terça-feira, 10 de outubro de 2017

Guiné 61/74 - P17847: Convívios (826): Festa de solidariedade com a Guiné-Bissau, em Santo Isidoro, Mafra, domingo, dia 22... Iniciativa da Fundação João XXIII - Casa do Oeste... Mais a notícia da doação de um barco-ambulância, o "Peniche", para Pecixe...


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3



Cartaz do convívio de solidariedade com a Guiné-Bissau, organizada pela Fundação João XXIII - Casa do Oeste,  a realizar em 22 de outubro de 2017, em Santo Isidoro, Mafra.

Fotos: Cortesia de Fundação João XXIII - Casa do Oeste [Edição do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do padre Batalha, pároco da freguesia de Ribamar, Lourinhã, e dirigente da Fundação João XXIII - Casa do Oeste, com data de hoje:

Amigo

Não te esqueças do nosso Convívio, até porque, nesta hora de tribulação provocada pelos meios da comunicação social (*),  temos necessidade de juntar forças e não desanimar na solidariedade com os irmãos da Guiné.

Tanto mais que o Barco chega lá próxima sexta, dia 13 de Outubro, dia de Nossa Senhora de Fátima.

Contamos contigo e com os teus amigos

Abraço fraterno de Paz e Bem (**)

Pe Batalha


2. Notícias da Guiné-Bissau > Barco - Ambulância, doado pela Fundação João XXIII - Casa do  retira do isolamento população da ilha de Pecixe.

O barco- ambulância [, "Peniche", foto nº 1], projeto a que a Fundação João XXIII-Casa do Oeste deitou mãos em 2011, seguiu finalmente +ara a Guiné no dia 1 de Outubro no navio Hidrográfico da Marinha Portuguesa [, A522, fotos nº 2 e 3].

Parte deste sonho, quase impossível, torna-se agora realidade. O barco destina-se a tirar do isolamento a população duma ilha que tem 6.000 habitantes e que, sobretudo a nível da saúde, precisava muito dum meio de transporte seguro que pudesse acudir os doentes, as grávidas e as crianças.

Este projeto  foi posto de pé, gradualmente, por um grupo dinâmico e persistente de voluntários da Fundação que trataram de angariar fundos, gerir ofertas de trabalho de recuperação da embarcação, tratar da documentação e das questões legais e, finalmente, conseguir o seu transporte para a Guiné.

Assegurar uma boa gestão (uso e manutenção) deste equipamento na Guiné é a tarefa árdua que agora se põe, e que já tem vindo a ser preparada pela  Equipa Coordenadora da Solidariedade com o Povo da Guiné e pelos delegados da Fundação em Bissau.

Fonte: adapt de Fundação João XXIII - Casa do Oeste. Ler mais em http://casadooeste.blogspot.pt

_______________

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Em bom português nos entendemos... Pois é, o vocábulo corretamente grafado é Pecixe, não Pechiche... Desde 1948...

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2017/10/guine-6174-p17823-historiografia-da.html