segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17814: Ser solidário (204): "Uma escola em Timor" - Parte I: o projeto de construção de uma escola em Manati-Boibau, Liquiçá, Timor Leste... (Rui Chamusco, tabanca de Porto Dinheiro)



Lourinhã > Porto Dinheiro > Tabanca de Porto Dinheiro > Convívio anual > 18 de agosto de 2017 > O novo membro da Tabanca de Porto Dinheiro: natural de Malcata, Sabugal, vive parte do ano na Lourinhã, professor de Educação Musical no ensino oficial e de Português, Filosofia e Latim no ensino Particular. ativista da causa de Timor  Leste (lidera um projeto de construção de escolas nas montanhas de Timor Lorosae e apadrinhamento de crianças)

Foto (e legenda): © Luís Graça (2017). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça / Camaradas da Guiné]



I. Mensagem de Rui Chamusco, amigo da Tabanca de Porto Dinheiro, Lourinhã:


Data: 18 de agosto de 2017 às 21:05

Assunto: Informações

Caro Amigo Luís Graça



Antes de mais quero agradecer-te o agradável encontro de tabanqueiros em Porto Dinheiro (*). Estar convosco foi um privilégio, que lembrarei para sempre. É a segunda vez que participo em encontros de camaradas de guerra colonial (por sinal o primeiro  também perto daqui,  no restaurante "O Pardal", com um batalhão que combateu em Moçambique), e desde então admiro e respeito, com conhecimento de causa, os valores de camaradagem que estes encontros transmitem. Obrigado por me terem incluído no vosso ambiente.

Como me foi pedido, deixo aqui o IBAN da conta aberta na CGD - agência do Sabugal - com destino à angariação de fundos para o Projeto de Solidariedade "Uma Escola em Timor Lorosa'e" e apadrinhamento de crianças em bairros pobres de Dili.

Como expliquei, esta conta está em meu nome RUI MANUEL FERNANDES CHAMUSCO, exclusivamente para este efeito. Portanto qualquer depositante de qualquer quantia deve mencionar o destino: escola ou apadrinhamento da criança (nomes do padrinho/madrinha e do afilhado(a).

IBAN:PT50003507020002631576122

Junto envio também em anexo algumas informações úteis sobre estes dois projetos. Se forem necessárias mais informações estamos ao dispor.

Com consideração e amizade

Rui Chamusco

II. Projeto de Solidariedade > "Uma escola em Timor" > 

Escola e Desenvolvimento

Enquanto entre nós, em Portugal, se fecham escolas, noutros países como Timor Leste há necessidade de se construírem e abrirem. A nossa obrigação como cidadãos do mundo é sermos úteis a quem e aonde precisarem de nós, fazer o que pudermos para melhorar o mundo. Instruir e educar é um dever de todos, dos estados e de cada um de nós. Poder participar num projeto de solidariedade é uma honra.

O projeto de solidariedade “Uma Escola em Timor” é uma iniciativa de amigos que, motivados por uma grande afeição a Timor, pretendem contribuir para o progresso e o bem estar do povo de Boibau, através da construção e funcionamento dum complexo escolar que inclui duas salas de aula (pré escolar e escolar (1º ciclo), uma cantina, uma biblioteca e uma capela. Boibau é uma região do interior de Timor Leste que, à semelhança de outras aldeias do interior de qualquer parte do mundo, carece de estruturas e apoios para o seu desenvolvimento. Todas as ações humanitárias com este fim serão sempre uma mais valia no caminho do progresso. Este projeto pretende ser uma resposta a este apelo.

Para além destas razões humanitárias há também justificações de índole afetiva e patriótica. A presença portuguesa em Timor faz-se ainda sentir particularmente através do apreço e carinho que os timorenses manifestam com os portugueses que os visitam e dos timorenses que falam o idioma de Camões. Apesar das muitas pressões a que foi sujeito o governo de Timor após a independência por parte do idioma inglês, a língua portuguesa foi preterida como língua oficial de Timor Leste. Constatamos que ao longo destes anos o apoio oficial dado pelos governos a esta causa tem sido pouco significativo, particularmente em zonas afastadas e desprotegidas, o que nos motiva a prestar a nossa colaboração, caso seja aceite.

Em Boibau existem nos dias de hoje à volta de 150 crianças a precisar de escolarização. As poucas que frequentam a escola têm de se deslocar, sem meios de transporte, muitos quilómetros a pé, o que só por si é uma causa do abandono escolar. Daqui a pertinência deste nosso projeto.

Bases para a concretização do projeto “ Uma Escola em Timor “

1. Meios humanos

Esta missão tem por base a vontade explícita e o empenho de três amigos que desde há longa data estão envolvidos por ligações com Timor, a saber:

- Gaspar Sobral, de naturalidade timorense, a residir e a trabalhar em Portugal como topógrafo, reformado da função pública, com formação posterior em Direito.

- Glória Lourenço Sobral, natural de Malcata (Sabugal, Portugal), professora aposentada de Geografia, casada com Gaspar Sobral.

- Rui Chamusco, natural de Malcata (Sabugal, Portugal),  professor de Educação Musical no ensino oficial e de Português, Filosofia e Latim no ensino Particular.

2. Meios logísticos e económicos

Este empreendimento tem como base e garantia o apoio em material escolar (livros e mesas de sala de aula) e pecuniário do Sr. José Gomes, que já tem investimento noutros países lusófonos ( São Tomé e Guiné Bissau ) onde existem escolas com o seu apoio.

Contamos também com uma rede de amigos que, embora não estejam disponíveis para participação imediata devido aos seus afazeres familiares e laborais, estão dispostos a ajudar na justa medida das suas possibilidades. A criação de uma associação ligada a este projeto é uma possibilidade.

3. Meios legais

Este projeto está a suscitar interesse junto de instâncias e autoridades locais. Em contatos já havidos com o régulo da localidade foi expresso o consentimento para esta iniciativa. Todas as questões relacionadas com licenças e autorizações estarão a cargo do Gaspar Sobral, com raízes familiares nesta terra e bom conhecedor das questões da implantação da obra.

Em Abril de 2016 o Gaspar Sobral e o Rui Chamusco deslocar-se-ão a Timor, ao local indicado, para fazer contatos com as autoridades locais e o levantamento topográfico do terreno, a fim de procedermos ao início da obra. Com pequenos passos estaremos assim fazendo o caminho.

4. Conclusão

Embora sabendo das dificuldades que iremos encontrar ao longo do caminho (nem tudo são rosas ou não há rosas sem espinhos), a vontade da concretização deste projeto é tão forte que nada nos impedirá de superar os obstáculos. Fazer o bem junto de quem mais precisa é uma missão nobre. E se com o nosso compromisso conseguirmos melhorar a vida das pessoas através do conhecimento, da instrução e da educação temos o nosso objetivo conseguido. A escola é o local privilegiado para fazermos este trabalho. Com o compromisso de alguns e o apoio e a solidariedade de todos vamos conseguir.

“ O sonho comanda a vida “.

JUNTE-SE A NÓS!... JUNTE-SE A NÓS!... JUNTE-SE A NÓS!...

AJUDE-NOS A CONCRETIZAR ESTE SONHO (**)…

Rui Chamusco
(Comtinua)
________________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:


(**) Último poste da série >  5 de julho de 2017 > Guiné 61/74 - P17549 Ser solidário (203 ): Em troca do meu livro ("Lameta"), os meus amigos podem ajudar, com algum dinheiro, o projeto de construção de uma escola em Manati-Boibau, Liquiçá, Timor Leste... Por mor das crianças timorenses mas também da língua que nos serve de traço de união (João Crisóstomo)

Sem comentários: