o Alferes Magalhães, contando que tem ali a mulher africana mais bonita que alguma vez tinha visto na Guiné.

Apagado o candeeiro deitam-se cada um em sua cama. O Alferes tem a Asmau à sua esquerda. Vão trocando algumas palavras. Havia uma coisa que atormentava o Alferes, saber se a Asmau tinha ido ou não ao fanado. O João achava que possivelmente não. Se ele queria ter prazer, muito prazer, com a sua linda bajuda, o mesmo queria que acontecesse com ela. Para acabar de vez com a terrível incerteza, no meio da conversa, faz-lhe a pergunta. Resposta negativa e total alívio para o Alferes. Poderia proporcionar à Asmau prazer idêntico ao que ele queria ter.

Vão conversando, cada um em sua cama. O Alferes com a sua mão esquerda vai afagando, primeiro um braço dela, depois o ventre. Sente o umbigo metido para dentro, contrariamente a muitas africanas que o têm saliente, por mau tratamento à nascença. Mais um degrau de satisfação por isso. Estende o braço e tenta agarrar o braço esquerdo dela. Ao fazê-lo não deixa de sentir os seu dois seios duros com os mamilos a resvalarem nos pelos do seu próprio braço. Faz-lhe festas na cara, desce para os ombros, os seios, seios duros. Aquela mão percorre todo o corpo da ainda bajuda. Embora já tivesse quase a certeza, não deixou de verificar que realmente ela não tinha ido ao fanado e aí, pela primeira vez ela mexeu-se. Algo se passava e o Alferes sabia muito bem o quê. Continuou. Rodando agora na sua cama, com a mão direita foi sentindo a pele macia dos seios sentindo os mamilos entumecidos. Ela sem nada dizer continuava a mexer-se, a contorcer-se. E quando “a palhota já estava quase a pegar fogo” ele enlaça-a, puxa-a para a sua cama. Não demora muito até que ela, até aí calada, solte uma qualquer expressão em fula, não compreendida, mas adivinhada por ele, e se deixe cair para o lado.

Não se sabe se houve mais dizeres em fula naquela noite. Cansados acabaram por adormecer.

Ao acordar pressentem que há alguém junto da entrada da morança. A ex-bajuda continuou deitada e o agora o seu homem prepara-se para ir tomar um banho à fonte. Pega na toalha e no sabão, abre a porta e sai. Acto contínuo três ou quatro “mulheres-grandes”, das que estavam à porta, precipitam-se para dentro da morança. O Alferes que já se afastava em direcção à fonte pára a fim de presenciar o que se estava a passar.

Fim deste episódio
Até ao próximo camaradas.
(Fernando Gouveia)
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 9 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7748: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (59): Na Kontra Ka Kontra: 23.º episódio

Guiné 63/74 - P7754: Ser solidário (101): Espectáculo de Teatro e Música Popular. Campanha "Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau" (Zé Teixeira)


1. O nosso Camarada José Teixeira, (ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), publicou no Facebook desta Tabanca a seguinte mensagem:

A LOC/MTC - Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos, da Paróquia de Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, está a mobilizar os diversos organismos da Paróquia para a organização de um Espectáculo de Teatro e Música Popular com objectivo de angariar fundos para a nossa Campanha "Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau".

O espectáculo está a ser dinamizado pela LOC/MTC, JOC - Juventude Operária Católica, Grupo Missionário, com o apoio da Paróquia e a colaboração da Associação Desportiva e Cultural de Santa Isabel de Canelas.

Espectáculo: Teatro e Variedades

Data: 26 de Fevereiro, pelas 21h30.

Local: Centro Maria de Nazaré

Rua da Boa Nova (Junto ao Seminário)

Valadares

A entrada é livre - A angariação de fundos é concretizada através de um sorteio.

É mais uma oportunidade de participares no projecto.

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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

26 de Janeiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7672: Ser solidário (100): Viagens Contra a Indiferença (Guiné-Bissau) (3) (Belarmino Sardinha / Fernando Nobre)

Guiné 63/74 - P7753: Convívios (291): 9º Encontro da Tabanca do Centro (Joaquim Mexia Alves)


1. O nosso Camarada Joaquim Mexia Alves*, ex-Alf Mil Op Esp / RANGER da CART 3492, (Xitole/Ponte dos Fulas); Pel Caç Nat 52, (Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e CCAÇ 15 (Mansoa), 1971/73, enviou-nos a seguinte mensagem:
9º Encontro da Tabanca do Centro

O 9º Encontro da Tabanca do Centro irá ter lugar no dia 23 de Fevereiro, pelas 13.30 horas, na Pensão Montanha, claro, em Monte Real.

Desta vez regressamos à ementa tradicional, ou seja, o Cozido á Portuguesa!

O local de reunião continuará a ser, como sempre, no Café Central de Monte Real, pelas 13h00.

As inscrições terão de ser feitas, aqui na caixa de comentários, ou em tabanca.centro@gmail.com ou no blogue http://tabancadocentro.blogspot.com/2011/01/8-encontro-da-tabanca-do-centro.html impreterivelmente até às 12.00 horas do dia 21 de Fevereiro.

Nota: Precisamos de ideias para aplicar os "dinheiros" já existentes.
Um abraço amigo do,
Joaquim Mexia Alves
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Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:

Guiné 63/74 - P7752: Parabéns a você (215): José Brás, ex-Fur Mil da CCAÇ 1622, Mejo, 1966/68 (Tertúlia / Editores)



PARABÉNS A VOCÊ

10 DE FEVEREIRO DE 2011



1. No dia do seu aniversário, aqui estão os editores e a restante tertúlia a felicitar o nosso camarada e amigo José Brás. Miguel Pessoa associou-se também à data colaborando com o seu habitual e original postal.

São nossos votos que o nosso aniversariante tenha um longa vida, com qualidade, para continuar a enviar regularmente os seus textos ao Blogue, assim como a publicar os seus livros. Lembremos o seu último, Lugares de Passagem, que parece ser difícil encontrar nas livrarias, mas que o Zé, que tem alguns exemplares, enviará a quem lho pedir.

Aconselhamos os nossos eventuais leitores a lerem os textos do José Brás publicados no nosso blogue. Para aceder, clicar aqui.

Caro José, porque mereces, desejamos o melhor da vida para ti.

Em nome de todos os camaradas e amigos do nosso blogue, deixo-te um fraterno abraço.
Carlos Vinhal


2. Segue-se agora um texto enviado pelo José Brás a propósito do(s) dia(s) do seu aniversário. 
É ele quem faz anos, mas nós é que temos direito a prenda. Falando em prendas, diz-me o Luís Graça que já está aí nas bancas a 2.ª edição do livro de ficção Lugares de Passagem (Lisboa,  Editora Chiado, 2010,  192 pp.,   preço de capa, 15€)...  Duplos parabéns, Zé!...


Dez ou quinze de Fevereiro?


por José Brás

Dez de Fevereiro, no calendário dos santos católicos calha todos os anos a Santa Escolástica, mais conhecida como Santa Scholástica, virgem, nascida em 480 DC, irmã gémea de S. Benedito de Núsia, entre nós, nem sei porquê, também conhecido como S. Bento, fundador da Ordem dos Beneditinos.

Quinze de Fevereiro, continuando a busca na mesma relação de santos e santas, é festejado Santo Amaro ou Santo Maurus, com fama de ter andado sobre as águas para salvar Plácido, companheiro monge caído ao rio e arrastado na corrente quando se abastecia de água.

E vejam vocês como todas as coisas da vida se ligam em malha tão apertada e fora de explicações. Acontece que o irmão gémeo de Santa Escolástica, não foi nem mais nem menos que o educador de Santo Amaro, quer dizer, como o dia dez de Fevereiro se junta ao dia quinze pelos insondáveis caminhos da vida.

Dez ou quinze de Fevereiro de 1967.

Se querem que diga não sei. Sei apenas que foi num, ou no outro dia, de Santa Escolástica ou de Santo Amaro, que apanhei a maior cadela da minha vida e sorte tive eu que o PAIGC tivesse querido atacar Cumbijã nesse dia.

Eu explico, sou obrigado a destrançar isto, porque senão ninguém se entende e nem eu sou capaz de contar direito o que quero contar, isto é, marcar um princípio, um meio e um fim na história a fim de que eu próprio a entenda e, por tabela, talvez também, a entendam os meus amigos.

Se começasse pelo que me lembra melhor, contaria das tremuras bravas que me tomaram e com que comecei a tomar conta de mim, pouco a pouco retomando algum sinal da vida que o Furriel enfermeiro esteve quase a dar como acabada.

A enfermaria da Companhia, em Aldeia Formosa, que me recorde, era uma espécie de corredor, e digo assim por me parecer agora a esta distância dos factos a relatar, estreita e comprida.

Encostada à parede do lado direito de quem entrava, estava sempre montada uma marquesa, e era precisamente sobre ela que eu tremia, acho que de frio e de calor, uma coisa de cada vez e não sei se não as duas ao mesmo tempo.

Mas com isto, estou agora a meio da história sem ter ainda, sequer, esboçado o seu início como é necessário que faça.

Que tremia já vocês sabem, ainda que não saibam de quê.

Também já sabem da bebedeira monumental porque logo a seguir à conversa sobre os santos falei de uma valente cadela. E assim, sabem já que tremuras e cadela são, quase de certeza, efeito e causa, respectivamente e ainda que postos em tempos invertidos.

Agora, será necessário é explicar porque é que aparecem aqui os canonizados personagens e as dúvidas se é a um ou a outro que devo recorrer para fixar o exacto dia da bebedeira e das tremuras.

Acabemos com as voltinhas, então.

Dizem que nasci no dia dez de Fevereiro de 1943, com ajuda da Mulher João Granja, bruxa nas noites das Sextas na mata do Conde, e parteira, enfermeira, curandeira, nos outros dias quando os aldeões precisavam.

Acontece que em Fevereiro, como sabem, caminhos de aldeia, naqueles tempos, eram um lamaçal pegado, difíceis de fazer se a distância à sede da Freguesia se media em quilómetros.

A maior parte dos registos de nascimento não cumpriam o prazo da Lei e havia que recorrer à pequena mentira, atrasando o dia do nascimento na papeleta da cédula.

Foi o que aconteceu comigo, também, nascido de facto a dez e oficialmente a quinze, festejando os aniversários, uns anos a dez e outros a quinze, conforme dava jeito.

E é por isso que estou agora nesta enrascada de querer contar-vos a história e encalhando logo na possível falta de rigor em relação ao tempo exacto dos acontecimentos e ao patrocínio da Santa ou do Santo.

Seja como for, o que interessa mesmo é que era a primeira vez que tinha data de aniversário na Guiné, mais precisamente em Aldeia Formosa, hoje Quebo, 24 primaveras no lombo, já, umas melhores que outras, como toda a gente.

No dia anterior estivera numa molhada que podia ter acabado mal. Gerente do bar e da messe, já com algumas faltas num e noutra e sabendo de carregamento no cais de Buba para receber, o capitão aproveitou a coluna que sairia de Nhala no mesmo propósito e entregou-me dois Unimog e uma Secção reforçada para nos juntarmos.

Em Buba, levámos mais tempo a carregar do que o Pelotão de Nhala que se pôs na alheta e nos deixou sozinhos para fazer de noite a estrada de retorno.

Apesar de ser tempo seco, havia passagens de zonas em que era necessário descarregar e carregar as viaturas porque as rodas acertavam mal nos troncos, utilizar guincho e puxar.

A determinada altura, ia eu com a ponta do cabo agarrada no ombro, rebentam vários tiros na frente, já perto primeira da viatura. A minha arma estava no banco do Unimog e corri para lhe pegar.

Ouvi gritos e percebi que era a nossa malta que, preocupada, saíra de Aldeia Formosa à nossa procura, atravessara Nhala e nos encontrara.

Dormi e, de manhã acordei em festa, ou a pedir festa, quem sabe se apenas a outra parte de mim que reagia porque tinha de ser.

E comecei a beber.

Bebi de manhã, bebi ao almoço, bebi durante a tarde, bebi ao jantar, bebi com a minha Secção, bebi no bar, bebi na messe de sargentos e na de oficiais, bebi, cerveja e vinho e whisky, e conhaque e... o que vinha à boca.

Depois da tagarelice do pós jantar, peguei uma garrafa de Long John e levei p'rá cama.

E foi aí, noite dentro, que a grande contradição do desejo do PAIGC de atacar Colibuia, apareceu como bênção dos céus, vejam bem.

Mensagem urgente de Bissau, codificada, cabo cripto de férias em Santiago do Cacém e a necessidade de acordarem o Furriel de Transmissões para descodificar.

Não havia Furriel na sua cama, mas um corpo, apenas, disseram-me depois, ainda com a garrafa vazia deitada a seu lado como amante dedicada e paciente.

E foi esse corpo vazio de alma, quase, que levaram de charola para a enfermaria e que na enfermaria o Furriel Enfermeiro recuperou para a tremura violenta mas de bom sinal.

Ou era onze ou era dezasseis de Fevereiro, quando o enfermeiro decidiu que estava capaz de recolher ao meu mosquiteiro.

Foi uma semanada de ressaca, o corpo reagindo aos poucos, recuperando incapaz de cheirar álcool e em dificuldades com o prato.

Agora vejam vocês como o mundo é pequeno!

Santa Escolástica e Santo Amaro, gente que viveu de perto e conviveu na sombra dos mosteiros antigos e que se misturam na confusão das datas do meu aniversário.

A vontade do PAIGC de atacar Cumbijã, coisa que não aconteceu mas que originou a mensagem que provavelmente me salvou da morte quando festejava o nascimento.

E imaginem agora vocês que me dava na gana e punha o som dos tiros dos meus camaradas a saírem das armas do PAIGC, num ataque de apanhar gente à mão, coisa que não foi mas podia ter sido, e que se eu escrevesse que foi, os que não sabem que não foi, me admiravam a valentia, e os que sabem que não foi, me chamavam de mentiroso.

Logo no dia do meu aniversário!


Abraços a todos
José Brás
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Notas de CV:

(*) José Brás foi Fur Mil na CCAÇ 1622 que esteve em Aldeia Formosa e Mejo nos anos de 1966/68

Vd. último poste da série de 6 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7730: Parabéns a você (214): José Teixeira, ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381 (Tertúlia e Editores)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Guiné 63/74 - P7751: Notas de leitura (200): Nó Cego, de Carlos Vale Ferraz (2) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 7 de Fevereiro de 2011:

Queridos amigos,
Depois de se ler o “Nó Cego”, fica-se com a garganta seca. E manda a lucidez que nos resignemos a uma literatura muito mais banal, isto de obras-primas absolutas é, por definição, um achado raro, Vale Ferraz escreveu o livro da guerra, o que de essencial há a dizer brota nestas centenas de páginas.
Como muitos de nós andam a reivindicar dignidade no tratamento dos ex-combatentes, não me parece estapafúrdio que se devia pôr um exemplar do “Nó Cego” em todos os estabelecimentos do ensino obrigatório.

Um abraço do
Mário


A guerra é a vida em passo de corrida

Beja Santos

Há sérias razões para acreditar que o classicismo de “Nó Cego”, de Carlos Vale Ferraz venha a ser superado pela gente da nossa geração. Não se trata do uso da linguagem, do calão e do jargão; não se trata da reconstituição da vida de uma companhia de comandos no norte de Moçambique, como podia igualmente ter ocorrido noutros teatros de operações, sujeitos a níveis de confronto similares; não se trata da reconstituição da atmosfera dos quartéis e dos retratos sociais e psicológicos de alferes, furriéis e praças, e até mesmo o desfasamento entre a experiência e as motivações dos oficiais superiores e o comportamento das tropas em combate. O que verdadeiramente é insuperável é a gradual visão desencantada da guerra, pelo punho do capitão (autobiografia?) e o impressionante cortejo de figurantes plasmados num romance que não se confina a quartéis e picadas, através da Ilha, local onde os guerreiros fazem uma pausa antes de regressar às brutais lides bélicas, ficamos a conhecer o estado de espírito dos colonos de vários matizes, apoderou-se deles o medo que procuram vencer através da derrisão e de várias bacanais, outro olhar sobre a decomposição, no fim do Império.

Mas voltemos à trama do livro, na última operação morrera o Bento de quem o Cardozo guardou uma pequena harmónica. Aquela operação, perceptivelmente, mudara muita coisa, por exemplo o alferes Lino tomara o gosto pela guerra, na sua vertente da morte e do mando. Numa emboscada, tinham sido abatidos dois guerrilheiros e capturadas duas Simonov. Pierre anda furioso porque o capitão lhe proibira de cortar orelhas aos mortos. O novo tenente-coronel repreende o capitão, a missão não fora integralmente cumprida, grita encolerizado: “Não admito indisciplinas destas, as ordens são para cumprimento até ao fim, até ao minuto, os itinerários para serem seguidos. Vocês não estão habituados a serem comandados, mas eu habituo-os! Porque não falou pela rádio de duas em duas horas como foi determinado! Não admito repetições destas iniciativas, a guerra que vamos fazer é uma coisa séria, cada um tem o seu lugar e a sua missão, resta-lhe cumprir, para pensar e para planear existem os órgãos competentes. Percebeu?”. Aquele oficial nunca entenderá a vida de relação daquela companhia, o espanhol, o Cardoso, o Fernandes, o Lencastre, o Freixo, o Vergas, como todos eles já não podiam esconder o cansaço de tanta saída constante. Na operação seguinte, uma sortida acaba numa matança de que sobrevive uma criança. Vejamos o vigor e a secura da descrição:

“O grupo que fez a batida às imediações voltou trazendo uma criança de dois, três, quatro anos, vá-se lá saber, nu, a barriga inchada em balão, quase a rebentar pelo umbigo saliente, a pele acobreada denunciando misturas de raças, os grandes olhos a brilharam como os do leão, inteligentes, sem lágrimas.

– Que lhe fazemos? Levamo-lo? – perguntou o Fernandes com a criança à ilharga. –

Estava escondido perto da mãe morta.

O Lopes saiu do seu lugar e sem pedir licença pegou nele, escanchou-o em cima do pescoço e carregou-o para a viagem de regresso a M.

Passou a tratá-lo como filho e a companhia considerou-o sua mascote. Vestiram-no, fardaram-no de camuflado, deram-lhe um nome: Alfredo, ensinaram-no a fazer continência militar, averbaram-lhe um posto: alferes dos comandos. O capitão vai a Nampula, segue-se uma orgia numa casa de meninas, é uma descrição hilariante. O capitão regressa com boas notícias, volta às suas funções de “empresário de circo”. Sempre que necessário, Vale Ferraz usa a técnica do flashback tanto para o primeiro-sargento, como para o Casal Ventoso ou o Lencastre, é graças a este antiquíssimo expediente literário que vamos identificando as categorias sociais, as aspirações estatutárias, o que os comandos estão a fazer por autênticos náufragos de múltiplas emigrações e infortúnios.

E estamos chegados à Operação Nó Cego, o supra-sumo da vaidade do comandante-chefe que sonha juntar Moçambique às potências racistas da África austral. O importante agora é percorrer de lés a lés o planalto dos Macondes, devassar as suas bases, mostrá-las na televisão e gritar ao mundo que a Frelimo entrou no estertor. É um momento fulcral da obra, a partir de Mueda junta-se a companhia de comandos acabada de voltar de um mês de descanso, pára-quedistas, fuzileiros, milícias transformados em grupos especiais, soldados de cavalaria dos esquadrões de reconhecimento e a tropa macaca constituída por todos os indiferenciados. O capitão e o seu “circo” vão ser recebidos à metralha em bases temporariamente abandonadas, é uma espiral de horror, a brutalidade a espirrar para todos os lados. A fama daquela companhia não era muito boa, falava-se mesmo na sua dissolução. A todo o custo, o capitão quer chegar à base Gungunhana, há depois a base Alfa. Haverá corpos dilacerados, pessoas aparentemente serenas e equilibradas vão transformar-se em pequenos monstros, um medroso será equiparado a herói para efeitos da folha de serviços de um tenente-coronel, não vão faltar violações brutais onde até um antigo seminarista revela a sua bestialidade, todos os ingredientes desse mesmo circo vão aflorar na trepidação da Nó Cego: o medo puro, mais do que visceral, o soldado a rebolar com os intestinos à mostra misturados com terra, o recurso à “erva” numa tentativa de ver surgir um bom sonho, a captura do comissário Alberto Chinavane que indica o caminho da base e os avisa para a reacção que os espera. A base Alfa é o acampamento de que todos os combatentes guardam recordação: parecia-lhes irreal, um cenário de papelão, uma vala de mais de um metro servia de trincheira e de vedação, como se descreve:

“O capitão foi sentar-se na barraca que deveria ter sido do comandante e manteve-se a olhar os seus soldados, parecia muito mais velho e enrugado, mando que lhe trouxessem os papéis e os livros encontrados, passou os olhos por eles, demorou-os nas citações do livro vermelho do Mao. Depois, observou à sua volta, a base estava tacticamente bem instalada, no interior do vale, com bons itinerários de retirada, elevações para a vigilância e protecção, cercada de pequenos aldeamentos funcionando como campainhas de alarme; e passaram um curso inteiro na Academia Militar a estudar que se deviam procurar os pontos altos e isolados, as posições defensivas! Naquela guerra tudo era diferente… como haveria algum dia os generais e os Estados-Maiores perceber alguma coisa dela?”.

A base será tomada, o general exibirá a sua vaidade mostrando-a às televisões, na véspera à noite os guerrilheiros da Frelimo devastaram-na provocando mais baixas na companhia. Toda aquela noite será horrível, com revelações de homens famintos de ternura e outros que procurarão matar quem odeiam e praticar o suicídio.

“Nó Cego” é a grande metáfora da guerra colonial. Ou existe uma confissão escondida de tanto deslumbramento bestial e teremos então acesso a uma outra obra-prima ou este capitão de Moçambique, recorrendo modestamente à ilusão, deu-nos o retrato acabado do desfalecimento para onde nos levou a guerra colonial.

Na revista Colóquio/Letras, em Novembro de 1983, o escritor João de Melo terminava a sua recensão de “Nó Cego” da seguinte maneira: ”Nó Cego” é, de facto, um livro profundamente assumido. Um dos grandes romances de 1983, sem dúvida, mas à espera de ser redescoberto em toda a sua dimensão”. Hoje já se sabe que não precisa de ser descoberto, ganhou todas as credenciais do que é insuperável em literatura. Como antigos combatentes, podemos estar orgulhosos deste tesouro que Vale Ferraz legou à posteridade. Todos nós, os que combatemos no mato, estamos lá, na servidão e na grandeza, como deve ser.
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Notas de CV:

Carlos Vale Ferraz é o pseudónimo literário de Carlos Matos Gomes, hoje Coronel Cav COMANDO na situação reserva

Vd. poste de 5 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7724: Notas de leitura (199): Nó Cego, de Carlos Vale Ferraz (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P7750: Homenagem à minha mãe na hora da despedida. Mãe, até amanhã! (José da Câmara)


1. Mensagem de José da Câmara* (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Guiné, 1971/73), com data de 7 de Fevereiro de 2011:

Meus amigos,
No passado dia 25 de Janeiro, na Igreja da Imaculada Conceição em Easton, MA., por imposição da lei da vida, cumpri a missão mais difícil e mais nobre que até hoje me foi imposta. Homenagear a minha mãe na hora da última despedida.




Mãe, até amanhã!

Segundo os Livros Sagrados, aprendemos que há

tempo para nascer e tempo para morrer,
tempo para plantar e tempo para arrancar o que se plantou,
tempo para chorar e tempo para rir,
tempo para calar e tempo para falar.

Foi assim que a minha mãe, a nossa mãe e a vossa amiga, percorreu o seu tempo dividido entre as ilhas das Flores e Faial e os Estados Unidos da América.

Foram muitas as experiências de vida que viveu, umas melhores que outras. Todas elas fizeram parte do seu sonho, dar aos seus e aos outros o melhor que tinha de si mesma: amor e fé!

Durante os seus anos de vivência semeou vidas, cultivou-as e fez todos os possíveis para que a sua hortinha familiar e social produzisse frutos, bons frutos, com a sábia certeza de que nenhum era mais importante ou mais saboroso que outro.

A sua devoção à Sagrada Família, fizeram dela uma esposa cúmplice, uma mãe extremosa, uma avó e bisavó compreensiva, uma amiga de todos aqueles que dela se aproximaram.

Foi uma mulher irrepreensível e inteligente, uma mulher do seu tempo. Com o seu exemplo ajudou a construir um mundo melhor à sua volta.

Em nós, nos seus filhos, incutiu o respeito pelas instituições e pelos outros. Ensinou-nos a lutar pela edificação de um mundo mais tolerante, mais compreensivo, mais igual, mais justo.

Ensinou-nos a ser fortes nos momentos de adversidade, e reconhecidos e modestos na hora do triunfo.

Viveu a sua vida sem se queixar. Derramou as suas lágrimas sozinha, nunca comprometeu os sonhos da sua vida e ajudou a construir os nossos.

Perto do fim, sem um lamento e sem um sinal de revolta, pediu-nos que a deixássemos caminhar em paz.

Neste mundo tinha cumprido a sua missão. Para ela, na Ressurreição, teria o grande Pai à sua espera e o resto da nossa família.

Morreu nas vésperas de completar as suas 84 primaveras.

Mãe, minha querida "melra preta", como muito carinhosamente lhe chamava, Deus bem sabe o quanto gostaríamos de continuar a ver-te esvoaçar entre nós. Preferistes, pela lei da vida, te libertares desta tua passagem pelo mundo, para ires ao encontro de um outro de Paz Eterna.

Que o teu último voo seja suave, firme e gracioso. Nunca olhes para trás.

Para nós, que continuaremos o teu sonho, fica a certeza de que hoje, mais do que nunca, compreendemos o significado da roda do tempo: nascer, viver, morrer!

Um amigo meu, que também foi militar na Guiné, ao perder alguém muito querido, escreveu:

O vazio que ficou,
A dor que nos atingiu,
Vão transformar-se em ausência
E mais tarde saudade.


É verdade! Já a sentimos.

Hoje, agora e aqui, vamos ser fortes na hora da despedida e humildes no reconhecimento à boa mãe que fostes e à amiga que nunca deixastes de ser de todos nós.

Mãe, descansa em Paz!

Guiné 63/74 - P7749: Blogpoesia (111): Enquanto vir a palavra Guiné num braço tatuada... (Jorge Cabral)

1. Mensagem do nosso mui querido Alfero Cabral [, foto à esquerda, retirada da sua conta no Facebook], contista mais do que cronista, mas também poeta nas horas mortas, e sobretudo o mais paisano dos militares que já conheci, e claro um sempre desejado (muito mais do que o imberbe Dom Sebastião...) colaborador do nosso blogue... 

Tem, como bom mas discreto camarada que se preza ser, o tal grãozinho de loucura na asa, que o faz manter-se aqui, à tona da água, peixinho do Rio Geba em mar de tubarões... Marginal ? Nada disso, és um senhor marginal-secante, o que intersecta vários sistemas de acção, e isso só pode ser visto ... como enriquecedor... Anarca ?  Direi antes, andarilho, caminhante, libertário...


Desculpa, Jorge, se o teu Natal de contrabando não foi detectado pelos supervigilantes serviços alfandegários cá da Tabanca Grande... Aqui fica, também, para memória futura, o inventário da mercadoria que foi consumida - ou declarada imprópria para consumo animal e humano ? - nesse lá longínquo Natal de 1970, em Missirá, que ninguém sabe - nem se importa de saber - onde fica ou ficava, talvez fique mesmo num obscuro bairro da periferia de Lisboa. (LG)


Amigos,
Depois de ter enviado antes do Natal uns versinhos que não lograram
publicação, aí vão estes, com a Amizade do

Jorge Cabral
_____________

Quadras a brincar,
Outras a sério…


Enquanto vir a palavra Guiné num braço tatuada
E estremecer na noite com um foguete,
Sentir que aquele que foi, ainda é Camarada,
E sonhar, calculem, com uma casa em Finete,

Estarei aqui, e mesmo em desacordo com o rumo
Das guerras de Alecrim e Manjerona,
Sem nenhum fogo, mas muito fumo,
Entre senhores. Ah! Tanta Prima Donna!

Anónimo fui e não ganhei a Guerra,
Também não a perdi. Eu estive apenas lá
E recordo o vermelho da terra
E, às vezes, um pôr-do-sol, em Missirá.

Do Houaiss, não possuo um só volume
E no entanto sei o que é "Catota",
Com engenho e arte ainda faço lume,
Afastem pois as bajudas deste Cota.

Amigos! Desculpem lá qualquer coisinha,
Em fim de comissão, continuo Marginal,
O Anarca que se esquece da vidinha.
Abraços, muitos! Claro… Alfero Cabral 



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Nota de L.G.:

Último poste da série > 7 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7740: Blogpoesia (110): No dia em que fiz 65 anos (José Teixeira)

Guiné 63/74 - P7748: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (59): Na Kontra Ka Kontra: 23.º episódio




1. Vigésimo terceiro episódio da estória Na Kontra Ka Kontra, de Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70), enviado em mensagem do dia 8 de Fevereiro de 2011:


NA KONTRA
KA KONTRA


23º EPISÓDIO

Nos dias seguintes o Alferes continua a fazer os patrulhamentos diários à volta da tabanca, cada vez mais longe. O não aparecimento de vestígios do inimigo é um bom presságio para o casamento. Durante os percursos vai sempre pensando como resolver os problemas que daí podiam resultar. Decide que no próprio dia reforçará as sentinelas metidas na mata. Morança tinha a sua, que chegava perfeitamente. É preciso arranjar uma cama para colocar ao lado da sua onde se deitará a Asmau… para dormir. Com toda a certeza ela trará a sua. Passa-lhe pela cabeça a ideia de continuar com a mesma lavadeira, que além de lavar a sua roupa lavaria também a da sua princesa, pois princesas não lavam roupa. Rapidamente chega à conclusão que seria uma péssima ideia colocar a Asmau sem nada que fazer. A própria deverá querer, à boa maneira africana, tratar da roupa do seu homem.

Tudo parece que se está a resolver de forma simples para o nosso Alferes. Está a esquecer-se dum “pequeno pormenor” que só detectará depois do dia do casamento.

1969. Princípios de Julho. Dia marcado para o casamento. O Alferes não deixou de dormir um pouco em sobressalto, como qualquer outro noivo. Com a noiva possivelmente ter-se-ia passado o mesmo.

Levanta-se, “enfia” uns calções e as botas militares que, juntamente com o ar ensonado lhe conferem um aspecto nada próprio de um noivo. É sua intenção ir direito à fonte tomar o seu primeiro banho. Ao sair da morança começa a achar que já não deve ser assim tão cedo pois há muito pessoal por ali, o que não era habitual. Também nota que o pessoal africano, sobretudo as mulheres, estão vestidas com panos mais garridos. Cheira a carne assada. Cai em si, havia festa na tabanca. Ia haver casamento, o seu. Tão rapidamente toma banho, como se veste a preceito. Enverga pela primeira vez a “sabadora” encomendada aos milícias que tinham ido fazer compras ao “Regala” em Galomaro. Também pela primeira vez se apercebe da frescura que aquela roupa proporciona, contrariamente às vestes europeias.

Depois do café não pôde deixar de deambular pela tabanca recebendo e retribuindo cumprimentos. Está algo emocionado por se sentir integrado naquela comunidade. Não deixou de passar pela morança do Adramane. A Asmau era o seu objectivo mas ela não apareceu ou não quis aparecer, o que não incomodou o Alferes pois já sabe que é francamente correspondido.

Fora da morança vê o que lhe parece ser o seu recheio posto a arejar. Estará ali tudo que se pode ter numa casa africana: Muitas meias cabaças, tachos, panelas, uma arca aberta com roupas e panos, aparentemente a tomar ar, algumas garrafas com bebidas, mais panos, um gorro de lã, vários embrulhos.

O gorro que deram de prenda ao Alferes.

Está o Alferes a contemplar aquele estandarete quando um dos seus homens se lhe dirige:

- “Manga” de prendas, meu Alferes.

Só aí é que ele compreendeu a situação. Eram as prendas para o casal que, como é costume, se expõem à porta da morança da noiva para todo o pessoal ver.

Conversa com um, conversa com outro, depressa se aproxima a hora do almoço melhorado, que irá ser precedido da cerimónia propriamente dita, o casamento. Em Madina Xaquili, tabanca pequena, não há mesquita nem “imami” cabe pois ao Chefe de Tabanca, Adramane, muçulmano convicto, realizar a cerimónia. Quando todo o pessoal, excepto as sentinelas, se reúne ao pé da sua morança dá início à cerimónia, palavras não compreensíveis para os europeus não muçulmanos. Depois de ter lido umas passagens do Corão, porventura semelhantes às de um casamento católico, vira-se para o casal, à sua frente, e declara-os casados.

Todos foram desejar felicidades ao casal e o pessoal africano vai-se dispersando em grupos entoando cantares nas línguas das suas etnias, totalmente incompreensíveis para o Alferes e o seu pessoal metropolitano. A alegria era muita e sincera.

A seguir todo o pessoal vai comer e beber. Há duas mesas cheias de perfeitas iguarias, para aquele fim de mundo. A da noiva, junto da morança dos pais e a do noivo, a mesma onde comia todos os dias. Em ambas há de tudo à fartura: Cabrito assado, arroz branco, “siga” de galinha com óleo de palma, caldo de mancarra, diversos bolos à base de mancarra, de confecção local e, pasme-se, há dois bolos perfeitamente europeus, de aspecto e sabor, um de laranja e outro de chocolate. É uma surpresa do João. Tinha mandado comprar no comerciante “Regala” em Galomaro dois bolos enlatados que depois de se retirarem da lata parecem acabados de fazer.

Foi bebedeira para uns, festa para todos, excepto para o milícia Samba que, depois de comer se retirou. O Samba sempre tinha gostado da Asmau só que ainda não tinha conseguido o dinheiro suficiente para dar ao pai dela. Felicidade de uns, infelicidade de outros.

O nosso Alferes, embora já esteja liberto do acordo com o Adramane, ainda não se sente muito à vontade com a, agora, sua mulher. De qualquer modo conversaram mais, chegam a abraçar-se, beijam-se.

Está a chegar a noite. Os dois vão comer mais alguma coisa e antes de se recolherem são avisados que precisam da sua presença no “bentem”. O Braima, músico da tabanca, queria dedicar e oferecer ao Alferes uma composição musical. Não faz da música e do canto a sua profissão, ou seja não se considerando “jideu” não ganha a vida à custa de loas dedicadas a “homens grandes” importantes, que vaidosamente lhes pagam. O momento é inesquecível para o nosso Alferes que, comovido às lágrimas, muito agradece. Não tarda que, finalmente, o Alferes leve a Asmau para a sua morança.

Fim deste episódio
Até ao próximo camaradas.
(Fernando Gouveia)
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de Guiné 63/74 - P7743: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (58): Na Kontra Ka Kontra: 22.º episódio

Guiné 63/74 - P7747: Tabanca Grande (266): Nuno Dempster, autor do poema K3, agora publicado em livro, ex-Fur Mil SAM, CCAÇ 1792 (Saliquinhedim/K3, Mampatá, Colibuía e Aldeia Formosa, 1967/69)






Capa do livro de poesia, K3, de Nuno Dempster (Lisboa: &etc, 2011, 63 pp). Sinopse: "Nuno Dempster (autor de Londres, ed. & etc) revisita o Horror. Felizmente para elas, as jovens gerações (também de poetas) desconhecem esse Horror que foi, para quem o sofreu nos ossos e no que houvesse de alma, a Guerra Colonial. Algures na Guiné e algures num quartel subterrâneo: o K 3. Nossa palavra: não conhecemos, na literatura sobre o tema, tão fundo, tão magistral testemunho desse Horror. Elegia, catarse, contrição, K 3 combate o esquecimento".


Dedicatória do autor à nossa Tabanca Grande: "Para o Luís Graça &  Camaradas da Guiné, todos meus companheiros nesta guerra que em muitos ainda está por digerir, com o afecto e a camaradagem do Nuno Dempster. 3/2/2011. Na Guiné, de [1967-1969,], no K3, Mampatá, Colibuía e Quebo (Aldeia Formosa), por esta ordem".






Um excerto do belíssimo longo poema K3 que se lê de um fôlego...

Fotos: © Nuno Dempster (2011). (Com a devida vénia...)






Guiné > Zona Leste > Gabu > Canjadude > CCAÇ 5 (1973/74) > Canjadude, a Ilha dos Amores. Ou: os tugas e a psico... E no meio, uma bajuda fula, linda de morrer, objecto de desejo... Sob o olhar vigilante da mamã, e rodeada dos manos mais pequenos... Repare-se como os tugas, passada a primeira surpresa da exposição ao nu étnico, se apoderaram rapidamente do termo psico e deram-lhe uma outra conotação... mais épica, mais erótica, mais camoniana...

Foto: © João Carvalho (2006). Direitos reservados

1. Mensagem, de 1 do corrente, do nosso camarada Nuno Dempster, que mora em Viseu [ foto à esquerda, retirada da sua página no Facebook]... O Nuno Fur Mil SAM, ou seja, vaguemestre, da CCAÇ 1792, a companhia dos lenços azuis, que andou por Farim, Saliquinhedim/K3, a norte, mas também, Mampatá, Colibuía e Aldeia Formosa, a sul... Pertenceu ao BCAÇ 1933 (Nova Lamego, Bissau, S. Domingos). A CCAÇ 1972 teve 3 comandantes:  Cap Mil Art Antóno Manuel Conceição Henriques (que ficaria sem as pernas numa mina A/C);  Cap Art Ricardo António Tavares Antunes Rei, Cap Inf Rui Manuel Gomes Mendonça. A companhia foi mobilizada pelo RI 15, tendo partido para a Guiné em 28 de Outubro de 1967 e regressado à Metrópole em 20/8/1969.

O Nuno tem três livros de poesia publicados: Londers, Dispersão, K3. É engenheiro técnico agrícola (trabalhou em cooperativas, é hoje empresário). Nasceu em São Miguel, Açores (donde é originária a família paterna, enquanto a família materna é de Amarante). Vive em Viseu. E vem pedir para se sentar sob o poilão da nossa Tabanca Grande.

Caro Luis Graça:

Além de eu ter estado também na Guiné, em [1967-69], na CCaç 1792 / BCAÇ 1933 (no K3  durante seis meses, ainda o aquartelamento era semi-subterrâneo, e depois em Mampatá, Colibuia e Quebo), julgo termos algo mais em comum. Uma amiga minha, que está a doutorar-se com uma tese sobre a obra do meu avô paterno Armando Côrtes-Rodrigues [1891-1971], de S. Miguel, Açores, onde também nasci, disse-me que tinha notícia de que Luis Graça (que pode ser outra pessoa) recebera das mãos do meu avô dois livros da sua autoria quando da partida para a Guiné.



Se assim for é uma razão acrescida para o que aqui me trouxe. Se for outra pessoa, o objectivo permanece intacto, que é o de solicitar-lhe que me envie uma direcção para lhe oferecer o meu livro K3, constituído por um só poema, em que abordo a minha experiência da guerra em que estivemos. 


O livro foi publicado pela &etc,  uma editora de referência em poesia, caso a não conheça já. Estará disponível a partir do próximo dia 3 nas livrarias do país, incluindo as da cadeia da FNAC e da Bertrand. Julgo que também será do interesse dos nossos camaradas que escrevem no seu blogue. 


O motivo deste email não é material, pois já recebi o que tinha a receber, em livros, que entretanto vão já chegando ao fim, nenhum vendido, só oferecidos. Por outro lado, a editora não faz mais edições que a primeira de cada obra. Quero com isto significar que o meu interesse é partilhar com os meus camaradas de guerra a minha experiência e esperar que seja um testemunho da guerra colonial, de resto até hoje único em livro de poesia, sobre o nosso sacrifício, que o foi para muitos de nós.


Se, caso aceitar receber o livro e depois de o ler, achar pertinente a sua divulgação no blogue, ficar-lhe-ei agradecido. Gostaria entretanto que me confirmasse por favor se é a mesma pessoa que refiro acima.

Mando a imagem da capa do livro em anexo, cuja ilustração é da autoria da pintora Maria João Fernandes. De algum modo já aponta o que está nas páginas. Envio igualmente um link sobre a editora, no caso de o Luis Graça a não conhecer.

http://bibliotecariodebabel.com/blogosfera/eles-etc/


 
Com os meus cumprimentos e na expectativa de uma resposta,
Nuno Dempster



2. Resposta de L.G., com data de 3 do corrente:

Nuno: Antes de mais os meus parabéns pela coragem de editar um livro de poesia sobre a experiência da guerra da Guiné. E em segundo lugar pelo teu gesto, "camarigo", de me mandares um exemplar do teu livro (e já agora com uma dedicatória, autografada, a todos os membros, que já vão a caminho dos 500, do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné). 

Tomo a liberdade de te tratar por tu por termos, para além da geração, mais duas coisas em comum: a Guiné e a poesia. Infelizmente não conheci o teu avô, a não ser de nome. Há mais pessoas com o nome Luís Graça, na nossa praça: o Luís Graça, obstetra e ginecologista, director  do  departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Santa Maria, e meu colega da Faculdade de Medicina; o Luís Graça, escritor, jornalista, cronista, crítico literário,  também bloguista (que não conheço pessoalmente)...

Aqui tens o meu endereço: Prof Dr Luís Graça, Gabinete 3A 42, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, 1600-560 Lisboa

Telefone (gabinete): 21 751 21 93 / telemóvel: 93 141 5277.

Tomei boa nota do teu blogue, que prometo revisitar com mais atenção. Gostaria de ter o teu nome na lista alfabética dos membros do nosso blogue. Votos de bom sucesso para o teu livro e a tua poesia... Logo que receba um exemplar, farei a devida rencensão... e divulgação.

Um Alfa Bravo (ABraço)
Luis Graça

PS - Infelizmente ainda não temos ninguém da tua antiga companhia... Mas há referências, no nosso blogue, ao teu batalhão.

http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/BCA%C3%87%201933

3. Resposta do Nuno, em 3 de Fevereiro de 2011 14:06:

Obrigado, Luis. A divulgação do livro entre os meus camaradas da infortunada guerra em que estivemos era o que eu mais desejava dele. Em muita coisa se hão-de rever, embora, forçosamente, a posição não seja em todos próxima da expressa no livro. O certo é que alguém nos deve esse tremendo sacrifício. O meu modo de receber esse crédito incobrável foi escrever o poema de que te dou no link abaixo uma das primeiras manifestações públicas, sendo embora do meu editor, Vitor Silva Tavares, que nunca vi expressar-se assim. De resto, deve ser raríssimo nele publicamente. É um jovem de 73 anos, vertical nas suas posições, com quem é muito grato estar a conversar e mais ainda a escutá-lo. É um homem mais que conhecido no meio, além de estimado e respeitado, de grande prestígio e também temido por não ter papas na língua. Enfim, um homem sério de que este país deveria orgulhar-se, através dos seus governos, coisa impensável, sei-o bem.

http://editoraetc.blogspot.com/2011/01/k3.html


Acho óptimo tutearmo-nos. Afinal era assim que nos trataríamos, se nos encontrássemos no tempo comum a ambos na Guiné.


Há uma referência à CCaç  1792 no teu / nosso blogue, que em boa hora descobri quando da busca de dados esquecidos sobre a Guiné, isto desde Março de 2010. Tenho-o nos meus favoritos, e continuo a visitá-lo com regular frequência. Vou hoje pô-lo nos meus links. Essa referência refere-se à importância do cabo mecânico, com quem me dava. Mais que a dele, porém, era a do furriel Ferreira. Era ele que desenrascava tudo, orientando a secção com inimaginável competência e inventividade. Morreu há uma dúzia de anos ou mais com uma cirrose alcoólica. Não se aguentou. Éramos amigos de petiscos e cervejão, e também de uma sortida a Bissau para calar, num corpo alugado, o nosso vigor de jovens.

Tenho muita honra em que conste o meu nome entre os quinhentos camaradas. O outro Luís Graça deve ser último que citaste.

O livro deve estar a manhã na direcção dada, segue hoje por correio verde, que tem a prioridade do azul. Ainda bem que me lembraste da dedicatória colectiva, pois seguiria apenas com o teu nome. Assim vai melhor, devo e julgo que todos devemos muito uns aos outros

Um Alfa Bravo, lembro-me bem, do grato

Nuno Dempster

P.S. Não tenho nem uma foto desse tempo, nem sequer minha, e tive muitas, que o cabo Simões tirava, com que juntou 400 contos no fim da comissão, o que daria para comprar 8 carros novos como o meu primeiro (um Fiat 850 http://www.netcarshow.com/fiat/1968-850_special/800x600/wallpaper_01.htm). Perdi-as nos trambolhões que a vida muitas vezes dá.

4. Segundo mail do L.G.:

Nuno: Posso, desde já tratar-te como "camarigo", um neologismo, nosso, que quer dizer camarada e amigo... Fico à espera do teu livro para fazer a devida apresentação, da obra e do autor... Confirma: afinal és da CCAÇ 1792 ("Os Lenços Azuis) e não da CCAÇ 1972 (como consta do teu 1º mail)... É isso ? Um abraço. Luís



5. Resposta do Nuno:

Data: 3 de Fevereiro de 2011 20:11

Assunto: Re: Ainda o k3 (precisando dados)


Camarigo, então. É a [CCAÇ] 1792, a dos lenços azuis, sim, e no blogue fala-se da coluna que trouxe os três obuses, que o poema, perto do final cita, sem pormenores. Demorou dois dias.

Recordei, no link que enviaste, o capitão Rei, de carreira, que teve a ideia dos lenços e que substituiu o capitão miliciano, cujo nome já não recordo, um homem lúcido, vítima de um fornilho, na estrada de Farim, uma das passagens mais intensas do poema [, Cap Mil Art António Manuel Conceição Henriques]. Isso sucedeu dentro dos seis primeiros meses do início, quando estávamos no K3. Até sairmos de lá, o aquartelamento ficou entregue ao alferes miliciano, segundo comandante, bem como em Mampatá e Colibuia, penso. O Cap [Art  Riacrdo António Tavares Antunes] Rei chegou já no tempo de Quebo.

Errei nos anos em que estive na Guiné, foram os de 1967-69, e não os de 1968-1970, infelizmente o que pus na dedicatória do livro, que já seguiu. De qualquer modo fica aqui a rectificação para eventual emenda. Em 1970 casei-me eu, em Março, e os meus três filhos nasceram quase sem descanso da mãe e foram feitos de propósito. Era o baby boom do fim da minha guerra.

Pouco tempo antes de partir para Bissau, para prepararmos a peluda, é que veio aquela tropa toda para Quebo (Aldeia Formosa, que de formoso nada tinha), com o pouco gramado Major Azeredo, braço do Spínola. Ainda me lembro do ar desasado dos periquitos da CCaç 2382 que nos rendeu. Metiam verdadeira pena.

Faltou-me dizer que o livro, que é barato (12 €), vi agora o preço, já está anunciado em algumas livrarias online, nomeadamente a Wook.


Não tenho foto do tempo da guerra, como disse, mas tenho uma mais ou menos recente, que é pública.

Alfa Bravo,
Nuno

6. Comentário de L.G.:

Nuno, estás apresentadíssimo. És bem vindo à nossa Tabanca Grande. Já falámos duas ou três vezes ao telefone. Teremos seguramente de nos conhecermos ao vivo, em carne e osso, um dia destes. Até lá, convido os nossos amigos, camaradas e camarigos da Guiné a ler, de um trago (como eu fiz), esta litania de seis dezenas de páginas, onde o poeta revisita, em viagem dorida e dolorosa, mas sempre alucinante, como se fora uma via sacra, os lugares onde sofreu e viu sofrer, matar e matar, do K3 ao Quebo... K3 é o poema que todos escrevemos, com sangue, suor e lágrimas.

Tudo começa estes três versos, com a evocação do alto navio negro que levou para a guerra (p. 7):

Que sabia eu do cais de Alcântara
que não tivesse lido
em romances de guerra ? (---)

Um poste com notas de leitura deste livvro será publicado oportunamente.

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Nota de L.G.:

Último poste desta série > 8 de Fevereiro de 2011 > Guiné 63/74 - P7745: Tabanca Grande (265): José Figueiral, ex-Alf Mil da CCAÇ 6 (Bedanda, 1970/72)