quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Guiné 61/74 - P17738: Agenda cultural (581): "AVC - Recuperação do Guerreiro da Liberdade", de José Saúde (Chiado Editora, 2017, 184 pp.): sessão de lançamento no dia 10, domingo, às 17h30, com apresentação do nosso editor, prof Luís Graça; e hoje, dia 7, o autor vai estar no programa de Fátima Lopes, na TVI, " A Tarde é Sua", às 16h30, para falar do seu livro e da sua história clínica extraordinária

1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem. 

AVC - Recuperação do Guerreiro da Liberdade 


O mundo é um imenso planeta onde se cruzam imagens de seres humanos que a certa altura das suas vidas se deparam com crueldades que a mãe Natureza, infelizmente, a espaços determina. Porém, ninguém se julgue imune a presumíveis doenças que porventura nos tocam e logo inesperadamente. Mas acontece, nada a opor. Há que aceitar.


Camaradas, sou mais um dos inúmeros portadores de um Acidente Vascular Cerebral, vulgo AVC. Fui apanhado numa feroz e traiçoeira emboscada montada pelo IN (AVC) que me atirou para uma resma de incertezas, chegando mesmo a duvidar do dia de amanhã, aliás, do momento seguinte, para ser mais preciso.

Entre uma limitadíssima linha que separa o ser humano entre a vida e a morte, lá fui conduzido para um universo de incapacitados cujo futuro era marcado por uma constante incerteza. Todavia, num ténue lobrigar ao meu estado físico, conclui que o fim, a meu ver, ainda parecia distante.

A afazia, observada no seu início, limitava toda a minha inquietação face à situação emocional. Mas, lá surgiram os primeiros sinais de alerta e eis-me a caminhar seguramente no trilho do reativar competências que entretanto pareciam perdidas.

A minha hemiparesia direita trouxe-me irreversíveis marcas que o tempo jamais ousará remediar. O braço direito ficou esquecido, sendo que o membro inferior deu-me sinais de vitalidade que me proporciona um caminhar pausado, mas seguro.

A luta titânica que travamos quotidianamente no mundo

Capa do 1º livro, editado em 2009
dos silêncios, levou-me a escrever um segundo livro sobre o AVC (*). Entendi, como oportuno, incentivar todos os companheiros apanhados nesta “armadilha”, assim como os potencias portadores de uma doença contextualizada no universo de informações existentes.

E é neste contexto de realidades adquiridas, que me fixei na construção de uma outra obra que nos permite mergulhar no saber sobre as circunstâncias em como lidar com o “mal” que por vezes parece um fim, mas que afinal nem sempre a meta é a derradeira solução.

A obra, 184 páginas, tem a chancela da Chiado Editora e será, inicialmente, lançada em Portugal e no Brasil e, posteriormente, traduzida em inglês para os Estados Unidos da América, Inglaterra, Irlanda do Norte, assim como em castelhano para Espanha, após a venda dos primeiros 3.000 exemplares. (**)

Para trás ficaram momentos áureos em que a nossa irreverente juventude proporcionou instantes de felicidade e apreensão. Reconheço que o meu passado como antigo futebolista, sustentado num serviço militar obrigatório onde a especialidade de Operações Especiais/Ranger, a que acresce uma comissão no Guiné, me trouxe um novo alento e deu incontestáveis forças no debelar deste sinistro “mal”.

Espelhando, humildemente, o que me vai na alma, convido todos os camaradas que residem na grande Lisboa que no próximo dia 10 de setembro, domingo, 17h30, na Chiado Café Concerto, Avenida da Liberdade, nº 180, marquem presença no evento. De resto fica o respetivo Cartaz e, naturalmente, o Convite. 

Estou a contar com a presença do nosso editor, Luís Graça, que é professor de saúde pública, jubilado, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa.

Abraço,
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523
___________

Notas de M.R.:

(*) Vd. poste de 11 de janeiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12574: Blogoterapia (246): Uma história de vida contada na primeira pessoa (José Saúde)

Vd. também postes de:

12 de outubro de 2011 Guiné 63/74 - P8898: História de uma vida (José Saúde Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 - Nova Lamego e Gabú -, 1973/74)

1 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12664: História de vida (37): O AVC é uma doença subtil que chega sem avisar (José Saúde)

(**) Vd. último poste desta série em: 

1 DE SETEMBRO DE 2017 > Guiné 61/74 - P17721: Agenda cultural (580): Lourinhã, Ribamar, sábado, dia 2, às 17h00, inauguração da exposição do nosso amigo e camarada Estêvão Alexandre Henriques, "Navegar no passado"... O nosso próximo grã-tabanqueiro foi fur mil radiomontador, CCS/BCAÇ 1858 (Catió, 1965/67)Lourinhã, Ribamar, sábado, dia 2, às 17h00, inauguração da exposição do nosso amigo e camarada Estêvão Alexandre Henriques, "Navegar no passado"... O nosso próximo grã-tabanqueiro foi fur mil radiomontador, CCS/BCAÇ 1858 (Catió, 1965/67)

3 comentários:

Anónimo disse...

José Saúde
24 jul 2017

Luís, bom dia!

Na Chiado Editora será lançada, em primeiro lugar, a minha próxima obra - AVC Recuperação do Guerreiro da Liberdade -. O evento terá lugar no dia 10 de setembro, 17h30, domingo, nas instalações da Editora, Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Lanço-te, desde já, o meu convite, assim como o debitares umas palavras na apresentação sobre o seu conteúdo. O tema é, obviamente, o AVC. Queria dignificar o momento, sabendo eu que foste professor na Escola Pública de Saúde, logo aponto-te como uma pessoa ideal.

Creio que não haverá problemas da tua parte. Eu, entretanto, estou a preparar tudo com antecedência para que nada falhe. Vou contactar, também, o meu amigo Moita Flores.

Envio-te o convite que a Chiado me mandou, bem como a capa do livro. Ah, enviar-te-ei o livro assim que o tenha em meu poder. Lê por que, a meu ver, merece a pena auscultar um depoimento, que é de todos, e que serve literalmente como conselheiro aos companheiros desta subtil e silenciosa doença.

Procurei enriquecer a narrativa com uma exaustiva investigação que eu próprio engendrei.

Luís, conto contigo.

Abraço,

Zé Saúde

Valdemar Silva disse...

Viva, caro Zé Saúde.
Vi a tua entrevista na TVI e estás impecável, embora um pouco diferente das fotos, dos tempos das libanesas, em Nova Lamego, que eu visionei no nosso blog. Todos estamos diferentes passados mais de quarenta e tal anos.
Eu também estive em Nova Lamego (Gabu Sare), no Quartel de Baixo, em 1969/70 e o outro ex-Fur.Mil Manuel Macias, do meu 4º. Pelotão da CART 11 'Os Lacraus', também é da Aldeia Nova de S. Bento (porquê agora Vila Nova?? e não, apenas, Vila de...).
Não vou poder estar no Chiado.
Continua a escrever e não te esqueças dos tempos da Guiné.
Ab.
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé, há uns bons anos que não te via... A televisão tem fama de tornar as pessoas mais fortes. P*areceste-me mais cheinho... da boa vida: carro, computador, escritor consagrado, conferencista, estrela de têvê...

Mas, domingo, falamso!... Olha, gostei de te ver, tiveste um tempo de antena do caraças... E não esqueceste, além das tuas "princesas" e dos profsssionais de saúde que te trataram, de fazer um referência (mais do que justa) aos "rangers" e à escola de vida que foi para ti Lamego e o curso de operações especiais... Como gostas de sublinhar, não há "impossíveis2 para quer ser um guerreiro da liberdade...

No teu livro tens um capítulo em que manifestas o teu apreço e gratidão pela "rede de suporte social" que também foram (e continuam a ser) os teus camaradas da Guiné, incluindo a nossa Tabanca Grande... Tens já cerca de 120 referências no nosso blogue!... Em boa verdade, a escrita (ou o regresso à escrita) "salvou-te"...

Até domingo, às 17h30!

LG