terça-feira, 16 de outubro de 2012

Guiné 63/74 - P10538: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (2): 3.º episódio: O 2.º Turno, no CISMI, na bela terra de Tavira

1. Mensagem do nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), com data de 12 de Outubro de 2012:

Já enviei há dias os dois 1ºs episódios e agora aí vai o 3º. Tenho mais mas para não interromper os excelentes serviços que estão a prestar a todos nós, penso que não devo enviar já.
Se virem que é útil, mando mesmo, agora que já sei fazê-lo por aqui em email.

Abraços, obrigado pela consideração.
Veríssimo Ferreira


Vista parcial de Tavira (Foto: Algarve Press Diário, com a devida vénia)


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA

3º episódio - O 2.º Turno, no CISMI, na bela terra de Tavira

A 4 de Julho de 1964, após portanto, 5 meses e 10 dias a frequentar o 1.º ciclo do Curso com aproveitamento e todos os créditos alcançados, consideraram-me então, apto para o 2.º, ou seja, "tirar" a especialidade de "atirador" e como ordens não se discutem, aí vais EU, para Tavira.

Terra linda que continuo a visitar. Linda praia, onde até a água era e é, quente, comparada com a da Ericeira, de que tinha provado o sal.

Boas gentes, embora e nesse período, as tenha considerado más com'ás cobras, tendo em conta que quando os pobres militares, sedentos e até com alguma fomita, colhíamos algumas amêndoas, alfarrobas ou figos, ou ainda, lhes bebíamos umas gotas nos escassos poços existentes... iam de imediato participar ao quartel e algumas vezes desembolsámos os 25 tostões para compensar o prejuízo. A miséria patrimonial, deste povo algarvio, era notória e justificava a queixa. O turismo mal começara e aquelas frutas e água, eram o seu ouro.

No que se refere à instrução militar, foi o acrescento próprio, para quem já estava treinado.
Novidade apenas para o "DEITÁÁÁÁR" nas salinas. Lindo de se ver, creiam.
E nós... vestidinhos... lavadinhos e engomados... calçadinhos... botas engraxadas e reluzentes, espelhando o sol quente desse mês de Julho... obedecíamos está claro. Saíamos enlameados, cheios de lodo até aos cabelos, mas mais fortes alguns, aqueles que engoliam alguma distraída enguia. Até nisso, a sorte me foi madrasta já que o único brinde que me calhou, foi uma enorme serpente que resolveu aninhar-se no bolso esquerdo das calças.

Salinas de Tavira (Foto: raquel-alaminute, com a devida vénia)

À tardinha dispensavam-nos e podíamos então confraternizar com as tascas locais, onde sempre comíamos generosas doses de grandes conquilhas, ou jaquinzinhos atados pelo rabo e em grupos de 5 ou 6, regados com aquele saboroso tintol carrascão de tal forma, que até os dentes ficavam coloridos. Alguns mais afortunados, proporcionavam a outros, passeios e assim conheci, Quarteira, Armação de Pera, Albufeira e Faro.

A cenas incríveis mas divertidas, assisti... de difícil entendimento prá época, mas que me ajudaram nas formações, cívica, intelectual e moral, três elementos importantes para uma sã convivência entre pessoas mas que entretanto perdi em qualquer lado.

Reparem nesta:

Um jovem, ainda quase acabado de nascer, havia casado e "exibia" vaidosa e orgulhosamente a sua bem bonita e formosa esposa que para além disso era também alegre e bem formada moralmente, ao que soube mais tarde.
Nós mirones e o casal fazia questão de procurar sentar-se em locais onde nos concentrávamos, olhávamos gulosamente, aqueles belos joelhos dela (única parte anatómica, possível de ver nas damas e que hoje nem reparamos se têm, dada a forma como se despem até à cintura) mas, caras meninas, continuem seduzindo e poderão fazê-lo se seguirem o douto conselho da avó duma das minhas mais que muitas apaixonadas e que um dia me disse:
-"Até ao joelho, é para quem quiser ver, daí para cima, é para quem merecer".

Mas a cena risível aconteceu assim:

Uma noite e vendo o casal que estávamos completamente d'olhos em bico, fitos exclusivamente naquele bocado onde está a rótula, levantou-se o rapaz, olhou-nos corajosamente e sem tergiversações gritou:
- É BOA... MAS É MINHA
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 12 de Outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10522: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (1): 1º e 2º episódios: tempos de Mafra, EPI, CSM

2 comentários:

Luis Faria disse...

Caro Veríssimo

Com esta estória do" é boa...mas é minha",a que achei piada, fizeste-me recordar a que me aconteceu uma tarde no tabuleiro inferior da ponte D Luis(Porto).

Em sentidos contrários e parados no transito lado a lado,estavam um descapotável com um jovem casal,e o meu charuto de janela aberta e comigo ao volante olhando distraidamente para eles.O jovem condutor discutia com a moça,ao que me apercebi boazona!

De repente e apanhado de surpresa fiquei completamente embasbacado ao ouvir o jovem condutor:" Oh amigo,se você a quizer...dou-lha"!

Abraço
Luis Faria

manuelmaia disse...

Caro Veríssimo,

É bom recordar ! Fizeste-me lembrar de Tavira,da ida às salinas,dos crosses,da cidade em si,e do material estrangeiro que já por lá se via.
Abraço